Limites artificiais: O que são e quais os tipos?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que são limites artificiais? Quais os diferentes tipos existentes e como proceder para o gerorreferenciamento de pontos em limites artificiais?

Neste post eu irei responder estas dúvidas.

 

O que são limites artificiais?

 muro - um tipo de limite artificial

 

Limites artificiais nada mais são do que limites construídos pelo homem.

 

Quais os diferentes tipos de limites artificiais existentes?

limites artificiais - praia com muro

Como exemplos de limites artificiais temos:

  • Estradas;
  • Gasoduto;
  • Oleoduto;
  • Linha de alta tensão;
  • Linha ideal;
  • Muros;
  • Canais e;
  • Cercas.

 

Como proceder para o georreferenciamento de pontos neste tipo de limite?

georreferenciamento de ponto em estrada e limites artificiais

Existem 2 procedimentos normalmente utilizados para o georreferenciamento de imóveis rurais em limites artificiais. O procedimento a ser adotado dependerá do tipo de limite.

Por exemplo, em canais, muros e cercas, normalmente se faz necessário a locação de marcos geodésicos em todas as mudanças de ângulo.

Já em gasodutos, oleodutos e linha de alta tensão, normalmente é necessário locar-se marcos geodésicos somente no primeiro e no último ponto. Os demais pontos serão do tipo P.

Na realidade, temos situações complexas, como, por exemplo em estradas. Isso porque existe a estrada, porém, muitas vezes também existe cerca, existindo ainda a linha ideal.

Perceba que são 3 tipos de limites artificiais distintos.

Diante disso, a pergunta que fica é: Como proceder nesta situação?

Simples, normalmente, no caso de estradas federais e estaduais, a estrada é levada em consideração. Com isso, o levantamento é realizado pelo perímetro da mesma e posteriormente, no AutoCAD é feito o Ofsset da faixa de domínio.

Já em estradas municipais, a situação é um pouco mais complexa, isso porque a maioria dos municípios não possui legislação que defina a faixa de domínio.

Com isso, o levantamento dos dados pode ser feito em cada um dos diferentes tipos de limites artificiais. Ou seja, o profissional pode fazer o levantamento dos dados pela beirada da estrada, pela cerca ou pela linha ideal.

Por exemplo, se não existir cerca o Agrimensor poderá fazer o levantamento dos dados pela linha ideal.

Caso não exista cerca nem linha ideal, o Agrimensor poderá fazer o levantamento dos dados pela beirada da estrada.

Perceba que como não existe legislação municipal delimitando a faixa de domínio das estradas municipais, qualquer um destes diferentes tipos de limites pode ser adotado.

Vídeo a respeito do assunto.

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.