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Preço de Georreferenciamento: Aprenda a Calcular

Preço de georreferenciamento, você acabou de encontrar um artigo definitivo sobre o tema.

Com a leitura do mesmo, você aprenderá a calcular o preço que deve cobrar pela prestação de um serviços de georreferenciamento em 4 simples etapas.

Com isso, terá muito mais segurança ao precificar os serviços que presta.

Veja um breve resumo do conteúdo do artigo:

Prossiga a leitura atentamente.

 

Preço de georreferenciamento – Você comete este erro?

No que se refere ao preço de georreferenciamento, muitos profissionais estão cometendo um amargo e doloroso erro.

Detalhe, amargo e doloroso para o órgão mas sensível de um ser humano.

Que órgão é este?

Simples o bolso.

Isso mesmo, alerta, muitos profissionais estão se baseando unicamente no preço de mercado para precificarem seus serviços e isso está fazendo com que os mesmos percam muito tempo e muito dinheiro.

Isso sem falar de todo o receio, medo e insegurança gerado pelo fato de não saberem se estão tendo lucro ou prejuízo na prestação de serviços de georreferenciamento.

Perceba que seria fácil e cômodo para mim, colocar um tabela com o preço de georreferenciamento. Ou ainda, informar que o preço médio parte de R$ 1.800,00 reais.

Preço este, no caso, para um serviço de georreferenciamento de uma propriedade de pequeno porte para um processo de usucapião extrajudicial.

Porém, o problema é que ao fazer isso, eu estaria induzindo você ao erro. Isso porque os preços variam de um estado para o outro e, até mesmo, entre as regiões de um estado.

Professor Adenilson, então eu preciso levar em consideração o preço de georreferenciamento cobrado na minha região de atuação?

Exatamente. Porém, como disse, muitos profissionais cometem o erro de se basearem apenas no preço de mercado.

Com isso, os mesmos não possuem nem uma ideia de quais são os custos que estão tendo na prestação de serviços de topografia e georreferenciamento.

Também não fazem nenhuma ideia se estão lucrando ou tendo prejuízo na prestação de serviços.

Ou seja, agem de boa-fé, acreditando que o mercado se auto regula, acreditando que após a prestação do serviço, terão uma boa margem de lucros.

Com isso, ficam completamente reféns de seus concorrentes e do mercado.

Sem mais milongas, vou abrir meu baú do tesouro e mostrar para você as exatas 4 etapas da precificação de serviços de topografia. São elas:

 

Preço de georreferenciamento – Etapa 1 – Se informe a respeito da área que será mapeada

A primeira etapa do cálculo do preço de georreferenciamento consiste em você conhecer detalhadamente as características da área que será mapeada.

Converse com seu cliente e descubra as diferentes informações necessárias. Com base nessas informações e na sua expertise, você conseguirá identificar:

Uma vez que você obteve estas informações, conseguirá calcular as diferentes despesas fixas e variáveis envolvidas na prestação do serviço, chegando em um preço justo e rentável para a prestação do mesmo.

 

Preço de georreferenciamento – Leve em consideração as especificidades do serviço

Na realidade, cada serviço possui suas próprias especificidades.

Por exemplo, se pegarmos 2 propriedades que tenham 25 ha, a primeira pode estar a uma distância de 25 Km da sede de sua empresa e ter apenas 4 mudanças de ângulo.

Já a segunda propriedade, pode estar a 200 km da sede de sua empresa e ter 13 mudanças de ângulo. Perceba que não tem como você cobrar o mesmo valor para ambos os serviços.

Como disse, cada serviço possui suas especificidades, sendo aconselhável que você tenha um valor de base e acrescente taxas extras conforme as especificidades do serviço que irá prestar.

Como exemplos de especificidades que precisam ser levadas em consideração temos:

Por exemplo, uma coisa é você fazer o mapeamento de uma propriedade que tenha 200 ha e apenas 300 metros de limite do tipo córrego.

Algo completamente diferente é você fazer o mapeamento de uma propriedade que tenha 200 ha, a qual tenha 70% de seu perímetro formado por córregos.

Perceba que o mapeamento da segunda propriedade exigirá uma quantidade absurdamente maior de trabalho.

Enfim, como disse, são vários os fatores que você precisa levar em consideração, de certa maneira, que você precisa analisar as especificidades do serviço, computando as mesmas no preço final.

Naturalmente, para conseguir identificar estas especificidades, você precisa obter o máximo possível de informações na reunião com o cliente.

 

Etapa 2 do cálculo do preço de georreferenciamento – Calculo das despesas fixas

As despesas fixas são os gastos necessários para que você consiga manter seu escritório aberto.

Estes gastos não estão diretamente relacionados à prestação do serviço. Porém, precisam ser levados em consideração no cálculo do preço de georreferenciamento.

Como exemplos de despesas fixas temos:

Por exemplo, o tempo de vida médio de equipamentos topográficos e geodésicos é de 10 anos. Ou seja, você precisa levar este gasto em consideração.

No caso especifico de equipamentos topográficos, como 10 anos equivalem a 120 meses, podemos calcular a desvalorização mensal do seu receptor GNSS.

Com isso, o custo mensal do par de receptores GNSS pelo qual você pagou R$ 80.000,00 reais é de R$ 667,00 reais.

Digamos que além deste custo, você possua os seguintes custos mensais:

Com base nestes valores, ao calcularmos, perceberemos que o custo fixo mensal total, apenas para que você mantenha seu escritório aberto é de R$ 2.067,00 reais.

No caso, como estamos falando de sua empresa, precisamos separar o pró-labore, que é o salário do dono da empresa, levando o mesmo em consideração.

Perceba que o que nós fizemos foi um cálculo superficial dos custo fixos inerentes ao preço de georreferenciamento. Isso porque não levamos em consideração os custos de depreciação de:

Nós também não levamos em consideração o cálculo da depreciação do carro ou caminhoneta da empresa.

Ou seja, fizemos apenas um cálculo superficial dos custos fixos do seu escritório.

Mesmo assim, conseguimos ter uma noção do custo fixo por mês. Custo este necessário somente para você conseguir manter o escritório aberto.

No nosso caso, o mesmo é de R$ 2.067,00 reais.

 

Etapa 3 de 4 – Cálculo dos custos variáveis

Uma vez que tenhamos calculado os custo fixos inerentes ao preço de georreferenciamento, a próxima etapa consiste em calcularmos os custos variáveis.

No caso, os custos variáveis são aqueles que conforme o próprio nome diz, estão relacionados a execução de um serviço topográfico específico, sendo que os mesmos variam de serviço para serviço.

Como exemplos de custos variáveis temos:

Também entra como custo de levantamento topográfico direto, o valor de sua hora de serviço e da hora de serviço de sua equipe de escritório e de campo.

Isso mesmo que você seja o empreendedor. Isso porque não podemos misturar sua remuneração pessoal com o lucro de sua empresa.

Perceba que são coisas distintas. Que existe o pró-labore, que é o salário do dono da empresa e, por outro lado, que a empresa precisa lucrar. Isso porque senão não existe motivo para a existência da mesma.

Desta maneira, digamos que o salário de seu colaborador seja de R$ 3.000,00 reais (soma do salário e todos os encargos envolvidos em ter-se um colaborador).

E que o seu pró-labore (salário do dono da empresa – digamos que você seja um Engenheiro Agrimensor), seja de R$ 5.000,00 reais.

Digamos ainda que o serviço consista em um georreferenciamento de imóveis rurais para um processo de usucapião extrajudicial de um imóvel rural de pequeno porte (15 ha – 5 mudanças de ângulo), o qual situe-se a 150 km da sede da empresa.

Segue uma simulação do custo da prestação do serviço:

Digamos que seu colaborador trabalhe 44 horas por semana. Ou seja, 176 horas por mês.

Se dividirmos R$ 3.000,00 por 176 horas, teremos um custo por hora de R$ 17 reais.

Ou seja, o custo do tempo de trabalho do seu colaborador neste projeto em especifico será de R$ 221,00 reais.

Já se pegarmos seu salário de R$ 5.000,00 e dividirmos em 176 horas, teremos um valor por hora de R$ 28,40 reais.

Ou seja, o custo do seu tempo de trabalho será de R$ 426,00 reais.

Com isso, conseguimos calcular o custo direto total deste projeto, que será de R$ 1.018,83 reais.

Lembre-se que tínhamos calculado que o custo fixo por hora para manter sua empresa aberta é de R$ 6,15 reais.

Se acrescentarmos a este valor o tempo de trabalho (seu e de seu colaborador), chegaremos ao valor de R$ 172,20 reais.

Ou seja, o custo fixo somado do custo variável da prestação deste serviço especifico é de R$ 1.191,03 reais.

Perceba que conseguimos fazer o levantamento do custo de levantamento topográfico para a prestação deste serviço.

Lembrando que o que fizemos aqui foi um cálculo rápido e superficial. Existem diversos outros custos, impostos e emolumentos que você precisará levar em consideração.

Ou seja, você precisará levantar detalhadamente todos estes custos, somando os mesmos aos gastos totais. Lembrando ainda que pode haver variações para cada região do país nas alíquotas e impostos.

Portanto, é interessante você se informar com um especialista ou junto a prefeitura local.

 

Etapa 4 de 4 – Acrescente sua margem de lucro

Uma vez que você tenha calculado todos os custos fixos e variáveis incidentes sobre o serviço, precisaremos adicionar a margem de lucro de sua empresa.

No caso, o aconselhável é que você utilize uma margem de lucro de algo no entorno a de 20%. Esse valor pode ser ajustado de acordo com o que é praticado em sua região de atuação.

Porém, a margem de lucro jamais deve ser inferior a 8%.

Desta maneira, se utilizarmos uma margem de lucro de 20%, chegaremos ao preço de georreferenciamento final de R$ 1.430,20 reais.

 

Compare o seu preço com o preço da concorrência

Uma vez que você tenha calculado os custos e chegado a um preço para a prestação do serviço, é recomendável que compare o mesmo com o valor praticado no mercado.

É justamente aqui que está o grande beneficio de você ter calculado seus custos. Isso porque ao comprar seu preço com o preço de mercado, você descobrirá se o mesmo está dentro do preço de mercado ou não.

Por exemplo, se você perceber que o preço está alto, pode enxugar sua margem de lucro, diminuindo a mesma de 20% para 10%.

Por outro lado, se perceber que o mesmo está baixo, pode aumentar sua margem de lucros, lucrando mais na prestação do serviço.

 

Nunca se esqueça das especificidades

Perceba que um dos grandes segredos da precificação de serviços de georreferenciamento é levar-se em consideração as especificidades do novo serviço que você irá prestar.

Procedendo desta maneira, você conseguirá ter uma boa ideia do tempo e dos custos que você terá ao prestar um novo serviço.

Perceba, por exemplo, que se o imóvel tiver 3 confrontantes, o tempo e o trabalho necessários serão muito menores do que se o imóvel tiver 11 confrontantes.

Isso sem falar que pode haver litígio, de certa maneira que o serviço irá se complicar.

 

A regra de ouro – Informação, informação e mais informação

Isso mesmo, quando se fala na prestação de serviços de georreferenciamento, a regra de ouro que tornará o serviço lucrativo se chama obter o máximo de informações possíveis:

Quanto mais informado você estiver, mais preciso será ao orçar o serviço, consequentemente você evitará surpresas desagradáveis.

Logo, não poupe esforços, obtendo o máximo de informações que conseguir juntamente a seu cliente.

Se você fizer isso…

BINGO, BINGO, BINGO!

Você conseguirá orçar o serviço de georreferenciamento por um preço justo para você e para seu cliente.

 

Qual o preço médio de mercado

Como você percebeu, existem muitas especificidades que você precisa levar em consideração na hora de definir o preço de georreferenciamento.

Por causa disso, não tem como lhe passar um valor exato.

No entanto, o valor costuma ficar ente R$ 250,00 e R$ 350,00 reais por hectare. Sendo que conforme lhe informei no início deste artigo, o menor valor fica no entorno de R$ 1.800,00 reais.

Este é o valor normalmente cobrado em processos de georreferenciamento para usucapião extrajudicial.

 

Cobrar barato ou caro – Qual a melhor estratégia?

Na hora de precificar o serviço, muitos profissionais ficam com medo de perder o cliente e acabam cobrando mais barato.

Porém, o problema é que preço barato significa qualidade ruim.

Veja bem, isso é algo subconsciente. Logo, se tiver que escolher, cobre mais caro, pois preço alto significa uma melhor qualidade.

Perceba que o preço faz parte da estratégia de posicionamento da empresa.

Muito mais do que isso, perceba que existem muitos outros ativos que você pode trabalhar. Por exemplo, o carisma.

Isso porque se a pessoa gostar de você, provavelmente contratará os seus serviços mesmo o seu preço sendo um pouco mais alto.

 

Preço de georreferenciamento – Adversidades acontecem

Para finalizar este artigo sobre preço de georreferenciamento, eu gostaria de fazer um alerta para você.

Adversidades acontecem.

Ou seja, vai acontecer de você:

Perceba que se você tiver uma margem de lucro apertada, corre o risco das adversidades se transformarem em um buraco negro que suga todo o lucro de sua empresa.

Logo, não tenha medo de cobrar o preço justo pelos seus serviços. Isso porque se você não tiver uma lucratividade saudável, corre o risco de acabar vendo a situação financeira de sua empresa se apertar.

 

 

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