Ícone do site Adenilson Giovanini

Tipos de levantamento planimétrico?

Tipos de levantamento planimétrico, você acabou de colocar suas 2 mãos em um guia definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

Os diferentes tipos de levantamento planimétrico existentes

Antes de mergulharmos fundo nos diferentes tipos de levantamento planimétrico, eu preciso que você saiba que existem 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos. São eles:

Todos estes diferentes tipos de levantamentos topográficos estão descritos na NBR 13.133, sendo que a mesma trás a seguinte definição para o Levantamento topográfico:

Levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo, quando houver, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça frente, bem como a sua orientação e a sua amarração a pontos materializados no terreno de uma rede de referência cadastral, ou, no caso de sua inexistência, a pontos notáveis e estáveis nas suas imediações. Quando este levantamento se destinar à identificação dominial do imóvel, são necessários outros elementos complementares, tais como: perícia técnico-judicial, memorial descritivo, etc.

Ou seja, o levantamento topográfico planialtimétrico nada mais é do que o levantamento normalmente realizado para a determinação da área e do perímetro dos imóveis rurais.

O mesmo consiste em, com a utilização de um equipamento ou metodologia adequada, percorrer-se o perímetro da propriedade, levantando-se suas mudanças de ângulos verticais e horizontais e as distâncias.

 

Métodos de levantamento de dados aceitos para a realização de tipos de levantamento planimétrico

Os métodos de levantamentos de dados aceitos pela legislação para a realização de tipos de levantamento planimétrico são:

Vamos entender mais detalhadamente estes 2 métodos de levantamento de dados.

Tipos de levantamento planimétrico – Poligonação

A poligonação é um dos métodos de levantamento topográfico mais utilizado na topografia cadastral.

O mesmo normalmente é utilizado para a determinação de pontos de apoio planimétricos e para o levantamento de imóveis rurais e urbanos.

Uma poligonal consiste em uma série de linhas consecutivas, onde são conhecidos os comprimentos e direções, obtidos através de medições em campo (Veiga Et. Al. Apostila de Topografia, 2007 – Link: https://pt.scribd.com/doc/135557040/Fundamentos-de-Topografia)

O método normalmente utilizado para o levantamento de uma poligonal é o levantamento perimétrico, sendo que no mesmo o profissional, tendo como base um azimute de partida, percorre um itinerário pré definido, medindo todas as distâncias e mudanças de ângulo.

Desta maneira, a partir das coordenadas do ponto de partida é possível calcular-se as coordenadas de todos os pontos que formam esta poligonal.

Classificação das poligonais

A NBR 13.133 classifica as poligonais em principal, secundária e auxiliar:

As poligonais levantadas em campo também se classificam em fechadas, enquadradas e abertas.

 

Poligonal fechada

Uma poligonal fechada parte de um ponto com coordenadas conhecidas e retorna ao mesmo ponto. Sua principal vantagem é permitir a verificação dos erros angulares e lineares.

Poligonal enquadrada

Uma poligonal enquadrada parte de dois pontos com coordenadas conhecidas e acaba em outros dois pontos com coordenadas conhecidas.

Com isso, a mesma possibilita a verificação dos erros de fechamento angular e linear.

Poligonal aberta

Uma poligonal aberta parte de um ponto com coordenadas conhecidas e acaba em um ponto cujas coordenadas deseja-se determinar.

Devido a estas características não é possível determinar-se os erros de fechamento. Logo, ao utilizar este tipo de poligonal você deve tomar todos os cuidados necessários para evitar erros.

tipos de levantamento planimétrico – Irradiação

O levantamento de dados através do método de irradiação consiste em, a partir de uma linha de referência conhecida, medir um ângulo e uma distância.

O mesmo é semelhante a um sistema de coordenadas polares, que pode ser visto na imagem abaixo.

Sendo que a distância pode ser obtida utilizando-se uma trena, distanciômetro eletrônico, estação total ou através de métodos taqueométricos.

Ao efetuar-se levantamentos topográficos pelo método da irradiação, o equipamento fica estacionado sobre um ponto e faz-se uma série de visadas dos pontos de interesse, medindo-se direções e distâncias para cada elemento a ser representado.

As 7 Etapas da realização de um Levantamento topográfico terreno

A NBR 13.133 informa que o levantamento topográfico, em qualquer de suas finalidades, deve ter, no mínimo, as seguintes etapas:

a) planejamento, seleção de métodos e aparelhagem;

b) apoio topográfico;

c) levantamento de detalhes;

d) cálculos e ajustes;

e) original topográfico;

f) desenho topográfico final;

g) relatório técnico.

 

O que é um apoio topográfico

Talvez você tenha ficado confuso, pois na seção anterior eu informei que para a realização de um levantamento topográfico é necessário implantar-se um apoio topográfico.

No caso, a NBR 13.133. traz o seguinte conceito para apoio topográfico:

Conjunto de pontos planimétrico, altimétrico, ou planialtimétrico, que dão suporte ao levantamento topográfico

Ou seja, uma vez que esteja a campo, a primeira coisa que você deve fazer é a locação de uma série de piquetes e/ou marcos topográficos, os quais irão amarrar o levantamento topográfico ao terreno.

 

Tipos de levantamento planimétrico – Equipamentos utilizados na prestação de serviços topográficos

Os equipamentos normalmente utilizados na prestação de levantamentos planimétricos são estações totais.

Lembrando que levantamentos topográficos também podem ser realizados com a utilização de Receptores GNSS e de Drones.

Porém, cada um destes equipamentos se baseia na utilização de ciências e métodos de medição especifícos.

 

Produto oriundo dos tipos de levantamento planimétrico

O resultado final obtido com a realização de um levantamento planimétrico será formado pela planta e pelo o memorial descritivo do imóvel. Peças técnicas estas exigidas pelos profissionais de registro.

Veja na imagem abaixo uma planta que eu mesmo produzi após realizar o levantamento do perímetro de um imóvel rural.

No caso, esta é uma das diferentes plantas que eu ensino a produzir no Curso de Confecção de Plantas Para Topografia Cadastral.

 

Caso deseje conhecer melhor o mesmo é só clicar neste link.

Já nesta segunda imagem, você pode ver um modelo de memorial descritivo.

Vídeo a respeito do assunto.

Lembrando que eu possuo uma série de cursos e de livros práticos. Se você que MERGULHAR FUNDO e aprender com exemplos práticos, acesse este link e conheça os mesmos.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

Sair da versão mobile