Ícone do site Adenilson Giovanini

Levantamento topográfico expedito?

Levantamento topográfico expedito. Você acabou de encontrar um artigo definitivo sobre o tema. Com a leitura do mesmo você descobrirá:

Siga a leitura com máxima atenção.

 

O que é o levantamento topográfico expedito

O levantamento topográfico expedito é um dos 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos existentes, os quais estão descritos na NBR 13.133. São eles:

No caso, a NBR 13.133 é a norma técnica que traz os diferentes conceitos e procedimentos de levantamento de dados.

A mesma traz o seguinte conceito para o levantamento topográfico expedito:

Levantamento exploratório do terreno com a finalidade específica de seu reconhecimento, sem prevalecerem os critérios de exatidão.

Ou seja, o levantamento topográfico expedito, conforme o próprio nome sugere, consiste de operações rápidas de medida a campo, as quais possuem uma precisão grosseira, tendo como finalidade oferecer informações de caráter geral do terreno.

 

Benefícios do levantamento expedito

As informações levantadas na realização do levantamento expedito possibilitarão que o Agrimensor faça o correto planejamento do levantamento que será realizado posteriormente.

As informações obtidas no levantamento expedito possibilitarão que o mesmo defina:

Perceba que o levantamento topográfico expedito é uma etapa essencial, evitando que você cometa erros, perca tempo e dinheiro.

Você também conseguirá definir que equipamentos utilizar e quais métodos de obtenção de dados são mais indicados, haja vista as condições da área mapeada.

Perceba também que é o campo quem diz que equipamento e métodos de obtenção de dados você irá utilizar.

Seu papel é apenas interpretar o que o campo está dizendo, utilizando o equipamento e os métodos de obtenção de dados mais adequados, haja vista as condições do terreno.

Você pode utilizar, por exemplo:

Será o campo que dirá qual destes equipamentos é mais indicado, ou se você utilizará mais de um equipamento para o levantamento dos dados.

O levantamento topográfico expedito possibilitará que você conheça as condições gerais da área, definindo como procederá a campo.

 

Procedimento utilizado no levantamento topográfico expedito

No levantamento topográfico expedito, você deve percorrer a área que será mapeada, conhecendo a mesma e reconhecendo suas peculiaridades.

Com isso, você identificará os diferentes procedimentos que irá adotar.

Dica de amigo: na topográfica cadastral, o papel do Agrimensor é percorrer o perímetro do imóvel. Este local o qual nem sequer o dono do imóvel costuma percorrer.

Ou seja, você deve obrigatoriamente andar pelo perímetro, identificando as diferentes características, mudanças de ângulo do mesmo e definindo qual procedimento irá adotar.

 

Levantamento expedito no georreferenciamento de imóveis rurais pequenos

Na prestação de um serviço de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, existem 2 procedimentos normalmente adotados. São eles:

Se a propriedade é pequena, destinando-se a Agricultura familiar, é normal o Agrimensor ir uma única vez a campo. Com isso, o mesmo reduz custos e o tempo envolvido na prestação deste serviço.

Percebe que como você não fez o levantamento expedito do terreno, não conhece bem o mesmo, de certa maneira que corre o risco de ter dificuldades e problemas durante o levantamento dos dados.

Uma maneira de mitigar os riscos é em uma gíria aqui do sul:

Ir preparado para o rei das batalhas, mesmo que pareça apenas uma peleia de canivete.

Ou seja, você irá a campo com as baterias do receptor GNSS completamente carregadas.

Também levará uma série de marcos extras a campo. Com isso, se o imóvel tiver mais mudanças de ângulo que o proprietário lhe informou, você não terá que voltar outro dia a campo para terminar este serviço.

 

Exemplo de imóvel que precisou de uma ida extra a campo

E que atire a primeira pedra quem nunca precisou voltar a campo por falta de marcos topográficos.

Por exemplo, certa vez para não precisarmos ir 2 vezes até a propriedade, pedimos para um técnico amigo nosso, que era o técnico do imóvel, conferir quantos marcos eram necessários.

Assim o mesmo aproveitaria a ida a campo para fazer este favor para nós.

Nos fundos da propriedade existia um córrego. Como era uma área mais úmida, possuía uma pastagem, de certa maneira que o técnico nunca ia nesta parte da propriedade.

O mesmo chegou na parte de cima, olhou naquela direção e acreditou que o limite da propriedade era pelo córrego.

Detalhe, o limite era pela cerca existente próxima ao córrego e não pelo córrego em si. Com isso, o técnico nos informou que o imóvel tinha 12 mudanças de ângulo.

Nós chegamos a campo e o imóvel tinha 19 mudanças de ângulo. Ou seja, mesmo tendo o costume de levarmos 3 marcos extras, os mesmos não foram suficientes.

Tivemos que voltar outro dia a campo para terminar o levantamento dos dados desta propriedade.

 

Levantamento topográfico expedito no Georreferenciamento de imóveis rurais de grande porte

Se o imóvel rural for um imóvel de grande porte, você pode dividir a ida a campo em 2 dias.

Com isso, no primeiro dia, você locará o marco da base e deixará o receptor base rastreando os dados.

Enquanto o receptor base rastreia os dados da base, você na companhia do dono do imóvel ou de um colaborador do mesmo, percorrerá o perímetro do imóvel, fazendo o levantamento expedito do mesmo.

Aproveitará a oportunidade para fazer a locação dos marcos no perímetro. Com isso, no segundo dia, você fará apenas o rastreamento dos dados dos mesmos.

Quantos aos trechos de córrego, você não precisa percorrer os mesmos. Porém, é importante que você dê uma demasiada atenção a eles.

Busque identificar:

Caso você tenha que locar marcos do tipo M dentro de um local de mata fechada, cuide se você conseguirá fazer o rastreamento dos dados do mesmo ou se precisará tomar alguma providência.

Por exemplo, desbastar o dossel, ou se for o caso, até mesmo derrubar algumas árvores.

 

A importância do reconhecimento do terreno no levantamento topográfico expedito

O reconhecimento da área é tarefa básica, sendo essencial que você percorra o terreno, reconhecendo as suas peculiaridades e definindo as diretrizes gerais do trabalho.

Muitos profissionais utilizam o Google Earth para o reconhecimento do terreno.

O mesmo comprovadamente traz muitos benefícios, possibilitando que o profissional:

Ou seja, possibilita o conhecimento do terreno. Porém, mesmo assim, é essencial que no levantamento de áreas de médio e grande porte, você vá a campo conhecer o imóvel.

O ida a campo fornece informações impossíveis de serem obtidas através do Google Earth.

Como você terá que locar pontos de apoio no terreno, poderá aproveitar esta etapa, unindo o útil ao agradável.

 

Levantamento expedito na topografia com drones

Se você está cogitando utilizar drones e receptores GNSS para o levantamento da área, fazer o levantamento expedito é essencial.

Isso porque o levantamento expedito fornecerá uma série de informações importantes.

Naturalmente, tudo dependerá da finalidade do mapeamento.

Por exemplo, se o mapeamento for para uma topografia de obras, existem elementos naturais e artificiais que precisarão ser mapeados.

Se a área possuir vegetação alta, pode ser que muitos elementos não sejam foto identificáveis, de certa maneira que você terá que fazer o levantamento dos mesmos com um receptor GNSS.

Será o levantamento expedito que fornecerá estas informações, indicando a viabilidade ou não da utilização de drones.

Vídeo a respeito do assunto.

Espero que este artigo tenha sido útil e relevante para você.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

Sair da versão mobile