Plano de voo drone?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Fazer o plano de voo drone é uma atividade complexa, exigindo uma grande carga de conhecimentos e muito planejamento do profissional.

Neste artigo eu abordei as diferentes etapas de um planejamento de voo drone.

No mesmo, eu dividi o planejamento de voo em 3 partes. São elas:

  • Pré pré ída a campo;

  • Pré ida a campo e;

  • Cuidados no dia da ída a campo.

Porém, como assunto é complexo, decidi produzir um segundo artigo sobre o assunto, pois quero ajudar você a dominar a topografia com drones.

Ou seja, clique no link abaixo e leia primeiramente o artigo no qual mostro as etapas do planejamento de voo, pois este artigo é um complemento do mesmo.

Planejamento de voo drone?

 

Plano de voo drone – O que você aprenderá com a leitura deste artigo

planejamento de voo drone

Neste artigo sobre plano de voo drone, nós cobriremos as seguintes temáticas:

  • Análise do local a ser mapeado;
  • Análise das condições climáticas;
  • Configuração do drone para o voo de mapeamento;
  • Aplicativos de voo automatizado para mapeamento aéreo;
  • Aplicativo de previsão do tempo.

 

Análise do local a ser mapeado

análise do local a ser mapeado pelo drone

Para a realização do plano de voo drone, você precisa de uma série de informações da área que será mapeada.

 

Analise como são as condições gerais da área que será mapeada

plano de voo drone - condições gerais da área que será mapeada

Faça uma análise minuciosa da área que será mapeada. Verificando se a mesma possui rios ou mata fechada.

Cuidar a existência destes elementos é importante, pois dependendo das características do voo, a existência de mata fechada pode inviabilizar a utilização de drones.

A existência de mata fechada e de rios, também representa perigo, pois pode acontecer de seu drone se chocar contra uma árvore alta e até mesmo de, após se chocar com uma árvore, acabar caindo dentro do rio. Logo, faça uma analise cuidadosa da área.

Caso a área a ser mapeada situe-se em um local que você não conheça, você também precisará analisar como é o acesso até a mesma.

No caso de levantamentos em área urbana, pode ser que o local na qual a missão precise ser realizada seja um local perigoso. Nestes casos, analise cuidadosamente a região, identificando um local seguro para você utilizar como zona de pouso e decolagem do drone.

 

Plano de voo drone – Verifique a existência de obstáculos na área

Os drones que possuem maior tecnologia embarcada possuem algoritmos específicos que identificam obstáculos e desviam dos mesmos.

Porém, mesmo assim, analisar a existência destes obstáculos é essencial. Verifique se existem prédios altos, torres e linhas de transmissão na área que será mapeada.

 

Análise a topografia da área que será mapeada

Caso a área que será mapeada possua uma topografia mais acidentada, durante o plano de voo drone você precisará fazer uma análise mais minuciosa da mesma.

Isso porque a altitude do terreno influencia diretamente na orientação e altitude do voo, de certa forma que locais mais acidentados exigem uma melhor análise com o intuito de manter-se um padrão adequado dos produtos fotogramétricos.

O formato do relevo da área a ser mapeada também influencia diretamente na distribuição espacial dos pontos de controle. Isso porque a distribuição espacial dos mesmos deve levar em consideração a altimetria do terreno.

Com isso, em áreas mais acidentadas, você precisará levar em consideração a altimetria da mesma ao locar os pontos de controle.

Olhe para a imagem abaixo, na qual temos um esboço com os pontos de controle locados em um local plano.

 pontos de controle locados em um local plano

 

Agora olhe para esta outra imagem, na qual vemos pontos de controle locados em um local de topografia mais acidentada.

 

pontos de controle altitude

Perceba que em locais de topografia mais acidentada, além de distribuir pontos de controle de maneira uniforme na área a ser mapeada, você também precisa locar pontos de controle nos vales e topos de morro.

Com isso, acaba tendo que locar bem mais pontos de controle do que em um local de Topografia plana.

 

Plano de voo drone – Zonas restritas

Cidades com aeroportos, aeródromos e afins possuem zonas restritas de voo.

No site da DJI você consegue visualizar o mapa dos locais com as áreas restritas indicadas e divididas em zonas onde é proibido voar, zonas onde é permitido voo até certa altitude e áreas onde você pode voar mediante responsabilização sobre qualquer problema relacionado.

 

 

Análise das condições climáticas

análise das condições climáticas - voo drone

Para a realização do voo, você precisa levar em consideração as condições climáticas. Isso porque o clima pode ser um grande aliado ou um vilão, que fará você perder tempo dinheiro e se estressar.

O ideal é que o mapeamento seja feito em um dia de sol e de céu limpo. Ou do contrário, em um dia completamente nublado.

Isso para que não existe discrepância de luminosidade entre as fotos, sombras ou excesso de luz.

Ao fazer um voo fotogramétrico dê uma atenção especial ao fotoperíodo. No caso, o fotoperíodo é a janela de horas em que o sol ilumina uma área.

O ideal é que o mapeamento seja feito entre 10h e 16h, sendo que esta janela pode variar em diferentes regiões do Brasil.

Outro fator que você precisa levar em consideração é a velocidade do vento. Para multirotores, a velocidade máxima aceitável é de 10 m/s.

No caso dos drones asa fixa, a velocidade máxima aceitável é de 15 m/s.

Ao voar acima dessas velocidades de vento, você estará colocando seu drone em risco.

 

 

Configuração do drone para o voo de mapeamento

configuração do drone para o voo de mapeamento

Em uma etapa prévia a realização do voo, você precisa fazer uma série de configurações em seu drone, configurando o mesmo para mapeamento.

As principais configurações são:

  • Balanço de branco;

  • Altitude e velocidade de voo

  • Sobreposição de fotos.

 

Plano de voo drone – Configuração do balanço de branco

Você precisa configurar o balanço de branco de seu drone conforme as condições climáticas do momento do voo. Utilize a configuração para dias ensolarados ou completamente nublados.

 

Altitude de voo

Os voos devem ser feitos em altitudes de até 120 metros e em relação à distância, utilize o valor máximo de telemetria do modelo que você possui.

 

Sobreposição de fotos

Configure seu aplicativo para que a sobreposição de fotos (tanto lateral, como frontal) seja de 70% a 75%.

Isso evitará existência de buracos no mapa final.

Dica bônus: configure o alerta de bateria para 20%. Assim você não recebe avisos de bateria baixa cedo demais. Ao mesmo tempo, o nível da carga da bateria será suficiente caso você deseje abortar o voo.

 

Plano de voo drone – Aplicativos de voo automatizado para mapeamento aéreo

Plano de voo drone - Aplicativos de voo automatizado para mapeamento aéreo

Existem diversos aplicativos de plano de voo drone disponíveis no mercado. Alguns deles são gratuitos e outros são pagos. Existindo aplicativos compatíveis com Android e/ou IOS.

Os aplicativos mais utilizados são:

  • Drone Deploy
  • Skydrones;
  • Pix4D Capture;
  • DJI Ground Station Pro;
  • Precision Flight.

 

Drone Deploy

plano de voo drone no Drone Deploy

O Drone Deploy é um aplicativo gratuito para a realização do planejamento e execução do voo. No entanto, o mesmo possui planos pagos com mais funções, como, por exemplo, o processamento em nuvem.

O Drone Deploy é compatível com sistema operacional Android e IOS e também possui integração com plataforma online. Ou seja, você pode fazer o planejamento de voo tanto no computadores, smartphone e tablets.

Para fazer um planejamento de voo online, basta acessar o site da Drone Deploy. Assim que estiver finalizado o plano de voo é só você salvar o mesmo, se logar no dispositivo que será utilizado e os planos de voo serão automaticamente atualizados.

 

Plano de voo drone – Skydrones

O Skydrones é um aplicativo brasileiro compatível com dispositivos iOS e Android. O mesmo possui uma interface simples, fazendo com que seja fácil e prático de se trabalhar.

Atualmente, o mesmo possui 6 tipos de missão:

  • Plano de voo único;
  • Plano de voo duplo;
  • Plano de voo irregular;
  • Plano de voo espiral;
  • Missão circular e;
  • Missão vertical.

 

Pix4D Capture

Pix4D Capture

O Pix4D Capture é o aplicativo gratuito que está disponível para os sistemas Android e iOS. O mesmo possui 5 modos de mapeamento, podendo fazer voos de estruturas 3D (prédios, casas, etc), voo livre e mapeamento aéreo.

 

 

Plano de voo drone – DJI Ground Station Pro

O aplicativo de plano de voo drone da DJI funciona apenas em ipad. O mesmo pode ser baixado gratuitamente, porém possui inúmeras funções pagas.

 

Precision Flight

Precision Flight

 

O Precision Flight é compatível com Android e iOS. O mesmo é um aplicativo de fácil utilização, tanto no planejamento quanto na execução.

O mesmo possui os seguintes tipos de voo:

  • Grid;
  • Orbit (ideal para modelagem 3D) e;
  • Vídeo (voo manual para filmagem).

 

Plano de voo drone – Aplicativo de previsão do tempo Windy

previsão do tempo voo drone

O Windy é uma ferramenta completa, que possibilita a verificação do vento (com sua intensidade e direção), chuvas e temperatura.

Estas informações são essenciais para a execução de um plano de voo drone.

Vídeo a respeito do assunto.

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Um dos cursos que possuo é o Curso de Topografia Com Drones. Um curso com o qual você vai DOMINAR O ASSUNTO.

Também sou o autor do Livro Topografia Com Drones. Um livro cirúrgico, cuja leitura é obrigatória para que querem prestar serviços de topografia com drones.

Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏👊

 

 

Domine a Operação de Drones Através de um Livro Formado Por Exemplos Práticos e Estudos de Caso

livro drones

O livro Topografia Com Drones possui os Conhecimentos Que Você Precisa Para Operar Drones Com Grande Velocidade e Com Segurança!

Se você quer dominar a operação de drones, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.