Ícone do site Adenilson Giovanini

Levantamentos Topográficos: Os 6 Tipos?

Segundo a NBR 13.133 existem 6 tipos de levantamentos topográficos. São eles:

Com a leitura deste artigo você conhecerá os mesmos. Mas primeiramente, vamos entender o que é um levantamento topográfico.

 

Entenda exatamente o que é um levantamento topográfico

A NBR 13133 traz o seguinte conceito para levantamento topográfico:

Conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com eqüidistância também predeterminada e/ou pontos cotados.

 

Ou seja, um levantamento topográfico nada mais é do que o mapeamento da superfície de um terreno ou da poligonal de um imóvel.

Dependendo do tipo de levantamento que será realizado, além das distâncias e mudanças de ângulo, também se faz o levantamento dos elementos naturais e artificiais existentes no terreno.

Conforme informei anteriormente, existem 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos, sendo que dependendo da aplicação, determinado tipo de será realizado.

Vamos conhecer os diferentes tipos de levantamentos topográficos existentes.

 

Levantamento topográfico expedito

A NBR 131.33 traz o seguinte conceito para levantamento topográfico expedito:

Levantamento exploratório do terreno com a finalidade específica de seu reconhecimento, sem prevalecerem os critérios de exatidão.

Ou seja, o levantamento topográfico expedito nada mais é do que o reconhecimento do terreno.

Levantamentos topográficos – Levantamento Topográfico Planimétrico

O levantamento topográfico planimétrico possui como objetivo a determinação de coordenadas planimétricas (X e y).

A NBR 13.133 traz a seguinte definição a respeito do mesmo:

Levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo, quando houver, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça frente, bem como a sua orientação e a sua amarração a pontos materializados no terreno de uma rede de referência cadastral, ou, no caso de sua inexistência, a pontos notáveis e estáveis nas suas imediações. Quando este levantamento se destinar à identificação dominial do imóvel, são necessários outros elementos complementares, tais como: perícia técnico-judicial, memorial descritivo, etc.

Este tipo de levantamento topográfico conforme ressaltado acima é utilizado na topografia cadastral para a determinação dos limites e confrontações de uma propriedade.

Na realidade, sempre que realizar um levantamento topográfico você precisa, tendo como base a aplicação de interesse, cuidar qual método de obtenção de dados irá utilizar.

Digo isso porque existem diferentes equipamentos topográficos e diferentes métodos de obtenção de dados.

Por exemplo, você pode decidir-se a utilizar um receptor GNSS do tipo Garmim. Porém, posteriormente descobrir que a acurácia dos dados obtidos não serve. Ou seja, terá que levantar os dados novamente com um equipamento cuja acurácia seja melhor.

Infelizmente, este é um tema complexo. Caso deseje entender melhor do mesmo, aconselho que você olhe as postagens das categorias Topografia Cadastral e Posicionamento pelo GNSS.

Levantamento Topográfico Altimétrico


A NBR 13.133 traz o seguinte conceito para levantamento topográfico altimétrico:

Levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência, dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhes, pressupondo-se o conhecimento de suas posições planimétricas, visando à representação altimétrica da superfície levantada

Ou seja, o grande objetivo de um levantamento altimétrico é a determinação da altimetria do terreno.

Os equipamentos normalmente utilizados no levantamento altimétrico são níveis, estações totais e teodolitos.

 

Levantamentos topográficos – Levantamento topográfico planialtimétrico


A NBR 13.133 traz o seguinte conceito para o levantamento topográfico planialtimétrico:

Levantamento topográfico planimétrico acrescido da determinação altimétrica do relevo do terreno e da drenagem natural.

Ou seja, em um levantamento topográfico planialtimétrico são levantados os elementos planimétricos e também os elementos altimétricos do terreno.

Como resultado do mesmo teremos um mapa planialtimétrico.

 

 

Levantamentos topográficos – Levantamento topográfico planimétrico cadastral

A NBR 13.133 traz o seguinte conceito para o levantamento topográfico planialtimétrico cadastral:

Levantamento planimétrico acrescido da determinação planimétrica da posição de certos detalhes visíveis ao nível e acima do solo e de interesse à sua finalidade, tais como: limites de vegetação ou de culturas, cercas internas, edificações, benfeitorias, posteamentos, barrancos, árvores isoladas, valos, valas, drenagem natural e artificial, etc. Estes detalhes devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.

Perceba que além da representação planimétrica, um levantamento topográfico planimétrico cadastral, também necessita do levantamento dos diferentes elementos naturais e artificiais existentes no local que será mapeado.

Como exemplos de elementos naturais temos:

Já como exemplos de elementos artificiais temos:

A planta resultante de um levantamento planimétrico cadastral é uma planta planimétrica cadastral.

 

Levantamento topográfico planialtimétrico cadastral


O mesmo normalmente possui como finalidade a construção de MDTs ( modelos digitais de terreno) ou o mapeamento de pontos de interesse.

A principal diferença do levantamento topográfico altimétrico para o planialtimétrico cadastral é que no levantamento topográfico planialtimétrico cadastral, tem-se um grande adensamento de pontos.

A NBR 13.133 traz a seguinte definição a respeito do mesmo:

Levantamento topográfico planialtimétrico acrescido dos elementos planimétricos inerentes ao levantamento planimétrico cadastral, que devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.

A planta resultante deste tipo de levantamento é uma planta planialtimétrica cadastral.

No vídeo abaixo eu mostro melhor os diferentes métodos de levantamento topográfico.

 


Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

Sair da versão mobile