Sistema de Posicionamento Global Aplicações?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Sistema de posicionamento global aplicações, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • O que é o sistema de posicionamento global;
  • Como o mesmo funciona e;
  • Quais são as principais aplicações civis, técnicas e militares do mesmo.

Vou abrir meu baú do tesouro. Leia este artigo até o final porque você obterá conhecimentos geniais.

Sistema de posicionamento global aplicações – O que é o sistema de posicionamento global?

sistema de posicionamento global aplicações

O sistema de posicionamento global é uma tecnologia que inicialmente foi desenvolvida para uso militar e que posteriormente foi disponibilizada para o uso civil.

O mesmo se baseia na utilização das ciências da Cartografia, da Geodésia e do Posicionamento pelo GNSS, possibilitando o posicionamento em tempo real ou pós processado.

Também é possível realizar-se o posicionamento absoluto. Ou seja, com a utilização de um único receptor. Ou o posicionamento relativo, onde que utiliza-se 2 ou mais receptores.

Neste artigo eu mostro de maneira detalhada quais são as frequências de rádio utilizadas e como uma posição é determinada.

 

Segmentos que formam o sistema de posicionamento global

segmentos que formam o sistema de posicionamento global

O mesmo é mais conhecido pela sigla GPS (global positioning system), sendo formado por três segmentos. São eles:

  • Segmento espacial;
  • Segmento de controle e;
  • Segmento de utilizadores.

O segmento espacial é composto por uma série de satélites, sendo que para que o mesmo esteja operacional, o departamento de defesa dos estados unidos precisa manter pelo menos 24 satélites ativos, sendo que os mesmos estão distribuídos em seis planos orbitais diferentes.

Na realidade, normalmente o departamento de defesa dos estados unidos mantém pelo menos 27 ou 28 satélites em órbita. Com isso, caso algum apresente problema, o mesmo simplesmente ativa outro satélite.

O segmento de controle, por sua vez, é responsável pelo gerenciamento do sistemas espacial, garantindo que o mesmo esteja funcionando corretamente 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Já o último dos 3 segmentos é o segmento de usuários, que é formado pelas pessoas, empresas e órgãos governamentais que utilizam a tecnologia GPS no seu dia a dia.

 

Sistema de posicionamento global aplicações

sistema de posicionamento global aplicações

No que se refere ao sistema de posicionamento global aplicações, o mesmo causou uma verdadeira revolução na maneira como o ser humano vive e se comporta.

Isso porque o sistema de posicionamento global é utilizado todos os dias por praticamente todas as pessoas. Isso muitas vezes, sem que as mesmas nem mesmo percebam.

O sistema de posicionamento global aplicações pode ser dividido em 3 grupos:

  • Aplicações civis;
  • Aplicações técnicas e;
  • Aplicações militares.

Vamos ver de maneira mais detalhada as mesmas.

 

Sistema de posicionamento global aplicações civis

No que se refere ao sistema de posicionamento global aplicações, os usuários civis são o maior grupo de usuários dos Sistemas GNSS, sendo que os mesmos se beneficiam todos os dias da existência deste sistema.

Isso é possível devido ao sinal de navegação, sinal este que é disponibilizado gratuitamente. Vamos entender melhor este sinal.

 

Como o sinal de navegação revolucionou a maneira como vivemos e nos comportamos

como o sinal de navegação revolucionou a maneira como vivemos e nos comportamos

O sinal de de navegação é constituído de certa forma que possibilita a determinação de posições em qualquer lugar da terra a qualquer hora do dia e da noite.

Naturalmente, para que isso fosse possível, decisões precisaram ser tomadas, sendo que optou-se pela utilização da seguinte configuração:

  • Código C/A, que por possuir um comprimento de onda grande, consegue facilmente contornar obstáculos;
  • Efemérides transmitidas, o que torna possível a determinação de posições em tempo real e;
  • Pseudodistância.

Devido a a utilização destes parâmetros, a acurácia do sinal de navegação fica no entorno dos 3 metros, o que é ruim para o uso técnico, porém serve para o uso civil.

Isso fez com que o sinal de navegação causasse uma ruptura no modo em que as pessoas vivem e se comportam.

 

Sistema de posicionamento global – Algumas aplicações civis

sistema de posicionamento global - Algumas aplicações civis

No que se refere ao sistema de posicionamento global aplicações, seguem algumas das principais aplicações civis do mesmo:

Deslocamento: através da utilização de aplicativos como Waze é possível ver como o transito está, o que possibilita que as pessoas se desviem de congestionamentos, economizando tempo e dinheiro.

No que se refere ao deslocamento, a utilização de aplicativos como Uber e 99, tornou o deslocamento urbano mais seguro, ágil e barato. Isso porque acaba sendo mais barato viajar de aplicativo do que ter o próprio carro.

Barcos e aviões também utilizam o sistema de posicionamento para se deslocar, o que evita acidentes, trazendo muito mais segurança.

Segurança: através de aplicativos, como o WhatsAPP possível compartilhar a localização com outras pessoas, o que possibilita que as pessoas tenham muito mais segurança no dia a dia.

As empresas de seguro, transportadoras e empresas de logística, através da utilização do sinal de navegação conseguem monitorar seus veículos, conseguindo agir rapidamente caso um veiculo saia da rota pré programada.

Namoro: a utilização de aplicativos de namoro, como, por exemplo, o Tinder, revolucionou a maneira como as pessoas namoram.

Perceba que como disse, quando se fala em sistema de posicionamento global aplicações, o sinal de navegação, revolucionou a maneira como as pessoas vivem e se comportam, sendo que o mesmo trouxe muito mais segurança e conforto.

 

Sistema de posicionamento global aplicações técnicas

sistema de posicionamento global aplicações técnicas

No que se refere ao sistema de posicionamento global aplicações técnicas, as aplicações são as mais variadas possíveis.

Os maiores benefício obtidos até o momento, acredito que sejam:

Na topografia cadastral rural, o Georreferenciamento de Imóveis Rurais está impedindo a grilagem de terras, garantindo assim o direito a propriedade.

No Licenciamento Ambiental, o Cadastro Ambiental Rural, possibilita o mapeamento dos usos do solo e a criação de áreas de proteção. Áreas estas georreferenciadas e geoespacializadas no SICAR.

Também temos o cadastro técnico multifinalitário, cuja utilização se barateou bastante nos últimos anos, devido a utilização do posicionamento pelo GNSS e da fotogrametria.

 

Sistema de posicionamento global aplicações militares

sistema de posicionamento global aplicações militares

Na área militar, o sistema de posicionamento global também causou uma verdadeira revolução, de certa maneira que hoje em dia até mesmo drones são utilizados.

Perceba que o sistema de posicionamento global revolucionou o modo como vivemos e nos comportamos, de certa maneira que nos tornamos dependentes do mesmo.

Mesmo sem perceber, praticamente todas as pessoas utilizam o mesmo todos os dias.

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

Categorias: ArcGIS

Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.