Generalização Cartográfica?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Generalização cartográfica, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • O que é a generalização cartográfica;
  • Qual o impacto da mesma na produção de cartas, plantas e mapas;
  • Qual o erro cometido pelos profissionais que faz com que as cartas e mapas tenham generalização cartográfica;
  • E muito mais.

Vou abrir meu baú do tesouro. Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

O que é a generalização cartográfica

generalização cartográfica e produtos cartográficos

Fonte da imagem:

De acordo com Taura e outros autores, na produção de cartas e mapas, a generalização cartográfica é um procedimento utilizado para preservar a comunicação cartográfica em representações produzidas por derivação de cartas já existentes.

A mesma consiste de um conjunto de operações responsáveis pelo restabelecimento das condições de comunicação que os dados cartográficos perderam pelo fato de haver redução de escala.

De acordo com Alge e Goodchild, devido à redução de escala, o cartógrafo:

  • Seleciona, classifica e padroniza;
  • Executa simplificações e combinações intelectuais e gráficas;
  • Enfatiza, aumenta e reduz ou elimina feições representadas num mapa.

Isso é feito quase sempre de modo predominantemente intuitivo e criativo.

A generalização cartográfica leva em conta uma certa hierarquia de importância para selecionar apenas determinados objetos de interesse. isso ao mesmo tempo que são feitas simplificações de forma e estrutura.

Embora muitos cartógrafos tenham tentado analisar os processos fundamentais que servem de base à generalização cartográfica, pouco se
conseguiu em termos de um conjunto consistente de regras que indiquem o que fazer em cada caso.

É interessante notar quão atual continua sendo o prognóstico de Robinson (1960) de que generalização cartográfica provavelmente permaneceria como um processo essencialmente criativo, sempre pronto a desafiar a tendência moderna de padronização que parece reduzir-se a nada mais que um simples produto de avanços meramente técnicos.

 

Exemplo prático de generalização cartográfica

Olhe novamente para a imagem do início deste artigo.

exemplo prático de generalização cartográfica

 

No caso, na mesma a linha vermelha foi obtida a partir de um arquivo kml oriundo da vetorização de uma carta topográfica que possuía uma escala de 1:25.000.

Já a linha branca é uma feição nativa do Google Earth.

Perceba que ao utilizar uma escala de 1:25.000, a carta topográfica possui simplificações de formas e estruturas.

Um leigo no assunto, ao olhar para a imagem acima, acreditaria que a linha vermelha está errada.

Porém, a mesma está certa. O que está errado é a utilização de dados que foram obtidos com um fator de escala maior em um projeto que possui maior detalhamento do terreno.

 

O impacto da generalização cartográfica na produção de cartas, plantas e mapas

generalização cartográfica na produção de plantas e mapas

Fonte da imagem: https://slideplayer.com.br/slide/334296/

Para entender qual é o impacto da generalização cartográfica na produção de cartas, plantas e mapas, precisamos entender o que é uma carta, uma planta e um mapa.

 

Generalização cartográfica – O que são cartas cartográficas

cartas cartográficas imoplan

 

A NBR 13.133 é a norma técnica que traz os diferentes conceitos topográficos, sendo que no que se refere a cartas cartográficas, a mesma trás a seguinte definição para mapa, sendo que entre parênteses coloca o termo (carta).

Representação gráfica sobre uma superfície plana, dos detalhes físicos, naturais e artificiais, de parte ou de toda a superfície terrestre – mediante símbolos ou convenções e meios de orientação indicados, que permitem a avaliação das distâncias, a orientação das direções e a localização geográfica de pontos, áreas e detalhes -, podendo ser subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecido um plano nacional ou internacional.

A mesma ainda complementa que:

Esta representação em escalas médias e pequenas leva em consideração a curvatura da Terra, dentro da mais rigorosa localização possível relacionada a um sistema de referência de coordenadas.

A carta também pode constituir-se numa representação sucinta de detalhes terrestres, destacando, omitindo ou generalizando certos detalhes para satisfazer requisitos específicos.

A classe de informações, que uma carta, ou mapa, se propõe a fornecer, é indicada, freqüentemente, sob a forma adjetiva, para diferenciação de outros tipos, como, por exemplo, carta aeronáutica, carta náutica, mapa de comunicação, mapa geológico.

Ou seja, cartas cartográficas e mapas são exatamente a mesma coisa. Tanto que a NBR 13.133 ainda trás a seguinte nota:

Nota: Os ingleses e americanos dão preferência ao termo mapa, enquanto os franceses e demais países de origem latina ao termo carta.

O que é uma planta topográfica

planta topográfica

 

A planta topográfica é uma das peças técnicas que devem serem apresentadas ao registro de imóveis, juntamente com o memorial descritivo e a ART.

A NBR 13.133 trás a seguinte definição para planta:

Representação gráfica de uma parte limitada da superfície terrestre, sobre um plano horizontal local, em escalas maiores que 1:10000, para fins específicos, na qual não se considera a curvatura da Terra.

Perceba que de acordo com a NBR 13.133, uma planta é uma representação gráfica de uma parte limitada da superfície. Ou seja, possui uma escala grande, servindo desta maneira para a representação das características de uma área.

Na topografia cadastral a planta topográfica é utilizada para:

Porém, a planta topográfica também serve para para a representação de diferentes elementos cadastrais, podendo representar graficamente todas as características de uma área, incluindo:

Ou seja, uma planta deve obrigatoriamente possuir uma escala grande. Isso porque a mesma deve representar determinada porção da superfície terrestre de maneira detalhada.

 

Produção de plantas, mapas e a generalização cartográfica

produção de plantas, mapas e a generalização cartográfica

Perceba que no que se refere a produção de plantas e mapas, sempre haverá generalização cartográfica.

Isso porque é impossível representar o universo do mundo real no universo do mundo computacional de maneira fidedigna.

Porém, as plantas topográficas ao utilizarem escalas maiores do que 1:10.000, normalmente possibilitam a representação da superfície topográfica de uma maneira mais detalhada.

Já as cartas e mapas, ao utilizarem fatores de escala maiores, acabam tendo uma maior generalização cartográfica dos dados.

Naturalmente, quanto maior o fator de escala, maior será a generalização.

 

Generalização cartográfica – Não cometa este erro

erro na generalização cartográfica

Fonte da imagem: https://slideplayer.com.br/slide/334296/

Um erro que muitos profissionais cometem é não cuidarem a escala dos dados na produção de plantas e mapas.

Isso faz com que os mesmos acabem cometendo o gravíssimo erro das plantas e mapas produzidos terem dados com generalização cartográfica.

Perceba que os softwares de edição e tratamento de dados aceitam todo e qualquer dado que você importar para os mesmos.

É você que como analista em Geotecnologias, deve utilizar os dados certos na produção de produtos cartográficos.

Desta maneira, se você está produzindo um mapa de uso do solo na escala de 1:15.000, não tem como utilizar curvas de níveis obtidas a partir de uma carta oriunda do mapeamento sistemático nacional cuja escala é de 1:25.000.

Perceba que se você fizer isso, seu mapa possuirá generalização cartográfica.

Algo que já me aconteceu várias vezes é de um profissional da área entrar em contato comigo querendo saber se poderia utilizar dados obtidos na internet para a produção de plantas e mapas.

Diante disso, eu precisar dar toda uma aula para o mesmo, explicando que até existem dados disponíveis na internet.

Porém, que os mesmos normalmente possuem um fator de escala grande. Ou seja, não tem como serem utilizados na produção de planta e mapas cuja escala é maior.

Logo, tome cuidado quanto a isso, lembre-se da máxima, se entra lixo, sai lixo.

Para aplicações nas quais a escala precisa ser grande, você precisará ir a campo obter os dados necessários.

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.