Drones Para Levantamento Topográfico?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Drones para levantamento topográfico: quais os melhores existentes no mercado?

Se você quer saber a resposta para esta pergunta, leia atentamente este artigo, pois com a leitura do mesmo muito mais do que apenas uma lista pronta, você vai obter uma espécie de poder.

O poder de conseguir identificar e comprar drones com segurança, sabendo exatamente quais são as características que você precisa cuidar em um drones para levantamento topográfico.

Para ajudar você a obter este poder, eu irei passar 5 características que um drone precisa ter para que o mesmo possa ser utilizado na topografia com drones.

Em um segundo momento, trarei alguns exemplos de drones para levantamento topográfico que possuem uma ótima relação custo/benefício.

 

Drones para levantamento topográfico – Característica importante 1 – Capacidade de realizar voos automáticos via GPS

drones para levantamento topográfico

Uma primeira característica que um bom drones para levantamento topográfico deve possuir é a capacidade de realizar voos automáticos via GPS.

Esta é uma das principais características que você precisa cuidar na hora que for comprar seu drone. Isso porque a mesma implica diretamente na compatibilidade do drone com os aplicativos geradores de plano de voo.

Estes aplicativos normalmente geram o plano de voo e, posteriormente, controlam o drone durante o voo, de certa maneira que o único papel do usuário é acompanhar o voo.

Acontece que realizar o voo no modo automático é um fator essencial, pois voar com o drone no modo manual pode resultar em uma série de erros, de certa maneira que você corre o risco de seguidamente ter que voltar a campo para refazer o mapeamento dos dados.

Ou seja, compre um drone que tenha a capacidade de realizar voos automáticos via GNSS e utilize um software para o planejamento do voo e para a realização do mesmo no modo automático.

 

 

Característica importante 2 – Autonomia de voo

Autonomia de voo - drone para topografia

A segunda característica importante de um drone para topografia é sua autonomia. Isso porque a bateria do mesmo precisa aguentar um período de voo superior a 20 minutos.

Perceba que para fazer o levantamento de dados com o drone, você terá que se deslocar longas distâncias. Vamos combinar que a última coisa que você quer é que a bateria do drone termine na metade do levantamento.

Ou seja, compre um drone cuja autonomia de voo seja de superior a 20 minutos.

 

Drones para levantamento topográfico – Característica importante 3 – Qualidade da câmera

drones para levantamento topográfico - qualidade da câmera

A terceira característica que você precisa cuidar ao comprar um drone para topografia é quanto a qualidade da câmera do mesmo.

Isso porque de nada adianta você comprar um drone que consegue realizar um voo de modo automático via GPS, tendo uma grande autonomia de voo, porém o mesmo ter uma câmera ruim.

Para que o resultado final obtido tenha uma boa qualidade, a câmera utilizada no drone deve ter pelo menos 12 megapixels.

Característica importante 4 – Capacidade de aplicar uma geotag nas fotos

drone topográfico

Para que seja utilizado em levantamentos topográficos, o drone precisa ter a capacidade de aplicar uma Geotag em suas fotos, gravando nas mesmas informações de coordenadas e altitude.

Isso porque durante o processamento dos dados as fotos precisarão terem pontos em comum entre si. Pontos estes que serão utilizados para a criação do ortomosaico.

 

Drones para levantamento topográfico – Característica importante 5 – O drone precisa ter gimbal

drones para levantamento topográfico com gimbal

Uma quinta característica importante de um bom drones para levantamento topográfico é que o mesmo deve possuir gimbal.

No caso, o Gimbal é um dispositivo que ajuda a estabilizar a câmera do drone.

Caso você compre um drone que não possua gimbal, corre um alto risco das fotos ficarem tremidas, de certa maneira que seguidamente, precisará voltar a campo para fazer novamente o mapeamento da área de interesse.

Ou seja, é essencial que o drone tenha um gimbal.

São estas as principais características que você precisa cuidar ao comprar um drone. Se você seguir estas dicas já será o suficiente e você conseguirá comprar um bom drone.

 

Leve isso em consideração ao comprar um drone para levantamento topográfico

comprar drones para levantamento topográfico

Um drone mais barato, será mais frágil, terá menos tecnologia embarcada, menor autonomia de voo e uma câmera mais ruim.

Porém, se você está pensando em entrar na área, talvez comprar um drone caro e ter poucos serviços para prestar não seja a melhor opção.

Perceba que é uma balança, sendo que se você já atua na área e possui uma alta demanda de serviços de topografia com drone, vale a pena comprar um drone caro, ter mais tecnologia embarcada, maior autonomia de voo e uma câmera melhor.

Por outro lado, se você está entrando na área e não tem certeza se terá uma boa demanda se serviços, torna-se mais interessante comprar um drone mais barato.

Daí, com o tempo, conforme você tiver um maior fluxo de serviços, migrar para um drone melhor.

Enfim, faça a lição de casa bem feita, pesquise e pese bem os prós e contras existentes na compra de um drone para levantamento topográfico. E principalmente, aceite que você precisará investir caro para ter um bom equipamento.

 

 

As 3 melhores opções de drones para levantamento topográfico

As melhores opções de drones para levantamento topográfico existentes no mercado

Antes de trazer algumas ótimas opções de drone para você, preciso que você saiba que este é um assunto do qual é complicado de se falar.

Isso porque fica difícil falar de uma marca de drone, a qual não utilizamos.

Por outro lado, é humanamente impossível testarmos todas as marcas e modelos existentes no mercado. Isso porque o mercado de drones evolui rapidamente, de certa maneira que os modelos existentes estão seguidamente recebendo novas versões e sendo atualizados.

Ou seja, provavelmente no momento que você está lendo este artigo, alguns dos modelos que irei indicar já tenham até mesmo saído de linha ou, possuam versões mais modernas.

Uma vez dado este recado, seguem 3 ótimas opções de drones para levantamento topográfico.

 

 

Opção 1 – Phantom 4 Pro

drone phantom 4 Pro

O Phantom 4 Pro dominou o mercado por anos até o lançamento do Mavic 2 Pro. Atualmente, a primeira versão do mesmo já saiu de linha, sendo possível comprar somente o Phantom 4 Pro V2.0.

Este é um drones para levantamento topográfico que possui boa autonomia, uma ótima câmera e corpo robusto. A principal desvantagem do mesmo é a dificuldade em encontrar modelos usados em boas condições.

 

Opção 2 de drones para levantamento topográfico – Mavic 2 Pro

drones para levantamento topográfico - Mavic 2 Pro

O Mavic 2 Pro mudou o patamar do mapeamento com multirotorotores.

O mesmo possui mais autonomia, uma câmera de altíssima qualidade e tecnologia mais moderna em relação ao gimbal e detectores de obstáculos, sendo a melhor escolha para você que quer prestar serviços de Topografia Com Drones.

 

Topografia com drones – Opção 3 – Mavic Air

drone Mavic Air

O Mavic Air é uma opção mais barata do que Mavic 2 Pro. O mesmo é compacto e possui um bom desempenho, ficando atrás do seu irmão mais caro somente nos quesitos de câmera e autonomia.

Porém, juntamente com o mesmo você pode adquirir o combo FlyMore, turbinando seu drone.

 

Outras marcas e modelos de drones existentes no mercado

outras marcas e modelos de dronepara topografia existentes no mercado

Naturalmente, existem diversas outras marcas e modelos de drone no mercado. Como exemplos temos os drones da Xiaomi, o Mavic Mini e o Mavic Air 2.

O Mavic mini possui autonomia de até 30 minutos, sendo muito bem elogiado pelos profissionais que utilizam o mesmo.

Já o Mavic Air 2 então é bem mais caro do que o Mavic mini, porém possui mais tecnologia embarcada, sendo que encontrei ótimas avaliações do mesmo em uma rápida pesquisa que fiz na internet.

Enfim, perceba que ser mais caro, muitas vezes significa possuir mais tecnologia embarcada. Logo, se você quer um drone profissional e pretende utilizar o mesmo diariamente, vale a pena pagar mais caro e ter uma tecnologia superior.

Já se você quer um drone de entrada e não tem certeza se terá um alto fluxo de serviços, acaba valendo a pena pagar mais barato e comprar um drone mais simples.

 

Continue Aprendendo a Respeito da Topografia Com Drones

Não sei se você sabe, mas possuo mais de 520 vídeos sobre Engenharia de Agrimensura no meu canal no youtube.

Entre eles, um curso gratuito de topografia com drones, formado por 10 aulas.

Acesse este link e assista a mesma no youtube.

Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏👊

 

Domine a Operação de Drones Através de um Livro Formado Por Exemplos Práticos e Estudos de Caso

livro drones

O livro Topografia Com Drones possui os Conhecimentos Que Você Precisa Para Operar Drones Com Grande Velocidade e Com Segurança!

Se você quer dominar a operação de drones, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.