NTRIP: Como Utilizar Esta Tecnologia?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O método NTRIP é um método inovador e revolucionário através do qual é possível fazer-se o levantamento de dados com a utilização de um único receptor a campo.

Porém:

  • Como esta tecnologia funciona?
  • Quais os cuidados que você precisa ter ao utilizar a mesma no seu dia a dia?
  • Qual a acurácia possibilitada pelo método NTRIP?
  • Quando utilizar o mesmo no seu dia a dia?

Neste artigo eu irei abordar esta temática, ajudando você a utilizar o método NTRIP no seu dia a dia.

 

Como o Método NTRIP funciona?

como o método NTRIP funciona

O NTRIP é uma variação do método RTK em rede, sendo que para entender o funcionamento do mesmo, precisamos primeiramente entender o funcionamento do rtk em rede.

 

Como o método rtk em rede funciona?

como o método rtk em rede funciona

O RTK em rede é uma variação do método rtk.

Lembre-se que no método rtk, são utilizados 2 receptores, um primeiro, conhecido como receptor base, fica em um ponto de coordenadas conhecidas, rastreando os dados do mesmo.

Enquanto isso, o profissional faz o rastreamento de dados com outro receptor, conhecido como receptor rover.

Como o receptor base está sobre um ponto de coordenadas conhecidas, consegue calcular a diferença entre a coordenada real do ponto no qual está e a coordenada que está calculando a partir dos sinais de satélite rastreados.

Isso possibilita que o mesmo propague a diferença via sinal de rádio para o receptor rover, melhorando a acurácia dos dados rastreados pelo mesmo.

método rtk

 

O método rtk em rede funciona de uma maneira um pouco diferente. Isso porque ao invés de utilizar um receptor próprio como receptor base, o Agrimensor recebe a correção de uma rede de receptores externa, precisando ir somente com um receptor a campo.

O método rtk em rede consiste em várias estações de monitoramento estrategicamente posicionadas, as quais enviam os dados rastreados via internet para um centro de controle de dados.

O centro de controle de dados, por sua vez, processa os dados e disponibiliza a correção via internet.

Para receber as correções, o agrimensor precisa ter instalado em seu receptor um chip GSM (chip de celular), o qual tenha acesso a internet. Com isso, é só o mesmo configurar o receptor, informando o link certo para o mesmo, que receberá a correção via internet.

Ou seja, é como se o receptor estivesse recebendo um telefonema através da qual os dados de correção são disponibilizados.

Veja um esboço do funcionamento deste método de posicionamento pelo gnss através da imagem abaixo:

método NTRIP - esquema de funcionamento do método rtk em rede

 

 

Como o Método NTRIP Funciona?

funcionamento da tecnologia ntrip

Agora que você entendeu como que o método rtk funciona, torna-se mais fácil entender o funcionamento do método NTRIP.

No caso, o mesmo é um serviço de correção RTK em rede fornecido pelo IBGE. Ou seja, o IBGE possui uma rede de receptores rastreando dados de marcos de estações da RBMC.

As coordenadas rastreadas são processadas em um servidor do IBGE e disponibilizadas via internet, de certa maneira que utilizando um chip de celular na coletora (GSM), o profissional consegue receber a correção fornecida pelo IBGE.

método ntrip ibge

Ou seja, o NTRIP é um serviço de altíssima qualidade que possibilita o rastreamento de dados com a utilização de apenas um receptor a campo.

Com isso, o Agrimensor não precisa ter 2 receptores a campo, conseguindo fazer o rastreamento de dados com uma acurácia centimétrica com apenas 1 receptor a campo.

Para você ter uma ideia, nos últimos anos o IBGE adensou sua rede de marcos geodésicos, sendo que no momento da escrita deste artigo o mesmo conta com 126 estações de rastreamento de dados.

Ou seja, provavelmente no momento que você está lendo este artigo o número de estações do IBGE cujos dados estão sendo rastreados seja ainda maior.

 

Qual a acurácia possibilitada pelo método NTRIP IBGE?

precisão e acurácia

Provavelmente você esteja maravilhado com a possibilidade de não precisar ter 2 receptores GNSS a campo.

Porém, talvez esteja um pouco cético e pensando:

“Sei… Mas será que a acurácia do Método NTRIP possibilita que eu utilize esta tecnologia no meu dia a dia?”

Vamos ver um artigo cientifico que fala a respeito.

Costa e outros autores no artigo denominadoRBMC em tempo real, via NTRIP, e seus beneficios nos levantamentos RTK e DGPS” analisaram a acurácia obtida em diferentes comprimentos de linha-base.

Por exemplo, veja os resultados obtidos pelos mesmos a partir de 39,30 km, 91,93 km e 208,70 km da estação de rastreamento de dados do IBGE:

Distância (km) Acurácia horizontal (metros) Acurácia vertical (metros)
39,30 0,01 0,14
91,93 0,04 0,82
208,70 0,21 0,40

Perceba que mesmo com uma linha base superior a 200 km, a acurácia horizontal obtida foi de 21 cm. Ou seja, dentro da acurácia exigida para pontos do tipo M em processos de georreferenciamento.

 

 

Quando utilizar este método de posicionamento?

ntrip ibge - rastreamentode dados para curvas de nível

A partir dos resultados acima podemos chegar a uma conclusão prévia de que é possível obter uma acurácia superior a 10 cm com linhas base de até 100 km e superior a 50 cm, com linhas base de até 200 km.

Ou seja, você pode utilizar este método de posicionamento para aplicações que exijam estas acurácias.

Na realidade, sabemos nós que quando o assunto é o Posicionamento Pelo GNSS, as coisas não são tão simples assim, pois existem diferentes tipos de receptores no mercado.

Desde receptores GNSS L1, que rastreiam dados somente da constelação GPS, até receptores L1/L2 multi-constelações.

Ou seja, o receptor utilizado precisa ser levado em consideração.

Logo, eu aconselho que você faça alguns testes de rastreamento com intuito de saber qual a acurácia que você obterá com seu receptor, antes de utilizar esta tecnologia em trabalhos que exijam uma acurácia elevada.

Além disso, as características do local no qual o rastreamento de dados está sendo feito também precisam ser levadas em consideração. Isso porque rastrear dados em um campo aberto é completamente diferente do que rastrear dados dentro de uma mata fechada, cercada de morros.

Ou seja, a dica de ouro é você conhecer bem seu receptor.

 

Método NTRIP – Não cometa este erro

tecnologia NTRIP - Não cometa este erro

Um erro que você não pode cometer ao utilizar o método NTRIP é o de achar que conseguirá utilizar este método em qualquer lugar.

Perceba que para conseguir utilizar este método é necessário que o receptor consiga rastrear sinal de celular no local no qual o rastreamento de dados será feito. Isso porque a correção é fornecida via internet.

Perceba que em locais mais afastados das cidades, grotas, vales e em locais que possuam uma topografia mais acidentada, dificilmente existirá sinal de celular.

Logo, tome cuidando quanto a do método NTRIP nestes locais.

Perceba que o mesmo é ótimo para ser utilizado em locais próximos a cidade e que possuam sinal GSM. Logo, utilize este método de maneira inteligente.

Por outro lado, quando se fala no rastreamento de dados dentro do perímetro urbano, o mesmo possui inúmeras vantagens, quando comparado ao método RTK clássico.

Como exemplos de vantagens posso citar:

  • Não é necessário que um ajudante fique próximo a base, cuidando para que ninguém mecha na mesma ou para que ela não seja roubada;
  • O método NTRIP não está sujeito as interferências provocadas pela selva urbana, que causa grandes transtornos na utilização do método rtk convencional, quando este é utilizado dentro do perímetro urbano.

Enfim, este método possui suas vantagens e desvantagens, sendo que quando corretamente utilizado, possibilita a obtenção de dados com uma ótima acurácia.

No vídeo abaixo passo mais algumas dicas a respeito da utilização do mesmo.

 

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a operar equipamentos topográficos e prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Um dos cursos que possuo é o Curso de Operador de Receptores GNSS. Um curso com o qual você vai DOMINAR O POSICIONAMENTO PELO GNSS DO INÍCIO AO FIM.

Também sou o autor do Livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática que é o livro mais completo do Brasil sobre o tema.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Operar Receptores GNSS Através de Um Curso Prático

curso de gps rtk

Se você quer evoluir ainda mais em seus estudos, aprendendo a obter pontos fixos de confiança, o Curso de Operador de Receptores GNSS servirá como uma luva para você. O mesmo é um CURSO CIRÚRGICO sobre o tema.

Com este fabuloso curso, você vai DOMINAR O POSICIONAMENTO PELO GNSS DO INÍCIO AO FIM, aprendendo a obter dados com grande velocidade e com segurança.

O mesmo é um curso:

  • SIMPLES, FÁCIL, PRÁTICO, EFICAZ e direto ao ponto!
  • Sem pré-requisitos e SEM ENROLAÇÃO!
  • Aprenda através de EXEMPLOS REAIS!
  • Através de uma linguagem FÁCIL e voltada para a PRÁTICA!
  • Evolua Do ZERO ao EXPERT DOMINANTE e preste serviços com grande velocidade e com segurança.

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Possui mais de 830 artigos em seu blog e mais de 460 vídeos em seu canal no youtube. Também é o autor do livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática, que desde que foi lançado é o livro mais vendido do pais sobre o assunto.

121 Planilhas, templates, Lisps e Modelos de Peças Técnicas Que Todo Agrimensor Deveria Ter!

Baixe-os agora, Aumente Sua Produtividade e Melhores a Qualidade das Plantas Que Você Produz!