Tipos de Projeções Cartográficas?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Quanto aos tipos de projeções cartográficas existentes, as projeções cartográficas são classificadas em:

Vamos conhecer melhor cada um destes diferentes tipos de projeções cartográficas existentes.

 

Tipos de projeções cartográficas – Projeção cilíndrica (transversa, normal ou horizontal)

tipos de projeções cartográficas - projecao cilindrica

A projeção cilíndrica é um tipo de projeção cartográfica que utiliza um cilíndrico cilindro tangente ou secante para planificar a superfície terrestre.

Na caso, tangente significa que o cilindro toca o elipsoide em apenas 1 ponto e tangente significa que o cilindro toca o elipsoide em 2 ou mais pontos.

A projeção cilíndrica representa de maneira muito fidedigna áreas equatoriais, porém costuma deformar áreas polares, deixando as mesmas bem maiores do que realmente são.

A mesma normalmente é utilizada para representar o globo terrestre como um todo. Como exemplo deste tipo de projeção temos os mapa-múndis.

A projeção cilíndrica também pode ser classificada quanto a posição em relação ao elipsoide. Podendo ser:

  • Normal;

  • Transversa ou;

  • Obliqua.

Veja os detalhes na imagem abaixo.

Projeção cilindrica

 

 

A titulo de curiosidade, as palavras gnomônica, estereográfica e ortográfica na imagem acima significam:

 

Projeção gnomônica

tipos de projeções cartográficas - Projeção gnomônica

Que a projeção do elipsoide é a partir do centro do mesmo.

Veja na imagem abaixo um exemplo de projeção gnomônica.

Exemplo de projeção gnomônica

 

Projeção estereográfica

tipos de projeções cartográficas - projeção estereográfica

projeção estereográfica animação

A projeção estereográfica é um tipo de projeção em que a superfície de uma esfera é representada sobre um plano tangente a ela, utilizando-se como origem um ponto diametralmente oposto ao ponto de tangência daquele plano com a esfera.

 

Projeção ortográfica

tipos de projeções cartográficas - projeção ortográfica

A projeção ortográfica é uma forma de representar graficamente objetos tridimensionais em superfícies planas, de modo a transmitir suas características com precisão e demonstrar sua verdadeira grandeza.

 

Tipos de projeções cartográficas – Exemplos de projeções cilíndricas

exemplos de projeção cilindrica

Como exemplos de projeções cilíndricas temos:

 

Projeção cilíndrica equidistante

projeção cilindrica equidistante

A projeção cilíndrica equidistante é um tipo de projeção cartográfica cilíndrica muito simples, cuja invenção se atribui a Marinus de Tiro.

Devido a distorção produzida por esta projeção, a mesma não pode ser utilizada em mapas de navegação ou mapas cadastrais, mas é habitualmente usada em mapas temáticos.

 

Projeção de Mercator

tipos de projeções cartográficas - projeção cilindrica de mercator

A projeção de Mercator é um tipo de projeção cilíndrica na qual os meridianos são planificados na forma de linhas retas paralelas verticais que são horizontalmente equidistantes.

Os paralelos por outro lado, são planificados na forma de linhas retas paralelas horizontais, de modo que a distância vertical entre dois paralelos sucessivos é tanto menor quanto mais próximos esses paralelos estiverem da linha do equador.

Essa projeção foi pela primeira vez apresentada em 1569, pelo cosmógrafo e cartógrafo flamengo Gerhard Kramer (em latim: Gerardus Mercator) através de um grande planisfério que media 250 cm x 128 cm e era constituído por dezoito folhas xilografadas separadamente.

 

 

Projeção cilíndrica de Lambert

projeção cilindrica de lambert

A projeção cilíndrica equivalente de Lambert ou projeção cilíndrica de Lambert é uma projeção cilíndrica e equivalente desenvolvida pelo matemático Johann Heinrich Lambert em 1772.

 

Projeção de Gall-Peters

tipos de projeções cartográficas - projeção de gall peters

A Projeção Peters é um tipo de projeção cartográfica cilíndrica e equivalente. As retas perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas têm intervalos menores, o que resulta numa reprodução fiel das áreas dos continentes à custa de uma maior deformação do formato deles.

Esta projeção foi originalmente proposta por James Gall em 1885, mas foi largamente ignorada e retomada apenas em 1973 pelo historiador alemão Arno Peters.

Sua criação suscitou debates acalorados entre os cartógrafos, devido às implicações políticas de suas características.

A projeção de Gall-Peters é dita “terceiro-mundista”, por dar um realce maior às nações que historicamente compõem a parte mais pobre do mundo. Tanto que Arno Peters batizou a projeção de “mapa para um mundo mais solidário”.

Embora conserve a mesma distorção em longitude, os países situados em altas latitudes são relegados a um segundo plano, ao contrário da projeção de Mercator.

A maior diferença da projeção de Gall-Peters para a representação de Mercator é o achatamento do continente europeu e alongamento do continente africano.

 

Tipos de projeções cartográficas – Projeção Universal Transversa de Mercator

Projeção UTM

A projeção Universal Transversa de Mercator (UTM) utiliza um sistema de coordenadas cartesianas bidimensional para dar localizações na superfície da Terra.

O sistema UTM não é uma simples projeção de mapa. Em vez disso, ele divide a Terra em sessenta zonas, cada uma das mesmas com seis graus de longitude, utilizando a projeção de mercator transversa secante em cada zona.

O Sistema Universal Transverso de Mercator (UTM) é baseado na projeção cilíndrica transversa proposta nos Estados Unidos em 1950 com o objetivo de abranger todas as longitudes.

 

 

Tipos de projeções cartográficas existentes – Projeção Plana ou Azimutal

Na projeção plana, também conhecida como projeção azimutal, a superfície da terra é projetada sobre um plano tangente a um ponto qualquer da superfície terrestre, o qual ocupa o centro da projeção.

As linhas traçadas na mesma são projetadas no plano, partidas de certo ponto do interior do elipsoide, vindas normalmente do polo. Desta maneira, os meridianos são irradiados do polo e projetados em linha reta.

À medida que se afastam do ponto de tangência, que no caso é o polo, o espaçamento e as dimensões dos paralelos e dos meridianos crescem rapidamente.

 

tipos de projeções cartográficas - projeção azimutal, também conhecida como projeção plana

 

Com isso, os paralelos e meridianos são projetados, formando círculos concêntricos.

A mesma normalmente é utiliza como ponto tangente ao polo norte ou ao polo sul, tendo grande utilidade em navegação aérea e análise geopolítica.

 

 

Subdivisões da projeção plana

superficie de projeção da projeção plana ou azimutal
A projeção plana ou plana, quanto a posição da superfície de projeção, é subdividida em três tipos.

São eles:

1 – Polares: com a tangente sobre um dos polos, sendo usada na projeção azimutal presente na bandeira da ONU e também para mapeamento dos polos e/ou dos hemisférios Norte ou Sul;

2 – Equatoriais ou meridionais: com a tangente na Linha do Equador, sendo usadas para mapear o hemisfério ocidental ou oriental;

3 – horizontais ou oblíquas: com a tangente sobre qualquer outro ponto da Terra e usada para fins diversos.

 

Projeção azimutal obliqua

 

 

Tipos de projeções cartográficas – Áreas utilizadas para a representação via projeção plana

projecao-plana

A projeção plana é um método de projeção normalmente utilizado para representar o mundo, tendo como ponto de partida uma das regiões polares.

Ao ser utilizada para a representação de todo o planeta, a mesma possui escalas grandes. Ou seja, com pouco detalhamento.

Com isso, a projeção plana é utilizada exclusivamente para a produção de mapas, não sendo utilizada para a produção de plantas, que de acordo com a NBR 13.133 devem possuir uma escala melhor do que 1:10.000.

 

 

Peculiaridades da projeção plana

Projeção plana ou azimutal

Uma das características da projeção plana é que na mesma a parte da Terra que inicialmente tocava na “Folha” se mantém fiel ao real, porém na medida em que nos afastamos deste ponto, o mapa é gradualmente distorcido ficando distorcido.

Uma outra peculiaridade da projeção azimutal é que a mesma não consegue exibir o mundo por completo.

Por exemplo, na projeção azimutal que tem como tangente o Ártico, não é possível ver a Antártica. Ou seja, não é possível ver o ponto que está diametralmente oposto ao da tangente escolhida.

Por isso que um dos principais usos desta projeção é para o mapeamento dos polos ou para o mapeamento de apenas um hemisfério (Norte, Sul, Oriental ou Ocidental).

Tal como a projeção de Mercator sofre muitas críticas sobre um suposto caráter ideológico uma vez que o ponto escolhido foi o polo norte, que supostamente seria neutro por não estar colocando nenhum país no centro.

Porém, na realidade, acaba que os países com assento permanente no Conselho de Segurança (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China) ficam em um certo destaque, com menos distorções do que os países que aparecem na periferia do mapa.

 

 

 

Tipos de projeções cartográficas existentes – Projeção Cônica

projeção cartografica conica

 

Na projeção cônica, a superfície terrestre é projetada sobre um cone tocante. Desta maneira, a superfície terrestre é planificada através da utilização de um cone.

Neste método de projeção, os meridianos convergem para os polos e os paralelos formam arcos concêntricos.

O efeito colateral da utilização deste método de projeção é que as deformações aumentam conforme há o afastamento do paralelo que se encontra em contato com o cone.

Esse tipo de projeção é normalmente utilizado para a representação de regiões maiores, principalmente regiões continentais.

 

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

Categorias: Cartografia

Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.