Ondulação Geoidal: o que é e como calcular!
O que é a ondulação geoidal, qual o modelo de ondulação geoidal atualmente utilizado no Brasil, qual a diferença entre geoide e elipsoide, quando utilizar a altitude ortométrica e a altitude elipsoidal, como fazer a transformação de uma para a outra?
É isso que você vai aprender com a leitura deste artigo.
O que é a ondulação geoidal?
Para entender o que é a ondulação geoidal e qual o modelo de ondulação geoidal atualmente utilizado no Brasil, você precisa primeiramente entender a diferença entre altitude ortométrica e altitude elipsoidal.
Porém, para que eu possa explicar estes conceitos para você, eu precisarei primeiramente explicar o que é o geoide e o que é o elipsoide.
Então eu primeiramente explicarei o que são os mesmos.
Ondulação geoidal – o que é o geoide?
O geoide é a figura matemática que melhor descreve a forma da terra.
O mesmo possui o seguinte conceito:
Nível médio dos mares, suposto em equilibrio, prolongado para o centro dos continentes e sobre a influência da força da gravidade e da massa da terra.
Dica de amigo: na realidade, o geoide não é tão irregular quanto a imagem acima mostra. Esta imagem, que é a mais popular existente do geoide foi distorcida para que as pessoas consigam entender melhor o mesmo.
Ondulação geoidal – o que é o elipsoide?
O elipsoide é um modelo matemático dotado de 2 parâmetros:
- Semi-eixo maior e;
- Semi-eixo menor.
O mesmo precisou ser criado, pois o geoide era demasiadamente complexo para ser utilizado no dia a dia.
Com isso, o mesmo precisa de formulas que tornavam o mesmo difícil de ser utilizado.
Entenda o que são a altitude ortométrica, a altitude elipsoidal e como a ondulação geoidal é calculada
Olhe para a imagem abaixo:
A mesma explica exatamente o que é a ondulação geoidal.
Perceba que entre o terreno e o elipsoide existe uma diferença, que foi representada por uma linha verde que recebeu a letra h. Esta diferença é conhecida como altitude elipsoidal (ou geométrica).
Perceba também que entre o terreno e o geoide existe uma distância, que foi representada por uma linha na cor laranja, a qual recebeu a letra H. Esta diferença é conhecida como altitude ortométrica.
No caso, a altitude ortométrica é a altitude que deve ser utilizada em obras de engenharia, sendo que utilizando-se como base dados obtidos pelo mareógrafo de Imbituba, em Santa Catarina o IBGE implantou uma rede de marcos altimétricos, a qual abrange todo o território nacional.
Normalmente, em toda sede do município existe um marco desta rede. O mesmo é conhecido como R.N. (referência de nível).
Desta maneira, para a realização de obras de engenharia, os profissionais podem utilizar este marco como referência.
Acontece que caso a obra de engenharia fique distante do RN, torna-se demorado e oneroso fazer o transporte da altitude ortométrica desde o RN até o local da obra.
Diante disso, a pergunta que fica é:
Existe alguma outra maneira de determinar-se a altitude ortométrica, utilizando-se a mesma nas obras de engenharia.
A resposta para esta pergunta é sim, existe, você pode obter dados com um receptor GNSS.
Posicionamento pelo GNSS e a altitude elipsoidal
Isso porque ao longo do tempo, a tecnologia GNSS surgiu e se popularizou, sendo que a obtenção de dados com receptores GNSS se tornou amplamente utilizada.
O problema é que os receptores GNSS obtém a altitude elipsoidal, que é a altitude em relação ao elipsoide, de certa maneira que para poder utilizar dados obtidos com receptores GNSS no seu dia a dia, você precisa transformar a altitude de elipsoidal para altitude ortométrica.
A ondulação geoidal é esta diferença existente entre a a altitude ortométrica e a altitude elipsoidal.
Olhe para a imagem novamente:
Perceba que a ondulação geoidal é representada na mesma pela letra N.
Ou seja, que ao invés de transportar as coordenadas a partir de um RN, você pode local um marco geodésico no local no qual a obra de engenharia será realizada e fazer a transformação da altitude de elipsoidal para ortométrica, utilizando a mesma na obra de engenharia.
Modelo de Ondulação Geoidal MAPGEO 2015
No caso, o modelo de ondulação geoidal que deve ser utilizado é o hgeoHNOR2020. O mesmo é o modelo de ondulação geoidal oficial do Brasil.
O mesmo inaugura uma nova série de modelos caracterizados pela melhor adaptação às altitudes vigentes na Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP).
Ondulação geoidal – Como converter a altitude elipsoidal em ortométrica
O próprio IBGE disponibiliza uma ferramenta online da altitude elipsoidal em altitude ortométrica. Para acessar a mesma é só clicar neste link.
Ou se preferir o usuário pode baixar o MAPGEO desktop a partir deste link.
Vídeo a respeito do assunto.
Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.
Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.
Clique neste link e conheça melhor o mesmo.
Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏
Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos
A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.
O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!
Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.
Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:
Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo: