Drone para topografia: 3 ótimos

Publicado por Adenilson Giovanini em

Comprar um drone para topografia é uma decisão extremamente difícil, pois existem diversas opções no mercado, sendo que o preço entre as mesmas varia bastante.

Pensando nisso, decidi escrever este artigo, que irá ajudar você a comprar seu primeiro drone para levantamento topográfico.

Para facilitar sua decisão na hora de comprar seu drone, eu irei dividir este artigo em 2 partes. Em um primeiro momento, passarei 5 pré-requisitos que você precisa cuidar ao comprar um drone para mapeamento topográfico.

Em um segundo momento, trarei 3 ótimos drones para você que está começando no levantamento topográfico com drones.

 

5 pré-requisitos que você precisa saber antes de comprar um drone para topografia

5 pré-requisitos de um bom drone para topografia

Antes de mostrar as 3 melhores opções de drone para topografia, preciso que você saiba que realizar um mapeamento com drone não é tão simples como parece.

Isso sem fala que não são todos os drones que estão aptos a serem utilizados na topografia com drones.

A verdade é que 99% dos drones existentes no mercado são voltados para o uso recreativo, não servindo para a realização de levantamentos topográficos.

São poucos os drones que são capazes e, muito mais do que isso, que geram resultados fotogramétricos de altíssima qualidade.

Antes de comprar um drone para topografia, você precisa saber que o drone precisa ser voltado para esta aplicação especifica. Isso porque existe uma série de pré-requisitos que o mesmo precisa seguir.

 

Drone para topografia – Pré-requisito 1 – Capacidade de aplicar uma geotag nas fotos

geotag - drone topográfico

O drone precisa ter a capacidade de aplicar uma Geotag em suas fotos, gravando nas mesmas informações de coordenadas e altitude.

Isso porque durante o processamento dos dados as fotos precisarão serem unidas através de pontos existentes em comum entre as mesmas. Pontos estes que servirão para a criação do ortomosaico.

 

Pré-requisito 2 – capacidade de realizar voos automáticos via GPS

drone para topografia - voo via gps

Um segundo pré requisito obrigatório para que um drone esteja apto a ser utilizado para o levantamento topográfico é a sua capacidade de realizar voos automáticos via GPS.

Esta característica é importante, pois implica diretamente na compatibilidade do drone com os aplicativos geradores de plano de voo.

Estes aplicativos normalmente geram o plano de voo e, posteriormente, controlam o drone durante o voo, de certa maneira que o único papel do usuário é acompanhar o voo.

Acontece que realizar o voo no modo automático é um fator essencial, pois voar com o drone no modo manual pode resultar em erros durante a etapa de processamento dos dados, de certa maneira que você corre o risco de seguidamente ter que voltar a campo para refazer o mapeamento dos dados.

Ou seja, compre um drone que tenha a capacidade de realizar voos automáticos via GPS e utilize um software de planejamento e realização do voo no modo automático.

Como exemplos de softwares para a elaboração de planos de voo temos:

 

Pré-requisito 3 – O drone precisa ter gimbal

 drone para topografia -gimbal

Uma terceira característica importante é que o drone precisa ter gimbal. No caso, o Gimbal é um dispositivo que irá ajudar no processo de estabilização do sensor.

Caso o drone não possua o mesmo, você corre um alto risco das fotos ficarem tremidas.

Ou seja, utilizar um drone que não tenha gimbal significa você seguidamente se estressar e ter que estar voltando a campo para obter novamente os dados.

 

Drone para topografia – Pré-requisito 4 – Qualidade da câmera

drone para levantamento topográfico - qualidade da câmera

A quarta característica que você precisa cuidar é quanto a qualidade da câmera. Isso porque não adianta você comprar um drone de altíssima qualidade, porém utilizar uma câmera ruim no voo fotogramétrico.

Para que o resultado final obtido tenha uma boa qualidade, a câmera utilizada no drone deve ter pelo menos 12 megapixels.

 

 

Pré requisito 5 – Tempo de voo

Já a quinta característica que você precisa cuidar ao utilizar um drone para topografia é a autonomia de voo do drone.

Isso porque a bateria do mesmo precisa aguentar um período de voo superior a 20 minutos.

 

3 ótimas opções de drone para topografia

3 ótimas opções de drone para topografia

Agora que você já sabe uma série cuidados que precisa ter ao comprar um drone para topografia, quero lhe indicar 3 ótimas opções existentes no mercado.

 

Opção 1 – Phantom 4 Pro

hantom 4 Pro

O Phantom 4 Pro é o queridinho dos profissionais da área. O mesmo dominou o mercado por anos até o lançamento do Mavic 2 Pro.

Atualmente a primeira versão do Phantom 4 Pro já saiu de linha, sendo possível comprar somente o Phantom 4 Pro V2.0.

Este é um drone para levantamento topográfico que possui boa autonomia, uma ótima câmera e corpo robusto. A principal desvantagem do mesmo é a dificuldade em encontrar modelos usados em boas condições.

 

Opção 2 de drone para topografia – Mavic 2 Pro

drone para topografia - Mavic 2 Pro

O Mavic 2 Pro mudou o patamar do mapeamento com multirotorotores.

O mesmo possui mais autonomia, uma câmera de altíssima qualidade e tecnologias mais modernas em relação ao gimbal e detectores de obstáculos, sendo a melhor escolha para você que quer prestar serviços de Topografia Com Drones.

 

Topgrafia com drones – Opção 3 – Mavic Air

 Mavic Air

O Mavic Air é uma opção mais barata do que Mavic 2 Pro. O mesmo é compacto e possui um bom desempenho, ficando atrás do seu irmão mais caro somente nos quesitos de câmera e autonomia.

Porém, você pode adquirir o combo FlyMore, o que fará com que você turbine o mesmo.

Lembrando que o mercado de drones evolui rapidamente, de certa maneira que os modelos existentes estão seguidamente recebendo novas versões e sendo atualizados.

Ou seja, provavelmente no momento que você está lendo este artigo, os modelos indicados já tenha saído de linha ou possuam versões mais modernas.

 

Outros modelos existentes no mercado de drone para topografia

 

Além dos modelos aqui citados, existem diversos outros modelos e marcas de drones no mercado. Como exemplos temos os drones da Xiaomi, o Mavic Mini e o Mavic Air 2.

Caso queira saber mais sobre os mesmos, uma dica útil é você perguntar nos grupos de Facebook e WhatsAPP. Com certeza, existem outras ótimas opções de drones para topografia no mercado.

Você precisa apenas ter um pouco de paciência e saber garimpar.

Pergunte em grupos de Facebook, WhatsAPP e em fóruns que com certeza você conseguirá comprar um drone com uma ótima relação custo/benefício.

 

Vídeo a respeito do assunto.

 

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Um dos cursos que possuo é o Curso de Topografia Com Drones. Um curso com o qual você vai DOMINAR O ASSUNTO.

Também sou o autor do Livro Topografia Com Drones. Um livro cirúrgico, cuja leitura é obrigatória para que querem prestar serviços de topografia com drones.

Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏👊

 

 

Domine a Operação de Drones Através de um Livro Formado Por Exemplos Práticos e Estudos de Caso

livro drones

O livro Topografia Com Drones possui os Conhecimentos Que Você Precisa Para Operar Drones Com Grande Velocidade e Com Segurança!

Se você quer dominar a operação de drones, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.