Imagens SRTM: Como Baixar e Utilizar?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Imagens SRTM, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo a respeito do tema. Com a leitura do mesmo, você aprenderá:

  • O que é a missão SRTM;
  • Quais os objetivos da mesma;
  • Como a missão SRTM possibilita a obtenção de dados tridimensionais;
  • Quais as agências responsáveis pela missão;
  • Quais os dados disponibilizados pela missão SRTM;
  • Como um radar interferométrico de abertura sintética funciona;
  • Como baixar imagens SRTM;
  • E muito mais.

 

Imagens SRTM

imagens srtm

As imagens SRTM são utilizadas para a elaboração de produtos diversos, como, por exemplo:

Estes dados também possibilitam diversas aplicações, gerando dados ambientais que possibilitam uma melhor tomada de decisão.

Como exemplos temos a análise hidrológica, onde é possível gerar-se diferentes produtos. Como exemplos temos:

  • Determinação da direção de fluxo;
  • Cálculo da acumulação de fluxo;
  • Cálculo do caminho de fluxo;
  • Extração da rede de drenagem hierarquizada e;
  • Determinação de bacias hidrográficas.

Antes de vermos como baixar imagens SRTM para você utilizar em seus projetos, vamos conhecer melhor a missão SRTM, seu objetivo e como os dados SRTM foram obtidos.

 

Imagens SRTM – O que foi a missão SRTM

Missão imagens srtm

A missão SRTM foi uma missão de mapeamento realizada entre os dias 11 a 22 de fevereiro de 2000, para a qual foi utilizada o ônibus espacial Endeavour.

No caso, SRTM é uma sigla em inglês, que significa Shuttle Radar Topography Mission. O que pode ser traduzido para o português como Missão Topográfica de Radar Embarcado.

Para a realização desta missão, o ônibus espacial Endeavour foi equipado com um radar interferométrico de abertura sintética (interferometria SAR).

 

Imagens SRTM – Objetivo da missão

Objetivo da missão

O objetivo da missão SRTM foi atuar na produção de um banco de dados digitais para todo o planeta, possibilitando a elaboração de um Modelo Digital de Elevação (MDE) das terras continentais.

Os dados foram produzidos para a região do planeta posicionada entre os paralelos 56ºS e 60ºN.

 

Como a missão SRTM possibilita a obtenção de dados tridimensionais

ònibus espacial - imagens srtm

Para a realização da missão SRTM, 2 antenas SAR coletaram dados de radar separadas por um braço extensor de 60 metros.

Posteriormente, para a geração de dados topográficos foi utilizado um software interferométrico.

Ou seja o processo utilizado para a criação de um modelo digital de elevação, nada mais é do que um processo similar ao utilizado pelos olhos humanos para a obtenção de visão tridimensional.

Ambos os olhos visualizam determinado objeto, porém de ângulos ligeiramente diferentes. Com isso, ao processar as imagens, o cérebro humano consegue obter a noção de profundidade.

Da mesma maneira, ao utilizar 2 radares interferométricos, distantes 60 metros um do outro é possível obter-se um modelo digital de elevação.

A nave espacial Endeavour realizou 16 órbitas diárias na Terra, o que correspondeu a 176 órbitas durante toda a missão.

 

Imagens SRTM – Agências responsáveis pela missão

Agências responsáveis pela missã

A National Imagery and Mapping Agency (NIMA) e a National Aeronautics and Space Administration (NASA) foram as instituições responsáveis pela missão SRTM.

 

Dados disponibilizados pela missão SRTM

imagem imagens srtm

Os dados SRTM são distribuídos em formato raster pelo EROS Data Center, controlado pelo United States Geological Survey (USGS) e podem ser acessados em formato HGT, com resolução radiométrica de 16 bits.

Os MDEs oferecem 30 m de resolução vertical para os Estados Unidos e 90 m de resolução vertical para as outras localidades. Porém, é possível reamostrar os mesmos para que fiquem com uma acurácia espacial de 30 metros.

 

Imagens SRTM – Como um radar interferométrico de abertura sintética funciona

radar interferométrico

No caso, interferométrico, significa que o alvo é iluminado com ondas eletromagnéticas na frequência de microondas e o sinal refletido é usado para deduzir informações sobre o alvo.

Para criar uma imagem SAR, pulsos sucessivos de ondas de rádio são transmitidos para “iluminar” a cena alvo e o eco de cada pulso é recebido e gravado.

Como o dispositivo SAR fica a bordo da aeronave ou nave espacial, a localização da antena em relação ao alvo muda ao longo do tempo.

O processamento de sinais de radar e ecos gravados permite que ele, em seguida, possa combinar as gravações dos vários locais de antenas.

Isto constitui a abertura da antena de síntese e permite a criação de imagem com resolução mais fina do que a que seria possível com uma abertura da antena física.

Fonte: https://mundogeo.com/2007/12/31/deteccao-de-movimentacao-de-terrenos-por-interferometria-de-radar-de-abertura-sintetica-insar-orbital/

 

Imagens SRTM – Como baixar dados SRTM

baixar dados imagens srtm

No caso, o que é possível baixar não são imagens SRTM e sim, dados SRTM, os quais podem ser obtidos a partir de diferentes fontes, com diferentes níveis de tratamento. Por exemplo, você pode baixar os dados brutos a partir do Banco de dados EROS.

Porém, para baixar dados SRTM brutos, o processo é um pouco mais complicado, sendo necessário fazer um cadastro.

Por causa disso, o caminho mais fácil é baixar os dados a partir do projeto TOPODATA.

 

Imagens SRTM – Projeto TOPODATA

PROJETO TOPODATA

O projeto Topodata, do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), teve como objetivo a criação de um modelo digital de elevação do território brasileiro.

O mesmo utilizou imagens SRTM disponibilizados pelo USGS, possuindo uma acurácia de 30 metros.

Para acessar o projeto Topodata e baixar imagens SRTM é só acessar este link.

baixar dados imagens srtm topodata

É possível baixar uma série de dados a partir do projeto Topodata. Por exemplo, dados de:

Leia este PDF produzido pelo laboratório de Geotecnologias da UPM caso deseje saber mais a respeito.

 

Software para o tratamento de imagens SRTM

software para o tratamento de imagens SRTM

Para o tratamento dos dados e produção de imagens SRTM você terá que utilizar um software de Geoprocessamento, que possua algoritmos de tratamentos de Imagens SRTM.

No caso, os softwares mais populares de Geoprocessamento são o ArcGIS e o QGIS, sendo que ambos possibilitam o tratamento e a produção de imagens SRTM.

Para aprender como fazer o tratamento de dados SRTM e a produção de imagens no ArcGIS, versão 10 é só acessar este tutorial.

Este outro tutorial ensina como produzir mapas hipsométricos e curvas de níveis a partir de imagens SRTM no QGIS.

 

Tome este cuidado ao utilizar imagens SRTM

mdt

Dependendo dos produtos que você deseja obter, precisará ter dados de entrada com uma resolução espacial correspondente a acurácia dos produtos desejados.

Por exemplo, para a determinação de fluxos de direções, você poderá utilizar imagens SRTM. Lembre-se que os dados SRTM possuem uma acurácia espacial de 30 metros.

Já se o seu objetivo for a obtenção de um modelo digital de terreno, para a realização de cálculos de corte e aterro de um terreno, não tem como você utilizar imagens SRTM.

Para esta aplicação em especifico, você precisará fazer o mapeamento da área de interesse utilizando uma estação total, um receptor GNSS ou um drone.

Ou seja, a resolução espacial do modelo digital gerado esta diretamente relacionada a acurácia e ao adensamento dos dados de entrada.

sistema de informações geográficas

Logo, tome cuidado ao utilizar dados espaciais no seu dia a dia. Lembre-se que o grau de detalhamento do produto final está diretamente relacionada a resolução espacial dos dados de entrada.

Ou seja, não tem como você querer uma resolução espacial de 1 metro (ou menos), utilizando dados de entrada que possuam uma resolução de 30 metros.

 

Aprenda a utilizar dados SRTM em seus projetos

Caso você deseje aprender mais a respeito de imagens SRTM, aprendendo a gerar diferentes produtos a partir das mesmas, eu tenho uma ótima notícia para você.

Isso porque o treinamento ArcGIS Expert possui um módulo exclusivamente a respeito da obtenção e do tratamento de imagens SRTM. Assistindo as aulas do mesmo você vai aprender a:

  • Baixar os dados para utilizar em seus projetos;
  • Converter os dados e extrair os dados apenas da região de interesse;
  • Fazer a correção dos dados;
  • Fazer análises hidrológicas;
  • Fazer a determinação das bacias hidrográficas;
  • Criar TINs a partir de curvas de nível;
  • E muito mais.

Para conhecer melhor o Treinamento ArcGIS Expert e os 11 bônus que você ganhará juntamente com o mesmo é só clicar neste link.

Vídeo a respeito do assunto.


Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.