Levantamento planialtimétrico georreferenciado?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que é o levantamento planialtimétrico georreferenciado, qual o objetivo do mesmo, quais equipamentos que podem serem utilizados, quais os produtos oriundos e quais as etapas.

Isso que você aprenderá com este artigo.

 

O que é o levantamento topográfico planialtimétrico?

levantamento planialtimétrico

Para entender o que é um levantamento planialtimétrico georreferenciado, precisamos primeiramente entender o que é um levantamento topográfico.

No caso, a NBR 13.133 trás o seguinte conceito para levantamento topográfico:

Conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com eqüidistância também predeterminada e/ou pontos cotados.

Ou seja, um levantamento topográfico nada mais é do que o procedimento normalmente utilizado para o levantamento de dados, sendo que o mesmo normalmente é dividido em 2 etapas:

Já para levantamento topográfico planialtimétrico, a NBR 13.133 trás o seguinte conceito:

Levantamento topográfico planimétrico acrescido da determinação altimétrica do relevo do terreno e da drenagem natural.

Ou seja, o levantamento topográfico planialtimétrico consiste no levantamento dos elementos planimétricos (coordenadas X e y), acrescido da levantamento altimétrico (coordenada Z).

 

O que é um levantamento planialtimétrico georreferenciado

levantamento planialtimétrico georreferenciado

O que diferencia um levantamento planialtimétrico georreferenciado de um levantamento topográfico planialtimétrico é o método utilizado.

Isso porque enquanto o levantamento topográfico planialtimétrico utiliza equipamentos topográficos (estações totais e teodolitos), estando referenciado ao plano topográfico local, um levantamento planialtimétrico georreferenciado utiliza receptores GNSS e drones, baseando-se na utilização de coordenadas geodésicas.

 

Objetivo do levantamento planialtimétrico georreferenciado

objetivo do levantamento planialtimétrico georreferenciado

O levantamento planialtimétrico georreferenciado possui como principal objetivo indicar as mudanças de ângulo e distâncias de um imóvel rural.

Para isso, o mesmo utiliza coordenadas georreferenciadas ao datum oficial do Brasil, que no caso é o SIRGAS 2000.

 

 

Quais equipamentos podem ser utilizados no levantamento planialtimétrico georreferenciado?

equipamentos utilizados

Os equipamentos normalmente utilizados são receptores GNSS e drones.

Porém, também é possível utilizar-se estações totais, desde que na área de interesse existam marcos geodésicos cujas coordenadas foram ajustadas.

Naturalmente, cada tecnologia possui suas características. Por exemplo, em locais nos quais os pontos não estejam foto identificáveis, drones não podem ser utilizados.

Da mesma maneira, receptores GNSS podem apresentar problemas para o rastreamento de dados em locais de mata fechada e em ambientes urbanos.

Na prática, o que se faz normalmente é o levantamento de dados com receptores GNSS ou com drones e, posteriormente, caso seja necessário, o levantamento de dados de certos locais específicos com a utilização de uma estação total.

 

 

Quais os produtos oriundos do levantamento planialtimétrico georreferenciado?

O resultado final de um levantamento planialtimétrico georreferenciado, normalmente é uma planta topográfica contendo as curvas de níveis.

Veja, por exemplo, a planta abaixo, que é de uma propriedade rural.

levantamento planialtimétrico georreferenciado - planta altimétrica

Ou esta outra planta, que produzi a pedido de um Engenheiro Civil, que pretendia construir uma edificação no terreno e precisava conhecer as características planialtimétricas do mesmo.

planta topografia

Porém, existem situações especificas nas quais os profissionais solicitam os dados em arquivos digitais, como, por exemplo, arquivos dxf, dwg ou shapefile.

Também existem situações nas quais se faz necessária a produção de um modelo digital do terreno (MDT).

Veja um exemplo de MDT na imagem abaixo.

modelo digital do terreno

 

Etapas de um Levantamento Planialtimétrico georreferenciado

Um levantamento georreferenciado normalmente é dividido em 4 etapas. São elas.

 

Etapa 1 – Reunião com o cliente

reunião com o cliente

Nesta etapa, define-se os detalhes do projeto. Por exemplo, quais áreas que precisam de um maior adensamento de pontos e que feições do terreno devem serem mapeadas.

 

Etapa 2 de um levantamento planialtimétrico georreferenciado – Preparação para a ida a campo

levantamento planialtimétrico georreferenciado - etapa 2 - planejamento para a ída a campo

 

Nesta etapa será feito o planejamento da ida a campo.

 

Etapa 3 – Obtenção de dados a campo

equipamento utilizados no levantamento planialtimétrico

Nesta etapa é feita a obtenção de dados a campo. Normalmente, você irá a campo com um receptor GNSS ou com um drone.

Lembrando que caso o levantamento dos dados seja feito com um drone, será necessário o levantamento de uma série de pontos de controle com um receptor GNSS.

Ou seja, você precisará levar o drone e o par de receptores GNSS a campo.

 

Etapa 4 – Tratamento dos dados e produção da planta topográfica

escritório de topografia

Nesta etapa você fará PPP ou o processamento e o ajustamento dos dados.

Em seguida, produzirá a planta da área de interesse.

Vídeo a respeito do assunto.


Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏

 

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.