Parcelamento Solo: Os 3 Tipos Existentes?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Parcelamento solo, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • O que é um parcelamento solo;
  • Quais os tipos existentes;
  • O que é um desmembramento, um loteamento de área e um desdobro.

Também aprenderá:

  • Quais os órgãos envolvidos no parcelamento do solo;
  • Qual a legislação a respeito do tema;
  • A diferença entre lote e gleba;
  • O que é um loteamento de chácara;
  • O que são e qual a diferença entre parcelamento clandestino e parcelamento irregular.

No caso, vou ranquear este artigo para o termo parcelamento solo. Por causa disso, algumas frases vão ficar um pouco esquisitas.

 

O que é o parcelamento solo

parcelamento solo

O parcelamento solo ocorre tanto em áreas rurais como em áreas urbanas. O mesmo nada mais é do que a divisão da terra em unidades juridicamente independentes.

Vou dar um exemplo que você entenderá melhor. Digamos que o seu João possua uma área de 100 ha e queira vender metade da mesma.

Seu Pedro, que é amigo dele, ao ficar sabendo, decide comprar as 50 ha do seu João. Perceba que, com isso, será necessário fazer a medição e o desmembramento desta nova fração de terras, sendo que a mesma receberá uma matrícula própria.

Ou seja, a área que era do seu João foi parcelada.

Na realidade, este é um exemplo clássico de fracionamento do solo. Porém, eu preciso que você saiba que o mesmo é somente um dos diferentes tipos de parcelamentos do solo existentes. Vamos entender os mesmos.

 

 

 

 

 

Parcelamento solo – Quais os tipos existentes

Dê uma espiadinha no mapa mental abaixo.

Perceba que o parcelamento do solo se divide em:

O desdobro pode ser feito somente no perímetro urbano. Já o loteamento e o desmembramento podem ser de imóveis rurais ou de imóveis urbanos.

Vamos entender cada um deles.

Desmembramento

parcelamento solo - Desmembramento

Dê uma olhadinha neste outro mapa mental.

mapa mental com os diferentes tipos de desmembramento de imóvel

Perceba que o desmembramento se divide em desmembramento de imóveis rurais e desmembramento de imóveis urbanos, sendo que os mesmos seguem leis e regras distintas.

Para entendermos o conceito de desmembramento, precisaremos olhar para a Lei do parcelamento do solo (lei 6.766/79).

A mesma em seu Artigo 2º, inciso 2º que:

Considera-se desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

Perceba que o desmembramento é a divisão de uma gleba em alguns lotes, de certa maneira que não se faz necessária a construção de novas vias públicas e de equipamentos urbanos.

No caso, o desmembramento se divide em desmembramento de imóveis rurais e desmembramento de imóveis urbanos.

Neste artigo aqui do blog eu abordo o desmembramento de imóveis rurais.

E neste outro artigo, o desmembramento de imóveis urbanos.

O desmembramento também pode ser judicial ou extrajudicial. Normalmente será extrajudicial, mas existem situações nas quais um processo judicial resulta no desmembramento de um imóvel.

 

Exemplo de desmembramento

parcelamento solo - exemplo de desmembramento

Imagine a seguinte situação, seu Paulo, que possuía uma área de 150 ha morreu.

Diante disso, os bens e deveres que o mesmo possuía passaram a fazer parte do espólio e deverão ser inventariados pela esposa (dona Maria) e pelos seus 2 filhos.

Ao fazer-se o inventário, dona Maria ficou com metade da área (75 ha) e cada um dos filhos com 1/3 da área (37,5 ha). Acontece que as novas áreas não foram medidas, o que impossibilitou a geração de novas matriculas.

Com isso, as 3 novas áreas originadas do fracionamento do imóvel original não receberam novas matrículas, recebendo registros na matrícula original.

Ou seja, formou-se algo parecido com um condomínio onde que “teoricamente” todas as áreas aparecem como estando dentro de uma área maior.

Passados 8 anos do inventário, dona Maria decidiu ajeitar a situação cadastral de sua área, sendo que para isso, precisará tirar a mesma de dentro da área maior. Ou seja, desmembrar a área.

É exatamente isso que é desmembrar uma área, dividir uma área existente em duas ou mais áreas menores.

Eu decidi trazer o exemplo do inventário para que você entenda que quando o assunto é o parcelamento solo, um desmembramento pode ser simples. Porém, que muitas vezes, se torna complexo.

Dito isso, vamos entender dentro do parcelamento solo o que é o desdobro de lote urbano.

 

O que é um desdobro de lote urbano

desdobramento e desmembramento de imóvel

O desdobro de lote urbano é a divisão de um lote em 2 ou mais lotes.

Ou seja, o desdobro existe somente no parcelamento do solo urbano. Diferentemente do loteamento e do desmembramento, que podem ser de lotes urbanos ou de lotes rurais.

 

Diferença entre desmembramento e desdobro

A diferença entre desmembramento e desdobro é que no desmembramento tem-se a divisão de uma gleba em uma série de lotes.

No desdobro, um lote será parcelado em 2 lotes.

 

Parcelamento solo – Loteamento de área

parcelamento solo e desmembramento

O parcelamento solo será um loteamento, quando a gleba for dividida em uma série de lotes, de certa maneira que se faça necessária a abertura de logradouros públicos.

Quando isso acontecer será necessário:

Perceba que o desmembramento urbano é mais simples do que o loteamento. No mesmo, existe o aproveitamento do sistema viário, não sendo necessária a abertura de novas vias públicas, nem o prolongamento, modificação ou amplificação dos logradouros existentes.

 

Parcelamento do solo – Quais são os órgãos envolvidos

órgãos envolvidos no parcelamento de solo urbano

Os órgãos envolvidos no parcelamento solo são diferentes se o imóvel for urbano ou rural. No caso do parcelamento do solo rural, o parcelamento solo envolverá o registro de imóveis e o INCRA.

Neste artigo eu abordo de maneira detalhada o parcelamento do solo rural.

Já no caso do parcelamento do solo urbano, o mesmo envolverá a prefeitura e o registro de imóveis. Para entender melhor sobre o tema, leia este artigo aqui do blog.

 

Qual a legislação a respeito do parcelamento solo

leis parcelamento solo rural

Seguem as principais leis que de alguma maneira influenciam no parcelamento solo.

4.591/64 – Condomínio – Várias pessoas passam a poder ter o domínio de um bem!

6015/73 – Dispõe sobre os registro Púbicos;

6.766/79 – Lei do parcelamento do solo para fins urbanos: regula o parcelamento do solo rural com fins não agrários.

10.257/2001 – Estatuto da cidade;

11.977/2009 – Dispõe sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida –PMCMV e a regularização fundiária de assentamentos localizados em áreas urbanas;

13.465/17 – Dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana: possibilita a regularização posterior de parcelamentos irregulares ou clandestinos do solo rural, desde que utilizados para fins urbanos.

Entre todas estas leis, a principal é a Lei nº 6.766/79 (Lei do parcelamento do solo urbano). Porém, a mesma, em seu artigo 1º, parágrafo único definiu que:

Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão estabelecer normas complementares relativas ao parcelamento do solo municipal para adequar o previsto nesta Lei às peculiaridades regionais e locais.

Ou seja, além de conhecer a legislação nacional, você também precisa conhecer a legislação estadual e a legislação municipal a respeito do tema.

 

Parcelamento solo – Bônus 1 – A diferença entre lote e gleba

A diferença entre lote e gleba

Quando se fala em parcelamento solo, existem estes 2 termos que costumam causar desentendimento dos profissionais.

Se analisarmos a lei 6.766, a mesma traz as seguintes definições:

  • Lote: Porção de terra dotada dos melhoramentos necessários para a utilização;
  • Gleba: Origina lote.

Estas definições trazidas pela Lei do parcelamento solo são um pouco subjetivas. Porém, em linhas gerais, podemos dizer que um lote é uma área de terra urbana que possui a menor área de terra possível.

Isso porque é impossível parcelar o mesmo de certa forma que a área resultante obedeça a lei do parcelamento solo. Ou seja, esteja com uma área maior do que 125 m².

A gleba, por outro lado é uma área de terra que ainda possibilita parcelamento.

Parcelamento solo – Bônus 2 – Loteamento de chácara

parcelamento solo - Loteamento de chácara

Primeiramente, você precisa saber que não existem chácaras rurais. O INCRA, que é o órgão responsável pelo cadastro nacional de imóveis rurais não possibilita tal parcelamento.

Desta maneira, quem possui área rural inferior a fração mínima de parcelamento do município não consegue tirar financiamentos e nem mesmo ter sua produção assegurada. Isso porque para isso é necessário do CCIR.

Por outro lado, existe a possibilidade do loteamento com intuito da construção de chácaras em áreas urbanas.

Porém, não é em qualquer área. Isso porque toda área urbana municipal possui um planejamento que consta em lei própria (municipal). Desta maneira, alguns municípios possibilitam o loteamento de chácaras em áreas destinadas ao turismo e em áreas de expansão do perímetro urbano.

 

Parcelamento solo – Bônus 3 – Parcelamento clandestino

parcelamento solo - Parcelamento clandestino

O parcelamento clandestino é um parcelamento que não foi aprovado pela prefeitura.

Veja bem, todo parcelamento do solo precisa ser aprovado pela prefeitura. Caso não seja feito o pedido da licença junto a prefeitura, o parcelamento solo estará fadado a clandestinidade.

 

Bônus 4 – Parcelamento irregular

Parcelamento irregular

Parcelamento do solo que foi aprovado pela prefeitura, mas cujo responsável não emitiu matricula dos lotes ou apartamentos resultantes.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Elaborar Projetos de Loteamento e Terraplanagem

O Curso de Loteamento e Terraplanagem é um curso online que ensina o passo a passo da elaboração de projetos de loteamentos e terraplanagem no Autodesk Autocad Civil 3D.

No mesmo, você aprenderá a elaborar projetos de loteamento e de terraplanagem similares aos dos exemplos abaixo:

 

curso de loteamento

 

setas

curso loteamento

seta

curso loteamento na prática - exemplo de projeto de loteamento

setas

curso de loteamentos urbanos - projeto de loteamento

Perceba que são projetos que deixam qualquer cliente de queixo caído.

Domine a produção de projetos de loteamento e de terraplanagem do início ao fim e ganhe dinheiro prestando estes serviços para seu clientes.

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.