Projeção cilíndrica: o que é suas classificações

Publicado por Adenilson Giovanini em

A projeção cilíndrica é a projeção cartográfica na qual o Elipsoide é projetado sobre um cilindro tangente ou secante.

Na caso, tangente significa que o cilindro toca o elipsoide em apenas 1 ponto e tangente significa que o cilindro toca o elipsoide em 2 ou mais pontos.

A mesma também pode ser classificada quanto a posição em relação ao elipsoide. Podendo ser:

  • Normal;
  • Transversa ou;
  • Obliqua.

Veja os detalhes na imagem abaixo.

Projeção cilindrica

 

A titulo de curiosidade, as palavras gnomônica, estereográfica e ortográfica na imagem acima significam:

 

Projeção cilíndrica – Projeção gnomônica

Projeção gnomônica

Que a projeção do elipsoide é a partir do centro do mesmo.

Veja na imagem abaixo um exemplo de projeção gnomônica.

Exemplo de projeção gnomônica

 

Projeção estereográfica

projeção estereográfica

estereográfica animação

stereographic projection

A projeção estereográfica é um tipo de projeção em que a superfície de uma esfera é representada sobre um plano tangente a ela, utilizando-se como origem um ponto diametralmente oposto ao ponto de tangência daquele plano com a esfera.

 

Projeção cilíndrica – Projeção ortográfica

projeção ortográfica

A projeção ortográfica é uma forma de representar graficamente objetos tridimensionais em superfícies planas, de modo a transmitir suas características com precisão e demonstrar sua verdadeira grandeza.

 

Exemplos de projeção cilíndrica

exemplos de projeção cilindrica

 

Como exemplos de projeções cilíndricas temos:

  • Projeção cilíndrica equidistante;
  • Projeção de Mercator;
  • Projeção cilíndrica de Lambert;
  • Projeção de Gall-Peters e;
  • Universal Transversa de Mercator.

 

Projeção cilíndrica equidistante

projeção cilindrica equidistante

 

A projeção cilíndrica equidistante é uma projeção cartográfica cilíndrica muito simples, cuja invenção se atribui a Marinus de Tiro.

Devido a distorção produzida por esta projeção, a mesma não pode ser utilizada em mapas de navegação ou plantas cadastrais, mas é habitualmente usada em mapas temáticos.

 

Projeção de Mercator

mercator

A projeção de Mercator é um tipo de projeção cilíndrica na qual os meridianos são planificados na forma de linhas retas paralelas verticais que são horizontalmente equidistantes.

Os paralelos por outro lado, são planificados na forma de linhas retas paralelas horizontais, de modo que a distância vertical entre dois paralelos sucessivos é tanto menor quanto mais próximos esses paralelos estiverem da linha do equador.

Essa projeção foi pela primeira vez apresentada em 1569, pelo cosmógrafo e cartógrafo flamengo Gerhard Kramer (em latim: Gerardus Mercator) através de um grande planisfério que media 250 cm x 128 cm e era constituído por dezoito folhas xilografadas separadamente.

 

Projeção cilíndrica de Lambert

cilindrica de lambert

 

A projeção cilíndrica equivalente de Lambert ou projeção cilíndrica de Lambert é uma projeção cilíndrica e equivalente desenvolvida pelo matemático Johann Heinrich Lambert em 1772.

 

Projeção de Gall-Peters

gall peters

A Projeção Peters é um tipo de projeção cartográfica cilíndrica e equivalente. As retas perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas têm intervalos menores, o que resulta numa reprodução fiel das áreas dos continentes à custa de uma maior deformação do formato deles.

Esta projeção foi originalmente proposta por James Gall em 1885, mas foi largamente ignorada e retomada apenas em 1973 pelo historiador alemão Arno Peters.

Sua criação suscitou debates acalorados entre os cartógrafos, devido às implicações políticas de suas características.

A projeção de Gall-Peters é dita “terceiro-mundista”, por dar um realce maior às nações que historicamente compõem a parte mais pobre do mundo. Tanto que Arno Peters batizou a projeção de “mapa para um mundo mais solidário”.

Embora conserve a mesma distorção em longitude, os países situados em altas latitudes são relegados a um segundo plano, ao contrário da projeção de Mercator.

A maior diferença da projeção de Gall-Peters para a representação de Mercator é o achatamento do continente europeu e alongamento do continente africano.

 

Projeção Universal Transversa de Mercator

Projeção UTM

 

A projeção Universal Transversa de Mercator (UTM) utiliza um sistema de coordenadas cartesianas bidimensional para dar localizações na superfície da Terra.

O sistema UTM não é uma simples projeção de mapa. Em vez disso, ele divide a Terra em sessenta zonas, cada uma das mesmas com seis graus de longitude, utilizando a projeção de mercator transversa secante em cada zona.

O Sistema Universal Transverso de Mercator (UTM) é baseado na projeção cilíndrica transversa proposta nos Estados Unidos em 1950 com o objetivo de abranger todas as longitudes.

 

Continue seus estudos sobre Cartografia

projeção policônica

Aqui no blog, eu possuo centenas de artigos sobre Cartografia e geotecnologias. Separei mais alguns que abordam diferentes métodos de projeção de dados para você continuar seus estudos.

> Projeção de Lambert: o que é e características…

> Projeção UTM: o que é, características e aplicações…

> Projeção Cartográfica: classificação e aplicações…

> Fator K da Projeção UTM: o que é e qual o seu impacto…

> Projeção Azimutal: características e aplicações…

Também possuo uma playlist no youtube na qual passo dicas geniais de Geoprocessamento.

A mesma se chama minicurso ArcGIS, porém, somente em 2 ou 3 aulas que abordo procedimentos no ArcGIS. No geral, são conhecimentos de Geoprocessamento como um todo.

Clique neste link para acessar a mesma.

Além disso, eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.