Aerofotogramétrica?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Aerofotogramétrica, você acabou de encontrar um artigo definitivo a respeito do tema. Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • O que é a fotogrametria;
  • Qual a origem da mesma;
  • Suas aplicações;
  • Vantagens;
  • A revolução que os drones estão causando na fotogrametria e;
  • Cuidados que você deve ter ao utilizar drones.

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

Aerofotogramétrica – O que é a fotogrametria

aerofotogramétrica - O que é a fotogrametria

A fotogrametria se baseia na utilização da ciência do sensoriamento remoto para obtenção de imagens de uma região de interesse.

Posteriormente, a ciência da fotogrametria através da utilização de uma série de processos, faz a correção dos erros inerentes ao processo de obtenção das imagens e a ortorretificação das mesmas.

A partir do ortomosaico gerado é possível produzir-se a planta aerofotogramétrica, mapas e modelos digitais do terreno.

Na realidade, inicialmente a fotogrametria era uma atividade desenvolvida por poucas empresas. Isso porque a mesma necessitava de aviões e equipamentos caros.

Porém, os drones surgiram e revolucionaram a obtenção de dados ao possibilitarem o mapeamento de centenas de hectares em poucas horas e por um valor baixo.

 

Aerofotogramétrica – origem da fotogrametria?

A fotogrametria é uma ciência que possui como objetivo o mapeamento e a produção de mapas e cartas topográficas de áreas de interesse. A mesma obtém informações dos alvos através do registro, medição e interpretação de imagens.

A mesma teve sua origem na França, no ano de 1849. Isso porque nesta data notou-se a viabilidade do uso da fotografia para o mapeamento topográfico.

Provavelmente quando ouve a palavra fotogrametria você logo pensa em aviões e drones. Porém, inicialmente a mesma era feita de forma terrestre simples.

Desta maneira, ao propositalmente manter-se uma sobreposição no entorno de 60% entre uma foto e a seguinte, cria-se estereogramas através dos quais é possível visualizar-se a área mapeada em 3D através da utilização da estereoscopia.

O passo seguinte foi levar a fotogrametria para o céu, através da utilização de balões. E finalmente, no ano de 1913, com a invenção do avião, foram feitas as primeiras fotografias aéreas para o mapeamento.

 

Aplicações da fotogrametria

aplicações da fotogrametria

A fotogrametria pode ser utilizada em diferentes aplicações. Como exemplos temos:

  • Projetos de estradas;
  • Arqueologia;
  • Automação de processos industriais;
  • Mapeamento;
  • Geração de modelos digitais de terreno e de elevação;
  • Produção de planta aerofotogramétrica;
  • Planejamento de superfícies;
  • Realidade aumentada;
  • Identificação de objetos presentes na superfície física;
  • Robótica;
  • Entre outras aplicações.

 

Vantagens da fotogrametria

aerofotogramétrica - Vantagens da fotogrametria

A principal vantagem da fotogrametria é que ao utilizar o sensoriamento remoto o objeto a ser medido não precisa ser tocado. Com isso, a obtenção de informações da área de interesse é feita de maneira rápida.

Uma segunda grande vantagem é a grande quantidade de informações obtidas. Isso porque enquanto que com a utilização da topografia clássica ou até mesmo moderna e do posicionamento pelo GNSS, costumasse obter-se apenas dezenas ou na melhor das hipóteses (e com muito trabalho) centenas de pontos de uma área de interesse.

Com o uso da fotogrametria é possível obter-se milhares de pontos. Isso sem falar que a mesma possibilita o armazenamento de informações quantitativas, semânticas, geométricas e a medição de movimentos e deformações.

A mesma também possibilita o aumento da precisão de acordo com as necessidades do projeto.

Aerofotogramétrica – A revolução que os drones estão causando na fotogrametria

fotogrametria com drone

A popularização dos drones está simplesmente revolucionando a fotogrametria. Isso porque a utilização de drones na fotogrametria possibilita a obtenção de dados de forma rápida, barata, simples e autônoma.

Isso sem falar que os drones são equipamentos modernos, possuem uma alta tecnologia, design prático e, principalmente, um custo acessível para as empresas.

A fotogrametria convencional devido a seu alto custo quando comparada a utilização de drones, está sendo a cada dia menos utilizada.

 

Aerofotogramétrica – Cuidados que você deve ter ao utilizar drones

Naturalmente, nem tudo são flores. Quando se fala na utilização de drones, existem alguns serviços os quais, haja vista as especificidades dos drones e da fotogrametria, não é possível prestar-se.

Por exemplo, no georreferenciamento de imóveis rurais não é possível utilizar-se drones para a obtenção de dados de pontos do tipo M e em locais que possuam vegetação, de certa maneira que o solo não esteja visível.

 

Produtos oriundos dos mapeamentos aerofotogramétricos com drone

aerofotogramétrica - produtos oriundos dos mapeamentos aerofotogramétricos

Os principais produtos oriundos da realização de mapeamentos aerofotogramétricos são:

Neste artigo eu explico o que é cada um destes diferentes produtos fotogramétricos.

 

Continue aprendendo a respeito da fotogrametria com drones

aerofotogramétrica - fotogrametria com drones

Aqui no blog eu possuo uma série de outros artigos a repeito do tema. Seguem os links de acesso a 3 deles:

> Levantamento planialtimétrico com drone…

> Mapeamento com drone – Conheça as 7 etapas…

> Drone topografia: aprenda a comprar o seu…

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Domine a Operação de Drones Através de um Livro Formado Por Exemplos Práticos e Estudos de Caso

livro drone topografia

A 1 clique de distância de você encontra-se um livro com os Conhecimentos Que Você Precisa Para Operar Drones Com Grande Velocidade e Com Segurança!

O mesmo é formado por 9 capítulos estrategicamente estruturados.

Se você quer (ou precisa) dominar a operação de drones, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro e os 3 bônus que você ganhará juntamente com o mesmo é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.