Retificação de Registro de Imóvel?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Retificação de registro de imóvel, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • O que é retificação de registro de imóvel;
  • Quais os tipos de retificação de registro de imóvel existentes;
  • Quando é necessário fazer a retificação;
  • Quais os 4 tipos de retificação de área extrajudicial existentes;
  • E muito mais.

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

O que é a retificação de registro de imóvel?

o que é a retificação de registro de imóvel

Retificar significa corrigir. Ou seja, toda retificação de registro de imóvel é uma correção de um erro inerente ao registro de determinado imóvel.

 

Quais os tipos de retificação de registro de imóvel existentes?

tipos de retificação de registro de imóvel existentes

A retificação de área pode ser dividida em 2 tipos:

É importante que você saiba que não existe diferença de poder entre o juiz e o profissional de registro. Sendo que como trabalha com isso, o profissional de registro possui uma capacidade maior do que o juiz de resolver os problemas inerentes ao registro dos imóveis.

O grande objetivo da retificação de registro de imóvel é a correção de erros, omissões e imperfeições que, porventura, existam na descrição do imóvel ou nos dados das pessoas que constam no registro.

 

Quando se faz necessária a retificação de registro de imóvel?

quando se faz necessária a retificação de registro de imóvel

A Lei N° 6.015/73 em seu artigo 213, traz a seguinte passagem:

O oficial retificará o registro ou a averbação:

I – de ofício ou a requerimento do interessado nos casos de:

a) omissão ou erro cometido na transposição de qualquer elemento do título;

b) indicação ou atualização de confrontação;

c) alteração de denominação de logradouro público, comprovada por documento oficial;

d) retificação que vise a indicação de rumos, ângulos de deflexão ou inserção de coordenadas georreferenciadas, em que não haja alteração das medidas perimetrais;

e) alteração ou inserção que resulte de mero cálculo matemático feito a partir das medidas perimetrais constantes do registro;

f) reprodução de descrição de linha divisória de imóvel confrontante que já tenha sido objeto de retificação;

g) inserção ou modificação dos dados de qualificação pessoal das partes, comprovada por documentos oficiais, ou mediante despacho judicial quando houver necessidade de produção de outras provas;

II – a requerimento do interessado, no caso de inserção ou alteração de medida perimetral de que resulte, ou não, alteração de área, instruído com planta e memorial descritivo assinado por profissional legalmente habilitado, com prova de anotação de responsabilidade técnica no competente Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA, bem assim pelos confrontantes.

 

Devo fazer a retificação judicial ou extrajudicial?

retificação de registro de imóvel - devo fazer a retificação judicial ou extrajudicial

A retificação administrativa (também conhecida como retificação extrajudicial) é mais rápida do que a retificação judicial, demorando no em torno de 3 meses. Isso quando a retificação judicial pode demorar de 3 a 5 anos.

Ou seja, é aconselhável que você procure primeiramente a via extrajudicial, procurando a via judicial somente no último dos casos.

 

Retificação de registro de imóvel – Os 4 tipos de retificação de área extrajudicial existentes

retificação de registro de imóvel administrativa - os 4 tipos existentes

Quanto a retificação de área, neste artigo eu me deterei em mostrar quais são os 4 tipos de retificação administrativa existentes. Lembrando que eu possuo vários outros artigos a respeito do tema aqui no blog.

Seguem os links de acesso a 4 deles:

> Retificação de Área de Imóvel Urbano – Como fazer…

> Requerimento retificação de área…

> Retificação aumento de área…

> Retificação de área rural: O guia definitivo…

Alias, retificação administrativa e retificação extrajudicial são mesma coisa. Logo, no seu dia a dia você se deparará com ambos os termos.

 

Retificação de registro de imóvel administrativa – Tipo 1 – Retificação de ofício

retificação de registro de imóvel administrativa - Tipo 1 - Retificação de ofício

Este é o primeiro dos 4 tipos de retificação de área extrajudicial existentes.

Sempre que o profissional de registro perceber a existência de algum erro na matrícula, deve proceder a retificação de ofício.

Como exemplos de retificação de área por ofício temos:

  • O nome do proprietário do imóvel ou do conjugue possui algum problema;
  • Uma rua lindeira ao imóvel teve seu nome mudado;
  • Um imóvel lindeiro foi desmembrado, recebendo um novo confrontante.

Nestes casos, não tem porque o profissional de registro chamar o dono da propriedade até o cartório somente para mudar estas informações.

É exatamente esta característica que define a retificação de oficio, qualquer correção, a qual o profissional de registro possa fazer sem que o mesmo precise recorrer ao proprietário ou ao Agrimensor.

 

Retificação de registro de imóvel administrativa – Retificação por simples requerimento

requerimento para retificação de área

A única diferença entre a retificação por ofício e a retificação por simples requerimento é que em algumas situações, o proprietário precisará comparecer junto ao registro de imóveis.

Nestes casos, será realizada a retificação de área por simples requerimento.

 

Exemplo prático de retificação de área por simples requerimento

Um exemplo deste tipo de retificação é quando que o profissional de registro se depara com 2 nomes parecidos. Por exemplo, ele percebe que existe uma matrícula em nome do senhor João da Silva e, certo dia, se depara com o nome João da Silva Junior.

Nesta situação especifica, o profissional de registro fica em dúvida se o nome do proprietário é João da Silva ou João da Silva Junior.

Diante disso, o mesmo encaminhará um requerimento para que o proprietário do imóvel compareça ao cartório com intuito de verificar se a matrícula apresenta um erro que precise ser retificado, ou se realmente existem 2 pessoas com nomes parecidos.

 

Retificação administrativa de área por procedimento sumário

retificação de registro de imóvel - retificação de área por procedimento sumário

Este tipo de retificação administrativa é necessário sempre que houver mudança nos dados tabulares da propriedade.

Como exemplos de dados tabulares temos:

  • Distâncias e;
  • Mudança de ângulo de deflexão.

Sempre que o tabelião desconfiar que algum dado tabular esteja errado, entrará em contato com o agrimensor que fez o levantamento dos dados.

Isso é necessário porque o profissional de registro entende muito a respeito da legislação pertinente, porém não domina a parte matemática.

Desta forma, o agrimensor é o profissional com os conhecimentos matemáticos necessários para fazer os cálculos e as verificações necessárias.

 

Retificação de registro de imóvel administrativa – É isso que você deve fazer quando cometer um erro

A outra situação na qual se faz necessária a retificação por procedimento sumário é quando que nós agrimensores cometermos algum erro.

Por exemplo, o nosso amigo João é agrimensor e ao trabalhar em um processo de desmembramento o mesmo sem querer transcreveu a distância entre 2 vértices da propriedade de maneira errada na matrícula e no memorial descritivo.

A distância era de 122,58 metros, sendo que o mesmo distraidamente colocou 102,58 metros.

Neste caso ou em qualquer outra situação que envolva erro tabular, o Agrimensor precisará dirigir-se até o registro de imóveis munido de uma nova planta e de um novo memorial descritivo e solicitar a retificação.

 

Retificação de registro de imóvel – Retificação de área por procedimento ordinário

retificação aumento de área

Este tipo de retificação é necessária sempre que existir a possibilidade do direito de propriedade do confrontante ser prejudicado.

Nestes casos, os confrontantes devem anuir a retificação.

Você também precisará emitir planta, memorial descritivo e ART, os quais devem ter o reconhecimento de firma dos confrontantes.

Segue o chacklist com a estrutura básica necessária de documentos para a retificação por procedimento ordinário:

Como exemplos de provas temos:

  • Fotos tiradas em diferentes épocas;
  • Imagens de satélite;
  • Recibos;
  • Contratos;
  • Ou qualquer outra coisa que sirva de prova.

 

Retificação de registro de imóvel administrativa – Como proceder quando um confrontante mora em outra cidade ou estado?

Existem aquelas situação nas quais algum confrontante mora em uma cidade distante ou em outro estado.

Com isso, torna-se inviável para o agrimensor ir até esta pessoa e, demorado o envio da planta e do memorial descritivo para a mesma via correios.

Nestes casos, o agrimensor deve enviar uma carta de anuência inequívoca por e-mail ou por algum outro meio para que o confrontante imprima, assine e lhe envie a mesma de volta pelos correios.

Segue um modelo de carta de anuência inequívoca para a retificação de área.

retificação de registro de imóvel - carta inequivoca

Um cuidado que você deve ter é de na carta de anuência colocar as coordenadas dos vértices da confrontação. Isso porque este procedimento é que tornará a carta de anuência inequívoca.

Caso a mesma não possua estes dados, provavelmente o profissional do registro não aceitará a mesma.

 

Retificação de registro de imóvel administrativa – Como proceder quando você não conseguir a assinatura do confrontante

levantamento topográfico

Caso você não consiga a assinatura de algum confrontante, pois não conseguiu entrar em contato com o mesmo. Ou porque o mesmo se recusou a assinar a planta e o memorial descritivo.

Deve reunir o dossiê com todos os demais documentos necessários e ir até o tabelionato.

O profissional de registro irá entrar em contato com este confrontante, dando o prazo de 15 dias para o mesmo comparecer no tabelionato.

Diante disso, o confrontante possui apenas 3 opções:

  • Comparecer no tabelionato e anuir a retificação;
  • Não fazer nada e, neste caso, passados os 15 dias o profissional do registro entenderá que o confrontante concorda com a retificação;
  • Apresentar uma impugnação fundamentada.

Caso o confrontante não seja encontrado, o profissional de registro irá colocar 2 notícias em um jornal de grande circulação, buscando informar o mesmo do processo de retificação.

Se o confrontante não comparecer no tabelionato no prazo de 15 dias da publicação da primeira notícia, considera-se que o mesmo está ciente da retificação e que concorda com a mesma.

Caso o confrontante apresente uma impugnação fundamentada, o profissional de registro irá marcar uma reunião de conciliação entre ambas as partes.

Se mesmo após esta reunião não houver acordo, o profissional de registro irá aconselhar que a retificação seja tramitada na via judicial.

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É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏

 

 

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Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.