RTK em Rede: Aprender a Utilizar?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Como o rtk em rede funciona, qual a acurácia possibilidade pelo mesmo e quando utilizar este método de posicionamento?

É sobre este tema que irei falar neste post.

 

Como o método rtk em rede funciona?

método rtk em rede

Para que você entenda o rtk em rede, primeiramente precisa entender o funcionamento do método rtk.

No método rtk, são utilizados 2 receptores, um conhecido como receptor base, que fica em um ponto de coordenadas conhecidas, rastreando dados do mesmo.

E outro receptor, conhecido como receptor rover, com o qual o agrimensor percorre o perímetro da propriedade.

Como o receptor base está sobre um ponto de coordenadas conhecidas, consegue calcular a diferença entre a coordenada real do ponto no qual está e a coordenada que está calculando a partir dos sinais de satélite rastreados.

Isso possibilita que o mesmo propague a diferença via sinal de rádio para o receptor rover, melhorando a acurácia dos dados rastreados pelo mesmo. Veja como este método funciona através da imagem abaixo:

método rtk

O método rtk em rede funciona de uma maneira um pouco diferente. Isso porque ao invés de utilizar um receptor próprio como receptor base, o agrimensor recebe a correção de uma rede de receptores externa, precisando ir somente com um receptor a campo.

O método rtk em rede consiste em várias estações de monitoramento estrategicamente posicionadas, as quais enviam os dados rastreados via internet para um centro de controle de dados.

O centro de controle de dados, por sua vez, processa os dados e disponibiliza a correção via internet.

Para receber as correções, o agrimensor precisa ter instalado em seu receptor um chip GSM (chip de celular), o qual tenha acesso a internet. Com isso, é só o mesmo configurar o receptor, informando o link certo para o mesmo, que receberá a correção via internet.

Ou seja, é como se o receptor estivesse recebendo um telefonema através da qual os dados de correção são disponibilizados. Veja um esboço do funcionamento deste método de posicionamento pelo gnss através da imagem abaixo:

esquema de funcionamento do método rtk em rede

 

 

NTRIP IBGE – Método RTK em rede gratuito e de altissima qualidade

método ntrip ibge

O ntrip ibge é o serviço de correção rtk em rede fornecido pelo IBGE.

O mesmo é um serviço de altíssima qualidade que possibilita o rastreamento de dados a campo com a utilização de apenas um receptor GNSS.

Nos últimos anos o IBGE adensou sua rede de marcos geodésicos, sendo que atualmente conta com 126 estações de rastreamento de dados.

 

Qual a acurácia possibilitada pelo método ntrip ibge?

rtk em rede - precisão e acurácia

Costa e outros autores no artigo cientifico denominado “RBMC em tempo real, via NTRIP, e seus beneficios nos levantamentos RTK e DGPS“, analisaram a acurácia obtida em diferentes comprimentos de linha-base.

Por exemplo, veja os resultados obtidos a partir de 39,30 km, 91,93 km e 208,70 km da estação de rastreamento de dados do IBGE:

Distância (km)Acurácia horizontal (metros)Acurácia vertical (metros)
39,300,010,14
91,930,040,82
208,700,210,40

Perceba que mesmo com uma linha base superior a 200 km, a acurácia horizontal obtida foi de 21 cm. Ou seja, dentro da acurácia exigida para pontos do tipo M em processos de georreferenciamento.

 

Quando utilizar este método de posicionamento?

rastreamentode dados para curvas de nível

A partir dos resultados apresentados por Costa e outros autores, podemos chegar a uma conclusão prévia de que é possível obter uma acurácia superior a 10 cm com linhas base de até 100 km e superior a 50 cm, com linhas base de até 200 km.

Ou seja, você pode utilizar este método de posicionamento para aplicações que exijam estas acurácias.

Na realidade, sabemos nós que quando o assunto é o Posicionamento Pelo GNSS, as coisas não são tão simples assim, pois existem diferentes tipos de receptores no mercado.

Desde receptores GNSS L1, que rastreiam dados somente da constelação GPS, até receptores L1/L2, multiconstelações.

Ou seja, o receptor utilizado precisa ser levado em consideração.

Além disso, as características do local no qual o rastreamento de dados está sendo feito, também precisam serem levadas em consideração. Isso porque rastrear dados em um campo aberto é completamente diferente do que rastrear dados dentro de uma mata fechada, cercada de morros.

Ou seja, a dica de ouro é que você precisa conhecer bem seu receptor.

Aconselho inclusive que você faça alguns testes de rastreamento com o mesmo, para ver qual a acurácia obtida com diferentes comprimentos de linha base e nas mais variadas situações.

 

Cuidados quanto a utilização do método rtk em rede?

obter dados a campo

Como você deve ter percebido, o método rtk em rede, ntrip IBGE trás imensas vantagens para o agrimensor, porém você precisa ter uma série de cuidados ao utilizar o mesmo.

Isso porque o local no qual o rastreamento de dados vai ser feito, precisa ter sinal de celular para receber a correção.

Ou seja, dentro de um vale, situado no interior de um município cuja topografia é formada por morros, dificilmente haverá sinal de celular.

Perceba que você precisa conhecer a propriedade para saber se será possível utilizar o método ntrip.

Ou seja, se o local no qual você mora possui uma topografia plana e a propriedade situa-se próxima a cidade, provavelmente você conseguirá rastear os dados do perímetro da mesma com a utilização do método rtk em rede, ntrip ibge.

Porém, se a propriedade situa-se distante da sede municipal e a topografia local é formada por morros, você não pode depender somente do método rtk em rede.

Vídeo a respeito do assunto.

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.