Converter coordenadas geográficas em utm?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Como converter coordenadas geográficas em utm. Você acabou de encontrar um artigo definitivo sobre o tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá exatamente como proceder.

 

Converter coordenadas geográficas em utm – O erro cometido por muitos profissionais

erro cometido por muitos profissionais

 

Quando se fala em converter coordenadas geográficas em utm, existe um erro que muitos profissionais iniciantes cometem.

No caso, os mesmos não entendem que transformar dados de um datum para o outro não é a mesma coisa que projetar os dados.

Com isso, os mesmos tentam fazer os 2 cálculos ao mesmo tempo.

Por exemplo, querem transformar as coordenadas de um shapefile de SAD69 geográficas, para SIRGAS2000 UTM em um único processo.

Perceba que não tem como fazer as 2 operações ao mesmo tempo. Que ou você primeiramente transforma as coordenadas de SAD69 geográfica para SIRGAS2000 geográfica, ou projeta os dados de coordenadas SAD69 geográficas para coordenadas SAD69 UTM.

Vamos entender melhor o que são coordenadas geográficas e o que significa projetar os dados para o plano, para que esta mascara caia de uma vez por todas.

 

 

Converter coordenadas geográficas em UTM – O que são Coordenadas geográficas

converter coordenadas geográficas em utm - coordenadas geodésicas

As coordenadas geográficas (ou coordenadas geodésicas) são linhas imaginárias denominadas paralelos e meridianos, que possibilitam a determinação de latitudes e longitudes.

Desta maneira, é possível determinar-se coordenadas únicas para cada ponto da superfície terrestre no formato de graus, minutos e segundos.

 

O que é um Sistema de Referência?

o que é um Sistema de Referência

Um sistema de referência (ou datum) é uma figura matemática que representa a superfície da terra, permitindo que cada ponto da superfície tenha coordenadas únicas (X, Y, Z).

Um datum possui:

  • Um elipsoide;
  • Um ponto de Amarração (coordenadas X, y e Z);
  • Um norte.

O ponto de amarração normalmente é o ponto de tangência, ou de maior proximidade entre o geoide e o elipsoide.

 

Converter coordenadas geográficas em UTM – Classificação dos DATA

classificação dos DATA

Os data (plural de datum), são classificados em data globais e data locais.

No caso do Brasil, o órgão oficial pelo gerenciamento de dados geoespaciais é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sendo que os data aceitos pelo mesmo são:

Primeiramente, o datum oficial era o Córrego Alegre. Posteriormente, o SAD69 se tornou o datum oficial e, a partir de fevereiro de 2015 o SIRGAS2000 se tornou o datum oficial do Brasil.

Como o SIRGAS2000 é um datum recente, existem muitos dados que foram obtidos, principalmente em SAD69, sendo normal precisarmos transformar dados de SAD69 para SIRGAS2000.

Ou seja, isso que é converter os dados de um datum para o outro.

No caso, a existência de diferentes data acontece porque a Cartografia precisou se adequar a evolução tecnológica.

Por exemplo, o surgimento de mareógrafos mais modernos possibilitou o desenvolvimento de modelos geoidais mais precisos.

 

 

Converter coordenadas geográficas em UTM – Projeção de Dados

converter coordenadas geográficas em utm

A utilização de coordenadas curvilíneas, como é o caso das coordenadas geodésicas, apresentam problemas em obras de engenharia.

Por causa disso, os dados precisam ser projetados da forma elipsoidal para a forma planar, pois, desta maneira, poderão ser representados em um mapa.

As projeções cartográficas são formas e técnicas que os cartógrafos utilizam para representar a superfície terrestre em mapas. Essas técnicas ajudam os mesmos a amenizarem os efeitos do arredondamento do planeta na elaboração de mapas.

Ou seja, projetar os dados para o plano nada mais é do que levar os dados da forma esférica para a forma planar.

A projeção UTM é o método de projeção de dados mais utilizado, pois reproduz bem o tamanho e o formato das áreas situadas na zona intertropical.

Caso deseje aprender mais sobre o assunto, leia este artigo.

 

Converter coordenada geográfica em UTM no ArcGIS

converter coordenadas geográficas em utm

Agora que você entendeu a diferença entre converter os dados entre diferentes data e projetar os dados para o plano, está na hora de colocar a mão na massa e aprender a projetar os dados para o plano.

Segue a aula mostrando como converter coordenadas geográficas em utm no ArcGIS. Pode pular diretamente para os 09:40 minutos.

 

 

Converter coordenadas geográficas em utm no QGIS

Segue vídeo mostrando como proceder:

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.