GloVis: o Que é e Como Baixar Imagens?

Publicado por Adenilson Giovanini em

GloVis, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo com simplesmente tudo que você precisa saber a respeito deste fabuloso portal.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • O que é o GloVis;
  • Como baixar imagens de satélite a partir do mesmo;
  • E muito mais.

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

O Que é o GloVis

glovis nasa

GloVis é uma sigla que significa Global Visualization Viewer, o que pode ser traduzido como Visualizador de Visualização Global.

O mesmo é um dos diferentes sites administrados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (United States for Geological Survey – USGS).

No caso, o Serviço Geológico dos Estados Unidos é um órgão diretamente ligado a NASA, que possui dezenas de satélites a disposição, possuindo também diversos sites a partir dos quais disponibiliza imagens e dados diversos a respeito do planeta.

Entre os sites mais famosos que são gerenciados pelo USGS estão o GloVis e também:

O próprio site, em sua página inicial, informa que o GloVIS foi lançado no ano de 2001 e desde então fornece dados de sensoriamento remoto em tempo real ou quase real.

Em 2017, o mesmo foi redesenhado para atender às mudanças nas tecnologias da Internet. Com ferramentas de navegação fáceis de usar, os usuários podem visualizar e baixar cenas instantaneamente.

Através deste site, é possível realizar pesquisas e download de imagens de diversos satélites. Como exemplos temos os satélites Landsat-8, OrbView-3 e Sentinel-2.

 

Como pesquisar por imagens no GloVis

O mesmo é um site intuitivo e de fácil utilização. Para pesquisar por imagens neste fabuloso site é só acessar este link.

Ao acessar o site, você será conduzido para uma comunidade nos Estados Unidos.

Na parte esquerda da janela há alguns critérios de consulta que podem ser ignorados, como por exemplo, a camada Global Land Survey. Para remover este bloco, basta pressionar o controle.

download imagens glovis

Fonte da imagem: https://www.instrutorgis.com.br/

Logo abaixo, existe toda uma série de satélites dos quais você pode pesquisar imagens.

pesquisar imagem glovis

Por exemplo, vamos pesquisar por imagem Sentinel 2. Para isso, é só ativar a opção referente ao mesmo. Em seguida, navegue para o local de interesse. A mira existente no centro da tela mostrará o local de referência.

Ao navegar até a região de interesse, o GloVis mostrará o número de imagens disponíveis. Veja os detalhes na imagem abaixo.

No caso, eu naveguei até o município de Joinvile, em Santa Catarina. Perceba que existem 528 cenas Sentinel 2 para este local.

Podemos utilizar os metadados para filtrar as cenas, ficando apenas com as cenas de interesse. Veja, por exemplo a filtragem que eu fiz:

filtro de metadados Glovis

Perceba que aplicando este filtro, ficamos com 3 cenas.

Caso deseje aprender exatamente como proceder, o Jorge Santos produziu um vídeo mostrando o procedimento de maneira bem detalhada. Segue o mesmo:

 

 

Glovis – Aprenda a respeito de softwares livres

softwares livres de geoprocessamento

Não sei se você sabe, mas aqui no blog eu possuo diversos artigos a respeito da utilização de softwares livres. Separei 5 deles para você:

> GeoServer: o que é e seus recursos…

> PostGIS: conheça este fabuloso software…

> TerraView: para que serve e como baixar…

> Topocal: como baixar e utilizar…

> MapServer: o que é e para que serve…

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 

Categorias: ArcGIS

Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.