Geodesia e Cartografia: Conceitos e Aplicações?
Geodesia e cartografia, você acabou de encontrar um artigo definitivo a respeito destas ciências.
Com a leitura do mesmo você aprenderá:
- Como a Geodésia e a Cartografia estão correlacionadas;
- Quais os conceitos e aplicações das mesmas;
- Quais seus objetivos;
- Como é feita a determinação de posições
- Quais são as superfícies utilizadas na topografia, geodésia e cartografia;
- E muito mais.
Prossiga a leitura com máxima atenção.
Geodesia e Cartografia
A Geodésia é a ciência da medição da Terra. Já a cartografia é a ciência da concepção, produção, difusão, utilização e análise dos mapas.
Pereba que estas duas ciências estão interrelacionadas. Que enquanto a geodésia se preocupa com a obtenção de dados, a cartografia se preocupa com a representação dos dados obtidos.
Porém, afinal de contas, quais os fundamentos e as diferenciações, conceitos e aplicações das mesmas. Isso que nós veremos nos próximos parágrafos deste artigo.
Para isso, em um primeiro momento, mergulharemos fundo na Geodésia, entendendo o conceito, as divisões e aplicações da mesma.
Em um segundo momento, abordaremos a Cartografia, entendendo os conceitos, divisões e aplicações desta ciência.
Geodesia e Cartografia – Conceitos, divisões e aplicações da geodésia?
O livro fundamentos de Geodésia traz o seguinte conceito para a mesma.
Entende-se a Geodésia como a ciência que estuda a forma e as dimensões do planeta terra, bem como a determinação do campo gravitacional e da superfície oceânica.
Segundo Webster, “A geodésia é o ramo da matemática aplicada que determina a exata posição de pontos, figuras e áreas de grandes porções da superfície terrestre. Também a forma e o tamanho da terra, além das variações do seu campo gravitacional.
O termo Geodésia possui origem no grego. Palavra “Γεωδαισία“, que é composta por “γη“, que significa “terra”, e “δαιζω“, que significa “dividir”.
Ou seja, o significado literal da palavra geodésia é dividir a terra.
Este termo foi usado, pela primeira vez, por Aristóteles e pode significar tanto divisões (geográficas) da terra, como também o ato de dividir a terra (por exemplo entre proprietários).
Objetivos da geodésia
O objetivo primordial da Geodésia é a determinação da forma e das dimensões da terra.
O estudo da mesma normalmente se divide em:
- Geodésia global e;
- Geodésia aplicada.
A Geodesia global se encarrega da mensuração da forma e das dimensões da terra.
A geodésia aplicada, por sua vez, se encarrega da determinação precisa de pontos sobre a superfície terrestre, tanto em áreas continentais, como em áreas oceânicas, objetivando-se ao mapeamento e outras finalidades.
Já outros autores dividem a Geodésia em:
- Geodésia geométrica;
- Geodésia física e;
- Geodésia celeste.
A Geodésia geométrica estuda o tamanho e forma da terra, a determinação das coordenadas dos pontos, comprimento e azimutes de linhas da superfície terrestre.
A geodésia física estuda o campo de gravidade da Terra ou direção e magnitude das forças que mantêm os corpos na superfície e atmosfera da terra.
Já a geodésia espacial, realiza operações geométricas sobre a superfície terrestre (medidas angulares e de distâncias) associadas a poucas determinações astronômicas.
Geodésica e Cartografia – Aplicações da Geodésia
Seguem algumas aplicações da geodésia. As mesmas foram adaptadas do livro “Fundamentos de Geodésia”.
Produção de mapas
Na distribuição e implantação de pontos de controle, tanto horizontais, como verticais, na superfície terrestre, estabelecendo uma rede de marcos geodésicos georreferenciados que servirão de apoio para as atividades de mapeamento cartográfico;
Planejamento urbano
O georreferenciamento de uma série de pontos de controle possibilita uma melhor identificação e localização de vias urbanas e logradouros públicos.
Projetos de Obras de Engenharia
Grandes estruturas, tais como barragens, pontes e grandes edifícios necessitam dispor de plantas para uma perfeita localização predeterminada.
Ecologia
O estudo do efeito do homem no meio Ambiente. Atividades tais como movimento de terra, água subterrânea, extração de petróleo, possuem os efeitos monitorados mediante a geodésia.
Hidrologia
O posicionamento e os mapas são fornecidos pela Geodésia, contendo as informações relativas as bacias hidráulicas, etc.
Outras aplicações
- Determinação de limites territoriais;
- Cadastro imobiliário e fundiário;
- Mapeamento para a produção da Cartografia Temática;
- Etc.
Geodesia e Cartografia – Conceitos, divisões e aplicações da Cartografia?
Segundo o dicionário cartográfico do IBGE, define-se cartografia como:
Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações diretas ou de análises de documentação, visando à elaboração e preparação de cartas, projetos e outras formas de expressão, bem como a sua utilização.
Objetivos da Cartografia
Em outras palavras, a cartografia é a ciência que trata da concepção, da produção, da difusão, da utilização e do estudo dos mapas. Os produtos cartográficos normalmente produzidos são plantas, cartas e mapas.
Essas denominações estão associadas à escala de levantamento e a representação dos dados, onde que dependendo da escala e das características do mapeamento, um destes diferentes produtos deverá ser produzido.
Para entender mais sobre o assunto leia este artigo aqui do blog.
Divisões da Cartografia
A cartografia, segundo Maling (1989), é classificada didaticamente em:
- Cartografia matemática: trata dos aspectos matemáticos ligados à concepção e à construção dos mapas, isto é, das projeções cartográficas.
- Cartometria – trata das medições efetuadas sobre mapas, designadas à medição de ângulos e direções, distâncias, áreas, etc.
Outra atividade importante atribuída à cartografia temática, são as convenções e os símbolos cartográficos utilizados para representar os elementos desejados.
De forma a facilitar a leitura e interpretação dos mapas, os símbolos e cores são padronizados.
Superfícies utilizadas na topografia, geodésia e cartografia
As superfícies utilizadas na topografia, geodésia e cartografia são:
- A superfície física;
- Esferoide;
- Geoide;
- Elipsoide;
- Plano topográfico e;
- Projeção cartográfica.
Na realidade, a obtenção de dados é feita utilizando-se um datum. Leia este artigo, pois no mesmo eu explico o que é e para que serve um datum.
Como é feita a determinação de posições
A determinação de posições é feita utilizando-se latitudes e longitudes a partir da utilização de paralelos e meridianos.
Para entender melhor sobre o tema é só você acessar os artigos dos links acima.
Vídeo a respeito da Geodésia.
No caso, a escrita deste artigo é uma adaptação feita a partir do livro fundamentos de Geodésia e Cartografia.
É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏
Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos
Você quer dominar a Topografia Cadastral?
Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.
O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:
Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo: