Ícone do site Adenilson Giovanini

Datum Vertical: O Que É e Qual o do Brasil?

Datum vertical e Datum horizontal, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo a respeito destes temas.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

O que é um datum vertical

O datum vertical é a superfície formada pelo nível médio do mares, a partir da qual se mede as altitudes.

Para conseguirmos entender melhor o que é um datum vertical e o que é um datum horizontal, precisamos entender o que e quais os parâmetros que constituem um datum.

Para isso, precisamos primeiramente entender o que são o Geoide e o elipsoide.

Por causa disso, eu primeiramente explicarei o que são estas superfícies de referência. Posteriormente explicarei o que um Datum e quais as diferenças entre datum planimétrico e datum altimétrico.

 

Datum vertical – O que é o geoide?

O geoide é a figura matemática que melhor descreve a forma da terra. O mesmo possui o seguinte conceito:

Nível médio dos mares, suposto em equilibrio, prolongado para o centro dos continentes e sobre a influência da força da gravidade e da massa da terra.

 

 

Datum vertical – O que é o Elipsoide?

 

O elipsoide é um modelo matemático dotado de 2 parâmetros:

O mesmo precisou ser criado, pois o geoide era demasiadamente complexo para ser utilizado em obras de engenharia.

Com isso, foi criado o Elipsoide.

 

Datum vertical – O que é um Datum

Um datum é um conjunto de pontos e seus respectivos valores de coordenadas, os quais definem as condições iniciais para o estabelecimento de um sistema geodésico.

Um sistema geodésico, por sua vez, é um conjunto de estações geodésicas (marcos geodésicos) e suas coordenadas.

Um Datum é constituído pela adoção de:

O critério para a escolha do ponto geodésico de origem é a máxima coincidência entre a superfície do geoide e do elipsoide.

Portanto, um mesmo ponto do terreno terá valores de coordenadas diferentes quando referido aos diferentes data (plural de datum).

Datum Planimétrico

Um datum planimétrico (também chamado de datum horizontal) é o ponto de referência geodésico inicial, que representa a base dos levantamentos horizontais.

O mesmo é definido por um conjunto de parâmetros, sendo um ponto de referência para todos os levantamentos geodésicos sobre uma determinada área.

A localização ideal do ponto seria onde houvesse coincidência entre o geoide e o elipsoide (h=0).

 

Tipos de data planimétricos

Existem dois tipos de Data horizontais:

Existe uma grande quantidade de elipsoides representativos da forma do planeta sendo atualmente utilizados. Os mesmos foram definidos em diferentes ocasiões e por diferentes autores.

Os data mais comuns utilizados aqui no Brasil são:

O datum WGS84 é um datum global e geocêntrico, o mesmo adotou o elipsóide GRS80, que ajusta-se à terra como um todo, sendo que o mesmo possui a origem de seus eixos coordenados no centro de massa da Terra.

No datum global, o elipsoide é fixado ao planeta pelo Equador e pelo Meridiano de Greenwich, não necessitando de ponto geodésico origem, nem de Azimute inicial. Veja no quadro abaixo alguns Data.

Datum vertical – Porque existem tantos data planimétricos em uso?

 

Ao longo do tempo, foram testados vários elipsoides de revolução para melhor definir a forma da terra. Como os equipamentos geodésicos foram melhorando conforme a tecnologia evoluía, os mesmos se tornaram cada vez mais precisos.

É por isso que, com o tempo, surgiu a necessidade de mudança do datum oficial brasileiro.

Entretanto, cada parte do planeta possui suas particularidades físicas, de certa maneira que se faz necessária a existência dos 2 tipos de elipsoides:

 

Datum vertical

O datum vertical (datum altimétrico) é a superfície formada pelo nível médio do mar, definida através de um marégrafo estável, a partir de longos períodos de observação para estabelecer a altitude zero.

No Brasil, o ponto de origem do datum altimétrico situa-se em Imbituba, Santa Catarina, uma vez que neste local o nível médio do mar apresenta menor variação.

Na imagem abaixo, você pode ver fotos da régua e do marégrafo que estão no Porto de Imbituba.

 

Próximo ao marégrafo, em local seguro existe um marco topográfico, que é o ponto de origem da rede altimétrica (RN 4X), sendo que o mesmo possui 8,6362 metros em relação ao nível médio do mar local.

 

O Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) é constituído por cerca de 70.000 estações implantadas pelo IBGE em todo o Território Brasileiro, sendo divididas em três redes:
Rede planimétrica: latitude e longitude de alta precisão;
Rede altimétrica: altitudes de alta precisão e;
Rede gravimétrica: valores precisos de aceleração gravimétrica.

 

Datum vertical – Utilização da altitude em obras de engenharia

Dependendo das características do serviço prestado, a altitude utilizada pode ser a altitude ortométrica. Ou seja, a altitude em relação ao geoide, ou a altitude elipsoidal, que é a altitude em relação ao elipsoide.

No caso de obras de engenharia a altitude utilizada deve ser a ortométrica. Altitude esta normalmente obtida partindo-se de um marco de referência de nível da rede altimétrica (rede vertical).

Na topografia, normalmente utiliza-se a altitude ortométrica ou cotas.

Já no Posicionamento Pelo GNSS e na Geodésia a altitude rastreada pelo receptor é a altitude elipsoidal (também conhecida como altitude geométrica).

Altitude esta que está referenciada ao elipsoide.

Ou seja para ser utilizada em obras de engenharia a altitude obtida com receptores GNSS (altitude elipsoidal) precisa ser transformada em altitude ortométrica através da utilização de um modelo de ondulação geoidal.

No caso, o atual modelo geoidal brasileiro é o hgeoHNOR2020.

Vídeo a respeito do assunto.

Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

Sair da versão mobile