O que é a superfície topográfica, como é feito o mapeamento da mesma e como ela é representada na topografia. Isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.
O que é a superfície topográfica
A superfície topográfica nada mais é do que o relevo natural do nosso planeta. Ou seja, as formas da camada externa do nosso planeta.
Como é feito o mapeamento da superfície topográfica
A Topografia utiliza o plano topográfico para fazer a abstração dos dados da superfície topográfica (universo do mundo real) para o universo do mundo computacional.
A mesma é dividida em topometria e topologia.
A topologia cuida do estudo das formas do relevo terrestre e das leis de sua formação, constituindo a parte artística da Topografia.
A topometria é a ciência que se preocupa com o processo de abstração de dados, utilizando para isso medições lineares e ângulares.
A mesma é dividida em:
A planimetria, através do levantamento planimétrico, é responsável pela medição de ângulos e distâncias no plano horizontal, de modo a definir a posição dos pontos no terreno, como se todos estivessem no mesmo plano horizontal.
Já a altimetria, através do levantamento altimétrico, cuida da determinação das alturas dos pontos topográficos em relação a um plano de referência, através de medidas no plano vertical.
Desta forma, a mesma faz a determinação da coordenada Z de cada ponto.
Da união da planimetria com a altimetria, temos a planialtimetria, que consiste no mapeamento planimétrico e altimétrico da superfície terrestre (levantamento planialtimétrico) utilizado coordenadas planoretangulares.
Representação da superfície topográfica
Uma vez que os dados tenham sido abstraídos do universo do mundo real para o universo do mundo computacional, os mesmos precisam ser representados.
Este processo pode ser feito em:
- Um software de tratamento de dados, como é o caso do AutoCAD;
- Um software de processamento de dados Geoespaciais. Como exemplos temos QGIS e ArcGIS e;
- Um software topográfico.
Dependendo do tipo de levantamento topográfico realizado e do objetivo do mesmo, nós teremos como resultado final determinado produto topográfico.
No caso de um levantamento topográfico planimétrico, teremos a planta planimétrica.
No caso do levantamento altimétrico, teremos planilhas com as cotas.
Já no caso de levantamentos topográficos planialtimétricos, 2 diferentes produtos podem ser gerados:
A principal diferença entre um levantamento planimétrico e de um levantamento planialtimétrico é que um levantamento planiatimétrico possui as curvas de níveis da área mapeada.
O que são curvas de níveis
Curva de nível (ou isoipa) é o nome usado para designar uma linha imaginária que agrupa pontos que possuem mesma altitude. As mesmas são a maneira mais eficiente existente de se representar as irregularidades da superfície terrestre (relevo).
Neste artigo eu abordo de maneira mais detalhada esta temática.
Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.
Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.
Clique neste link e conheça melhor o mesmo.
Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏
Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos
Você quer dominar a Topografia Cadastral?
Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.
O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:
Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo: