Nível Altimétrico: Os 4 Tipos Existentes?
Nível altimétrico, você acabou de encontrar um guia definitivo a respeito do tema.
Com a leitura do mesmo você aprenderá:
- O que é um levantamento topográfico altimétrico;
- Quais as superfícies de referência utilizadas;
- Quais os 3 diferentes métodos de nivelamento existentes;
- Quais os 4 tipos de levantamentos altimétricos existentes;
- Quais as 7 etapas do levantamento altimétrico e;
- Quais são os equipamentos utilizados do mesmo.
Prossiga a leitura com máxima atenção.
Nível altimétrico – O que é um levantamento altimétrico
Quando se fala em nível altimétrico, o levantamento altimétrico (também conhecido como altimetria ou nivelamento) possui como objetivo a determinação de curvas de níveis ou distâncias verticais existentes entre 2 ou mais pontos.
Ou seja, os métodos de levantamento altimétricos possuem como objetivo a determinação das alturas, sendo que para isso, utiliza-se uma superfície de referência.
Nível altimetrico – Superfícies de referência utilizadas
Ao fazer a definição de apoio topográfico altimétrico, a NBR 13.133 traz a seguinte definição:
Conjunto de pontos, materializados no terreno, com suas alturas referidas a uma superfície de nível arbitrária (cotas) ou ao nível médio do mar (altitudes), que serve de suporte altimétrico ao levantamento topográfico. Estes pontos são hierarquizados pelo seu erro médio quilométrico da sua determinação, classificando-os como de ordem superior e de ordem inferior.
Ou seja, o que um apoio topográfico faz nada mais é do que amarrar o levantamento topográfico ao terreno.
Perceba também que ao definir apoio topográfico, a NBR 13.133 informa que podem ser utilizadas alturas referidas a uma superfície de nível arbitrária (cotas) ou ao nível médio do mar (altitudes).
O que são cotas altimétricas
As cotas altimétricas, conforme a própria NBR 13.133 informa, nada mais é do que uma superfície de referência arbitrária.
Ou seja, dependendo das características do levantamento altimétrico que está realizando, você pode implantar um piquete e atribuir uma altura arbitrária ao mesmo. Os valores normalmente utilizados para o nível altimétrico são 10, 100 ou 1.000.
Este procedimento é muito utilizado em obras de engenharia de pequeno porte. Por exemplo, para determinação das cotas de corte e aterro de um terreno.
Nível altimétrico – O que é a altitude ortométrica
No caso de obras de engenharia de maior porte, ao invés de utilizar cotas para o nível altimétrico, você terá que utilizar a altitude ortométrica.
A altitude ortométrica é a distância entre um ponto na superfície terrestre e o geoide.
A mesma é medida ao longo da vertical.
Veja a mesma destacada na imagem abaixo. No caso, é a linha dada pela letra “H”.
Nível altimétrico – Quais os 3 métodos de nivelamento existentes
A NBR 13.133 trás os 6 métodos de levantamento de dados existentes, trazendo, entre eles, 3 métodos de levantamento altimétricos. São eles:
- Levantamento topográfico altimétrico;
- Levantamento topográfico planialtimétrico;
- Levantamento topográfico planialtimétrico cadastral.
Vamos conhecer melhor os mesmos.
Levantamento topográfico altimétrico
O levantamento topográfico altimétrico, também é conhecido como nivelamento, sendo que a NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o mesmo:
Levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhes, pressupondo-se o conhecimento de suas posições planimétricas, visando à representação altimétrica da superfície levantada.
Ou seja, quando se fala em nível altimétrico, o que um levantamento topográfico altimétrico faz é levantar a altimetria do terreno.
Levantamento topográfico planialtimétrico
A NBR 13.133 traz a seguinte definição a respeito do levantamento topográfico planialtimétrico:
Levantamento topográfico planimétrico acrescido da determinação altimétrica do relevo do terreno e da drenagem natural.
Trazendo o seguinte conceito para levantamento topográfico planimétrico:
Levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo, quando houver, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça frente, bem como a sua orientação e a sua amarração a pontos materializados no terreno de uma rede de referência cadastral, ou, no caso de sua inexistência, a pontos notáveis e estáveis nas suas imediações.
Quando este levantamento se destinar à identificação dominial do imóvel, são necessários outros elementos complementares, tais como: perícia técnico-judicial, memorial descritivo, etc.
E o seguinte conceito para levantamento topográfico altimétrico:
Levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência, dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhes, pressupondo-se o conhecimento de suas posições planimétricas, visando à representação altimétrica da superfície levantada.
Ou seja, quando se fala em nível altimétrico, um levantamento planialtimétrico, normalmente possui os limites e confrontações da propriedade e também a altimetria da mesma.
Levantamento topográfico planialtimétrico cadastral
A NBR 13.133 traz a seguinte definição a respeito do levantamento topográfico planialtimétrico cadastral:
Levantamento topográfico planialtimétrico acrescido dos elementos planimétricos inerentes ao levantamento planimétrico cadastral, que devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.
Trazendo o seguinte conceito para levantamento topográfico planimétrico cadastral:
Levantamento planimétrico acrescido da determinação planimétrica da posição de certos detalhes visíveis ao nível e acima do solo e de interesse à sua finalidade, tais como: limites de vegetação ou de culturas, cercas internas, edificações, benfeitorias, posteamentos, barrancos, árvores isoladas, valos, valas, drenagem natural e artificial, etc. Estes detalhes devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.
Perceba que a principal diferença do levantamento topográfico planialtimétrico para o levantamento topográfico planialtimétrico cadastral é que no último tem-se também o mapeamento dos diferentes detalhes naturais e artificiais existentes na área de interesse.
Como exemplos de detalhes naturais temos:
Afloramentos rochosos;
Árvores isoladas;
Valos e;
Córregos.
Já como exemplos de detalhes artificiais temos:
Edificações;
Cercas;
Meio fio;
Postes;
Muros;
benfeitorias;
Boca de lobo;
Etc.
Os 4 diferentes métodos de nivelamento topográfico existentes
O nivelamento topográfico se divide em:
- Nivelamento geométrico simples e composto;
- Nivelamento trigonométrico;
- Nivelamento taqueométrico e;
- Nivelamento barométrico.
Para conhecer melhor estes métodos de nivelamento é só acessar os links acima.
Vamos conhecer melhor os mesmos.
Nivelamento trigonométrico
O nivelamento trigonométrico baseia-se nas relações trigonométricas para determinação das diferenças de altura dos pontos onde o terreno muda de declividade.
Neste artigo eu explico melhor o mesmo.
Nível altimétrico – Nivelamento geométrico
Noque se refere ao nível altimétrico, o nivelamento geométrico é o mais preciso dos métodos de nivelamento existentes. No mesmo, são utilizadas visadas horizontais, utilizando-se níveis topográficos e miras falantes.
O nivelamento geométrico divide-se em nivelamento geométrico simples e nivelamento geométrico composto.
Nivelamento trigonométrico
O nivelamento trigonométrico é menos preciso do que o nivelamento geométrico.
Este método de nivelamento é realizado com o uso de teodolitos e estações totais, através da realização de visadas independentes da inclinação. As cotas são obtidas por meio da leitura de ângulos e distâncias.
Apesar de ser menos preciso, este método de nivelamento é mais rápido do que o nivelamento geométrico.
Para conhecer melhor o mesmo, leia este artigo.
Nível altimétrico – Nivelamento barométrico
O nivelamento barométrico baseia-se na relação existente entre a pressão atmosférica e a altitude. O mesmo possui uma baixa precisão, não sendo utilizado no dia a dia de um escritório de Agrimensura.
Porém, é muito utilizado em outras aplicações que não exigem uma precisão tão alta.
Precisão no nivelamento
A precisão de um nivelamento, também conhecida como tolerância ou erro médio é função do perímetro percorrido com o nível (em km).
GARCIA e PIEDADE (1984), trazem a seguinte classificação:
- Alta ordem: o erro médio admitido é de ±1,5 mm/km percorrido;
- Primeira ordem: o erro médio admitido é de ±2,5 mm/km percorrido;
- Segunda ordem: o erro médio admitido é de 1,0 cm/km percorrido;
- Terceira ordem: o erro médio admitido é de 3,0 cm/km percorrido e;
- Quarta ordem: o erro médio admitido é de 10,0 cm/km percorrido.
No caso, o erro médio é avaliado seguindo-se o seguinte procedimento:
- Para poligonais fechadas: é a soma algébrica das diferenças de nível parciais (entre todos os pontos);
- Para poligonais abertas: é a soma algébrica das diferenças de nível parciais (entre todos os pontos) no nivelamento (ida) e no contranivelamento (volta).
Este erro poderá resultar em valores positivos ou negativos, sendo que caso o mesmo esteja abaixo do valor tolerado para a ordem do nivelamento, deverá ser distribuído proporcionalmente entre as estações da poligonal.
Caso o erro seja superior ao tolerado para a classe de levantamento que se está realizando, o profissional terá que realizar novamente o nivelamento.
ESPARTEL (1987) traz a seguinte equação para a determinação do erro médio total em um nivelamento para um perímetro P percorrido em quilômetros:
E o erro máximo admissível, segundo o mesmo autor, deverá ser:
E = 2.5*Em.
Nível altimétrico – Conheça as 7 etapas
A NBR 13.133, em sua página 7, informa que o levantamento topográfico, em qualquer de suas finalidades, deve ter no mínimo as seguintes fases:
a) planejamento, seleção de métodos e aparelhagem;
b) apoio topográfico;
c) levantamento de detalhes;
d) cálculos e ajustes;
e) original topográfico;
f) desenho topográfico final;
g) relatório técnico.
Neste artigo eu mostro de maneira detalhada as 7 etapas do levantamento de terreno.
Lembrando que eu possuo uma série de cursos e de livros práticos. Se você que MERGULHAR FUNDO e aprender com exemplos práticos, acesse este link e conheça os mesmos.
Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏
Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos
A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.
O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!
Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.
Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:
Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo: