Levantamento Cadastral Preço?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Levantamento cadastral preço, você acabou de colocar suas 2 mãos em um guia definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você dominará o assunto, sabendo exatamente que preço cobrar por serviços de levantamento topográfico planimétrico e planialtimétrico cadastral.

Alias, estou ranqueando este artigo par o termo levantamento cadastral preço. Por causa disso, algumas frases vão ficar um pouco esquisitas.

 

Levantamento cadastral preço

Levantamento cadastral preço

No que se refere ao levantamento cadastral preço, um levantamento cadastral é o mais complexo dos serviços topográficos existentes.

Naturalmente, é o serviço que exigem mais atenção na hora de ser orçado.

Por causa disso, não tem como você definir um valor X e cobrar o mesmo cegamente. Isso porque existe uma série de especificidades que precisam ser levadas em consideração.

Que especificidades são estas e como definir o levantamento cadastral preço?

Isso que eu irei lhe mostrar nos próximos parágrafos.

Porém, primeiramente nós precisamos entender o que é um levantamento topográfico cadastral.

No caso, o levantamento topográfico cadastral se divide em:

Para conhecer melhor estes métodos de levantamento topográfico é só acessar os links acima.

Aqui eu irei direto ao ponto.

No caso, um levantamento planimétrico possui como intuito o levantamento do perímetro e das confrontações de um imóvel rural.

Um levantamento topográfico planimétrico cadastral, nada mais é do que um levantamento topográfico planimétrico acrescido da determinação cadastral das diferentes estruturas naturais e artificiais existentes na área de interesse.

E um levantamento topográfico planialtimétrico cadastral fará o mapeamento planimétrico, altimétrico e das diferentes estruturas naturais e artificiais existentes na área de interesse.

No caso, como exemplos de estruturas artificiais temos:

  • Cercas;
  • Edificações;
  • Prédios
  • Postes;
  • Valos;
  • Boca de lobo;
  • Muros;
  • Estradas;
  • Calçamento e;
  • Meio-fio.

Já como exemplos de estruturas naturais temos:

  • Córregos;
  • Árvores;
  • Morros;
  • Vegetação nativa e;
  • Afloramentos rochosos.

Ou seja, além do levantamento do perímetro da área, você também precisa fazer o levantamento das estruturas naturais e artificiais existentes na área a ser mapeada.

E porque é que eu estou lhe mostrando isso?

Simples, porque quando o assunto é o levantamento cadastral preço, os elementos que precisam ser mapeados precisam ser levados em consideração, sendo que o contratante é quem deve definir quais estruturas naturais e/ou artificiais devem ser mapeadas.

Caso o mesmo seja um órgão público, isso é feito através de um edital.

Caso o mesmo seja um órgão particular, os elementos a serem mapeados devem ser definidos na reunião com o cliente.

Com isso, teremos 2 situações distintas no que se refere ao levantamento cadastral preço.

  • Levantamento cadastral de áreas pequenas e;
  • Levantamento cadastral de áreas grandes.

Vamos ver ambas as situações. Para isso vou me basear na prestação de serviços de levantamento topográfico planialtimétrico cadastral.

 

Levantamentos planimétrico cadastral de áreas pequenas

No caso do mapeamento de lotes urbanos, o levantamento topográfico planialtimétrico cadastral, normalmente é solicitado por engenheiros civis.

Isso porque os mesmos precisam conhecer as diferentes características planialtimétricas da área de interesse. Também precisam conhecer a exata posição de uma série de estruturas existentes na área a ser construída.

Ou seja, além do perímetro do imóvel, você também precisará mapear estas diferentes estruturas de interesse.

Como trata-se do mapeamento de uma área pequena, não se faz necessário ter-se cuidados extras.

Veja na imagem abaixo um exemplo de planta resultante do levantamento topográfico planialtimétrico cadastral de um lote urbano.

planta levantamento topográfico planialtimétrico cadastral

Perceba que como é uma área pequena, a definição do levantamento cadastral preço não necessita de um estudo prévio detalhado.

Isso porque com no máximo 3 horas de trabalho, você conseguirá fazer o mapeamento topográfico planialtimétrico cadastral de um terreno pequeno.

Perceba também que para esta aplicação em especifico, foi feito o mapeamento:

  • Do perímetro do terreno;
  • Das estruturas existentes no terreno e;
  • De uma série de pontos para a produção das curvas de níveis.

Naturalmente, conforme maior a área, mais complexo o levantamento topográfico planialtimétrico cadastral se tornará.

Veja, por exemplo, esta outra planta resultante de um levantamento topográfico planialtimétrico cadastral.

 

 

planta de um levantamento topográfico planialtimétrico cadastral

Fonte: https://www.solucoesindustriais.com.br/empresa/servicos-tecnicos/rogercad/produtos/servicos/levantamento-cadastral-topografia

 

Perceba que para a prestação deste serviço, foram necessários vários dias de trabalho a campo e posteriormente, vários dias de trabalho no escritório.

Ou seja, o mapeamento planialtimétrico cadastral de áreas de médio e grande porte é completamente diferenciado. Com isso, para dar um orçamento para seu cliente, você precisará ir até a área, fazer o levantamento expedito da mesma.

Durante o levantamento expedito, você conhecerá detalhadamente a área, cuidando os diferentes elementos que precisam ser mapeados.

Caso utilize uma estação total para o levantamento da área, também precisará planejar a posição da poligonal principal.

E enfim, calcular os diferentes custos envolvidos e o tempo de trabalho necessário.

Imagine a seguinte situação, que você precisa dar um orçamento de um levantamento topográfico planialtimétrico cadastral de uma área de 100 ha, a qual se localize a 200 km de distância da sede da empresa.

Perceba que serão necessários vários dias de trabalho a campo, de certa maneira que a equipe de campo terá que alugar uma casa ou ficar em um hotel.

Ou seja, existe:

  • O custo de deslocamento;
  • Os custos de estadia;
  • As diárias para os membros da equipe de campo;
  • Os custos dos diferentes piquetes da poligonal principal e das poligonais auxiliares e, dos demais materiais utilizados;
  • Os custos de escritório, pois serão necessários vários dias de trabalho para a produção da planta e demais peças técnicas.

Enfim, perceba que os custos envolvidos na realização de um levantamento topográfico planialtimétrico cadastral de uma área de médio ou grande porte são altos.

Que você precisa ir a campo fazer o levantamento expedito da área e, com base no levantamento expedito da mesma, definir quais equipamentos e métodos de levantamento de dados irá utilizar, calculando detalhadamente todos os custos que terá.

Somente assim você conseguirá calcular o levantamento cadastral preço, chegando no orçamento final do serviço a ser prestado.

Reforço, uma coisa é você fazer um levantamento topográfico planialtimétrico de um lote de 250 m², outra coisa completamente diferente é você fazer um levantamento topográfico planialtimétrico de uma área de grande porte.

Perceba que os custos aumentam exponencialmente, tornando-se fácil um serviço que parecia ser altamente lucrativo, se transformar em um buraco negro que suga todo seu dinheiro.

Ou seja, você precisa ir até o terreno e fazer o levantamento expedito do mesmo, calculando cuidadosamente todos os custos envolvidos no projeto.

 

Levantamento cadastral preço – Simulador referencial

O simulador referencial da revista A Mira, traz preços de referência para a prestação de diversos tipos de levantamento topográfico planialtimétrico cadastrais. Você pode ver os mesmos na imagem abaixo.

levantamento cadastral preço - simulador a mira

Porém, tenha em mente que conforme o próprio nome diz, um simulador referencial é apenas uma referência.

Ou seja, não deve ser seguido literalmente, sendo que o mercado é quem define o real preço a ser cobrado.

Preço este que varia de estado para estado.

Desta maneira, o aconselhável é que você calcule todos os custos fixos, custos variáveis e especificidades inerentes a prestação do serviço e com base no mesmo, defina o preço a ser cobrado.

Neste artigo aqui do blog eu ensino como calcular o preço de um serviço topográfico.

neste outro artigo eu mostro os 4 diferentes método de precificação de serviços topográfico existentes.

Leia os mesmos, pois eles complementam este artigo.

Espero que este artigo ajude você. Gratidão pela leitura do mesmo. 🙏

 

Aprenda a Precificar Serviços Topográficos Através de Um Livro Formado Por Estudos de caso e Exemplos Práticos

A um clique de distância de você encontra-se um fabuloso livro, formado por 5 capítulos que irá ajudar você a precificar os diferentes serviços topográficos com segurança.

Dê uma “espiadinha” no sumário do mesmo:

Clique no botão abaixo, conheça melhor a estrutura do livro, junte-se a dezenas de profissionais e adquirirá sua cópia do mesmo.

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.