Desmembramento de área: Aprenda a fazer!

Publicado por Adenilson Giovanini em

Qual a legislação a respeito do desmembramento de área? Quais os diferentes tipos de desmembramento de área existentes? Quais são as etapas do desmembramento de área?

É isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.

 

Legislação a respeito do desmembramento de área

legislação sobre desmembramento de área

A lei 6.766 de 1979 (lei do parcelamento do solo), dividiu o parcelamento do solo em desmembramento e loteamento, sendo que em seu artigo 2º, § 2º, a mesma traz a seguinte conceituação a respeito do desmembramento:

Considera-se desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

Ou seja, o que separa o desmembramento de área do loteamento é a necessidade ou não da construção de novos logradouros públicos, sendo que na zona rural, normalmente o INCRA é o órgão responsável pelo loteamento de área.

Dentro do perímetro urbano e da área de expansão urbana, sempre que um empreendedor for lotear uma área, se faz necessária a produção de um projeto de loteamento e da construção de uma série de equipamentos urbanos.

Neste artigo sobre parcelamento do solo eu cubro de maneira mais detalhada o assunto.

Além da lei do parcelamento do solo, uma outra importante ferramenta no que se refere ao desmembramento de área é a NBR 13133, pois a mesma trouxe uma série de conceitos e procedimentos topográficos.

 

Desmembramento de área – Tenha cuidado com a fração mínima de parcelamento

fração mínima de parcelamento

Outro importante cuidado que você precisa ter no que se refere ao desmembramento de área é quanto a Fração Mínima de Parcelamento (FMP). Isso porque não é possível desmembrar lotes ou glebas com áreas menores do que a fração mínima de parcelamento.

Para entender melhor sobre o assunto, aconselho que você leia este artigo, pois no mesmo eu explico qual a fração mínima de parcelamento que você deve adotar no desmembramento de imóveis rurais e urbanos.

 

Desmembramento de imóveis urbanos versus desmembramento de imóveis rurais

loteamento, desmembramento e parcelamento do solo

O desmembramento de imóveis urbanos e o desmembramento de imóveis rurais variam um pouco em seus procedimentos.

Isso acontece porque os órgãos envolvidos variam de um para o outro.

No desmembramento de imóveis rurais, os órgão envolvidos são o INCRA e o registro de imóveis. Já no desmembramento de imóveis urbanos, os órgãos envolvidos são a prefeitura e o registro de imóveis.

 

Desmembramento de área – Os 2 tipos de desmembramento de imóveis rurais existentes

desmembramento de imóvel georreferenciado

Existem basicamente 2 tipos de desmembramento de imóveis rurais, o desmembramento de imóveis rurais pela topografia clássica e o desmembramento de imóveis rurais que foram georreferenciados.

Possuo artigos sobre ambas as temáticas.

Para entender as etapas do desmembramento de imóveis georreferenciados leia este artigo e;

Para entender as etapas do desmembramento de imóveis pela topografia clássica, leia este artigo.

 

Etapas do desmembramento de imóveis urbanos

desmembramento de área e o desmembramento de imóveis urbanos

O desmembramento de imóveis urbanos pode ser dividido em 6 etapas. São elas:

 

Etapa 1 – Reunião com o cliente e planejamento para a ida a campo

Nesta etapa, você primeiramente, na reunião com o cliente, pedirá a matrícula para o mesmo, pois o que lhe interessa é a realidade jurídica e não a realidade física.

Ou seja, para ser desmembrado, o imóvel precisa estar cadastrado junto ao registro de imóveis, possuindo matrícula.

Caso o imóvel não possua matrícula, o mesmo precisará primeiramente ser regularizado.

Existem basicamente 2 situações distintas nas quais o desmembramento do imóvel é necessário. A primeira é quando o imóvel ao ser vendido precisa ser desmembrado.

A segunda situação é quando o imóvel, quer seja porque fazia parte de um espolio, ou porque foi comprado e não foi desmembrado, consta como um registro em uma matrícula mãe.

Em ambos os casos, o procedimento para o desmembramento do imóvel é o mesmo.

 

Desmembramento de área – Etapa 2 do desmembramento de imóveis urbanos – medição da área a campo

Uma vez que você tenha acertado todos os detalhes com o cliente, precisará ir a campo e fazer a medição da área do imóvel da matrícula mãe.

Caso o imóvel situe-se distante da sede da empresa, você pode levar seu notebook de campo junto, fazer o descarregamento dos dados, a divisão da poligonal e aproveitar a ida a campo para locar os pontos da divisão de área, materializando os mesmos com marcos topográficos.

 

Etapa 3 – Produção das plantas, do memorial descritivo e da ART

Nesta etapa você produzirá 2 plantas, uma situando o lote a ser desmembrado dentro da área da matrícula mãe e outra da área a ser desmembrada.

Produzirá também o memorial descritivo e emitirá a ART.

 

Etapa 4 – Protocolação e aprovação junto ao órgão competente da prefeitura, o qual emitirá a certidão

Nesta etapa você procederá junto a prefeitura, normalmente, junto a secretaria de planejamento.

Caso a solicitação de desmembramento esteja dentro da legislação vigente, o respectivo órgão da prefeitura emitirá a certidão de aprovação do desmembramento.

Certidão este que você precisará apresentar para o profissional de registro de imóveis.

A solicitação de desmembramento não será aceita somente se:

  • A área a ser desmembrada for inferior a fração mínima de desmembramento ou;
  • Se o comprimento da testada (frente do imóvel) for inferior ao permitido pela legislação municipal.

Desmembramento de área – Etapa 5 do desmembramento de imóveis urbanos –

– Procedimento junto ao registro de imóveis

Nesta etapa você levará o documental (plantas, memorial descritivo, certidão emitido pela prefeitura e ART) até o registro de imóveis, dando entrada na solicitação do processo de desmembramento.

Importante: se informe junto ao profissional de registro sobre quais são os documentos necessários, pois os mesmos variam de cartório para cartório.

Isso é normal, cada município possui suas especificidades cadastrais, sendo que o profissional de registro possui liberdade para solicitar tantos documentos quantos achar necessário.

Desta maneira, o documental pode varia um pouco de cartório para cartório.

Etapa 6 – Procedimentos do oficial de registro de imóveis

O profissional de Registro irá proceder a averbação de subdivisão e encerramento da matrícula originária, abrindo as novas matrículas dos imóveis divididos.

Vídeo a respeito do assunto.


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Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.