Mapeamento aéreo com drone?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que é o mapeamento aéreo e como prestar serviços de topografia com drone. Estas são dúvidas cada vez mais comuns entre os profissionais da área.

Se você possui estas dúvidas e quer aprender mais sobre o assunto, aprendendo a realizar mapeamentos aéreos, leia atentamente a este artigo.

 

Mapeamento aéreo – A evolução da fotogrametria e seu impacto no nosso dia a dia

mapeamento aéreo e a evolução da fotogrametria

A fotogrametria é a ciência que serve de base para a realização de mapeamentos aéreos.

A mesma inicialmente era realizada através da utilização de balões e aviões.

Porém, com o tempos, os drones invadiram o mercado, sendo que atualmente mais de 95% dos mapeamentos aéreos são realizados por drones.

A fotogrametria é uma ciência através da qual é possível obter-se informações tridimensionais (x, y e z) a partir da sobreposição de imagens bidimensionais. Para isso, a mesma utiliza a estereoscopia.

Como toda ciência, a fotogrametria possui uma base científica e um controle estatístico dos resultados finais, sendo que após serem obtidas, as imagens sofrem uma série de tratamentos que eliminam as diferentes distorções.

 

O que é mapeamento aéreo?

o que é o  mapeamento aéreo

Mapeamento aéreo é a técnica de obter modelos digitais de uma determinada área através da utilização de imagens capturadas por aeronaves.

Ao utilizar técnicas fotogramétricas, torna-se possível conseguirmos representar, medir, calcular e modelar com precisão desde pequenas áreas como lotes urbanos, até grandes propriedades rurais.

Porém, como disse, para que isso seja possível, se faz necessária a realização de uma série de correções. Este processo é conhecido como ortorretificação, sendo que ao final do mesmo são geradas ortofotos, as quais são unidas, formando um ortomosaico.

 

Como que surgiram os primeiros drones?

como foi que surgiram os primeiros drones

Os drones foram desenvolvidos durante a segunda guerra mundial, sendo que por muito tempo foram utilizados somente com fins militares.

Porém, ao longo dos últimos tempos a evolução tecnológica foi frenética, barateando esta tecnologia e possibilitando que os drones invadissem o mercado.

Hoje em dia, existe uma vasta gama de drones, desde drones recreativos, drones para uso em atividades empresarias diversas e drones para mapeamento topográfico.

Aliás, caso você deseje saber mais sobre o assunto, aconselho que leia este artigo.

Já se o que você quer é aprender as etapas da prestação de serviços de topografia com drone, então este outro artigo servirá como uma luva para você.

 

Produtos gerados a partir de um voo fotogramétrico com drone

produtos gerados a partir de um voo fotogramétrico com drone

Os principais produtos gerados a partir de um voo com drone são:

 

Aplicações do mapeamento aéreo com drones

aplicações do mapeamento aéreo com drones

O mapeamento aéreo através de drones possui diversas aplicações, sendo que as aplicações com maior demanda são:

 

 

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Um dos cursos que possuo é o Curso de Topografia Com Drones. Um curso com o qual você vai DOMINAR O ASSUNTO.

Também sou o autor do Livro Topografia Com Drones. Um livro cirúrgico, cuja leitura é obrigatória para que querem prestar serviços de topografia com drones.

Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏👊

 

 

Domine a Operação de Drones Através de um Livro Formado Por Exemplos Práticos e Estudos de Caso

livro drones

O livro Topografia Com Drones possui os Conhecimentos Que Você Precisa Para Operar Drones Com Grande Velocidade e Com Segurança!

Se você quer dominar a operação de drones, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.