Projeção conforme: O guia definitivo a respeito!

Publicado por Adenilson Giovanini em

Na projeção conforme a escala em cada ponto, é independente da direção considerada. Como consequência a mesma não apresenta deformação dos ângulos em torno de qualquer ponto.

A mesma também não deforma pequenos objetos.

Na realidade, o termo conforme é falacioso, uma vez que o mesmo induz no erro de pensar que as projeções conformes conservam a forma de todos os objetos geográficos.

Saiba que não existe nenhuma projeção cartográfica que goze dessa propriedade. Isso porque é impossível planificar-se uma superfície esférica sem que exista deformações.

Isto quer dizer que, necessariamente, a escala de qualquer projeção (e, portanto, dos mapas que a utilizam) varia de lugar para lugar.

Ou seja, uma projeção que é conforme, mantém os ângulos retos e corretos em um plano e por isso distorce as terras emersas.

Veja abaixo um exemplo deste tipo de projeção.

projeção conforme e não conforme

Note que na mesma os ângulos retos que marcam as divisas entre alguns estados americanos são mantidos, enquanto que na projeção não-conforme, isso não ocorre.

 

Os diferentes tipos de projeções existentes

projeções cartográficas - o guia definitivo

Na realidade, é importante que você saiba que ao se projetar os dados sempre existirão distorções, de certa maneira que existe toda uma série de critérios que são levados em consideração.

Na imagem abaixo você pode visualizar os mesmos.

projeções cartográficas - tabela

Perceba que a projeção conforme nada mais é do que uma maneira de classificar as projeções quanto as propriedades preservadas.

Além da mesma, quanto as propriedades preservadas, as projeções podem serem classificadas em:

  • Equidistantes;
  • Equivalentes e;
  • Afiláticas.

Veja abaixo uma comparação com 2 mapas, onde apenas um dos mesmos possui projeção equivalente.

Projeção equivalente

 

Note que Espanha e Camarões têm quase o mesmo tamanho na projeção equivalente, assim como na realidade, embora tenham suas formas deformadas, enquanto que a Espanha se apresenta em área bem maior na projeção não-equivalente.

São exemplos de projeções equivalentes as projeções de Peters, de Lambert e de Behrmann.

Projeção de peters

 

Já na imagem abaixo você pode ver um exemplo de projeção equidistante.

exemplo de projeção equidistante

Qualquer linha traçada de Roma (Itália) ou Luoyang (China) para qualquer outro local do mapa trata a distância real proporcionalmente à escala.

Já na próxima imagem você pode ver um exemplo de projeção afilática.

Projeção afilática

 

No caso, as projeções afiláticas não respeitam nenhuma das variáveis apresentadas. Não conservam formas, áreas ou distâncias.

 

Projeção conforme – As mais conhecidas

Projeções cartográficas - o problema da projeção dos dados

A mais conhecida das projeções conformes é a projeção de Mercator, apresentada em 1569 pelo cartógrafo flamengo Gerardus Mercator, para uso da navegação marítima.

Outras projeções conforme muito utilizadas são a projeção estereográfica e a projeção cônica conforme de Lambert.

Vamos conhecer melhor cada uma delas

 

Projeção de Mercator

projeção utm com área de polos

A Projeção de Mercator foi apresentada pelo cartógrafo Gerhard Mercator em 1569. A mesma é uma projeção cilíndrica, sendo que os paralelos (linhas retas horizontais) e meridianos (linhas retas verticais) cruzam-se em ângulos retos.

Devido ao método de projeção utilizado (cilíndrica), na projeção UTM, a superfície sofre deformação no sentido leste-oeste e os polos apresentam-se exagerados.

A grande vantagem da utilização da mesma é que diferentemente dos demais métodos de projeção existentes, a projeção UTM preserva ângulos e deformação menos de 0,5% as áreas.

Estas características tornaram a mesma o método de projeção mais conhecido e utilizado pelos profissionais que trabalham com geotecnologias.

Porém, cuidado, dependendo da aplicação a projeção UTM não é a mais adequada, tornando-se essencial que você conheça os demais métodos de projeção de dados existentes.

 

Projeção estereográfica

projeção estereográfica

projeção estereográfica animaçãostereographic projection A projeção estereográfica é um tipo de projeção em que a superfície de uma esfera é representada sobre um plano tangente a ela, utilizando-se como origem um ponto diametralmente oposto ao ponto de tangência daquele plano com a esfera.

 

Projeção cônica conforme de Lambert

Projeção cônica conforme de lambert

Projeção cônica conforme de Lambert ou projeção cônica de Lambert é uma projeção cônica e conforme desenvolvida pelo matemático Johann Heinrich Lambert em 1772, e que permaneceu desconhecida (como uma projeção associada a Lambert) por mais de um século, sendo desenvolvida independentemente por Harding, Herschell e Boole no século XIX.

Esta é a projeção oficial na Bélgica e na Estônia, assim como nas cartas que cobrem toda a Europa em escalas iguais ou inferiores a 1.500.000 m. A Agência Europeia do Ambiente não recomenda seu uso para mapas com escalas maiores que 1.500.000 m.

 

Continue seus estudos sobre Métodos de projeção

projeção policônica

Aqui no blog, eu possuo centenas de artigos sobre Cartografia e geotecnologias. Separei mais alguns que abordam diferentes métodos de projeção de dados para você continuar seus estudos.

> Projeção de Lambert: o que é e características…

> Projeção UTM: o que é, características e aplicações…

> Projeção Cartográfica: classificação e aplicações…

> Fator K da Projeção UTM: o que é e qual o seu impacto…

> Projeção Azimutal: características e aplicações…

> Projeção cilíndrica: o que é suas classificações…

Também possuo uma playlist no youtube na qual passo dicas geniais de Geoprocessamento.

A mesma se chama minicurso ArcGIS, porém, somente em 2 ou 3 aulas que abordo procedimentos no ArcGIS. No geral, passo conhecimentos de Geoprocessamento que servirão para você, pouco importa o software que você utiliza.

Clique neste link para acessar a mesma.

Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 

Categorias: ArcGIS

Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Possui mais de 960 artigos em seu blog e mais de 520 vídeos em seu canal no youtube. Também é o autor do livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática, que desde que foi lançado é o livro mais vendido do pais sobre o assunto.

121 Planilhas, templates, Lisps e Modelos de Peças Técnicas Que Todo Agrimensor Deveria Ter!

Baixe-os agora, Aumente Sua Produtividade e Melhores a Qualidade das Plantas Que Você Produz!