O que é o levantamento planimétrico cadastral, qual o objetivo do mesmo, quais equipamentos que podem serem utilizados, quais os produtos oriundos do mesmo, quais as etapas e aplicações de um levantamento topográfico planialtimétrico cadastral?
É isso que você aprenderá com este artigo.
O que é o levantamento planimétrico cadastral?
O levantamento planimétrico cadastral é um dos 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos existentes. São eles:
- Levantamento topográfico expedito;
- Levantamento topográfico planimétrico (ou levantamento planimétrico, ou levantamento perimétrico);
- Levantamento topográfico altimétrico (ou nivelamento);
- Levantamento topográfico planialtimétrico;
- Levantamento topográfico planimétrico cadastral e;
- Levantamento topográfico planialtimétrico cadastral.
No caso, a NBR 13.133 define levantamento topográfico como sendo:
Levantamento exploratório do terreno, com a finalidade específica de seu reconhecimento, sem prevalecerem os critérios de exatidão.
Para o levantamento topográfico planimétrico, a NBR 13.133 trás a seguinte definição:
Levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo, quando houver, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça frente, bem como a sua orientação e a sua amarração a pontos materializados no terreno de uma rede de referência cadastral, ou, no caso de sua inexistência, a pontos notáveis e estáveis nas suas imediações.
Quando este levantamento se destinar à identificação dominial do imóvel, são necessários outros elementos complementares, tais como: perícia técnico-judicial, memorial descritivo, etc.
Perceba que o objetivo de um levantamento topográfico planimétrico é a determinação do perímetro de uma propriedade, o qual é feito mediante o levantamento dos limites e confrontações da mesma.
Já para o levantamento topográfico planimétrico cadastral, a NBR 13.133 trás a seguinte definição:
Levantamento planimétrico acrescido da determinação planimétrica da posição de certos detalhes visíveis ao nível e acima do solo e de interesse à sua finalidade, tais como: limites de vegetação ou de culturas, cercas internas, edificações, benfeitorias, posteamentos, barrancos, árvores isoladas, valos, valas, drenagem natural e artificial, etc. Estes detalhes devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.
Qual o objetivo do levantamento planimétrico cadastral?
Fonte da imagem: http://acruzengenharia.com.br
Com base na definição presente na NBR 13.133, podemos concluir que o grande objetivo do levantamento topográfico planimétrico é o levantamento detalhado de determinada fração de terras.
Este tipo de levantamento topográfico normalmente serve de base em processos de tomada de decisão.
Conforme a própria NBR 13.133 trás, os detalhes que serão mapeados devem serem definidos em etapa prévia ao levantamento topográfico, sendo que é a parte contratante que deve definir quais elementos naturais e/ou artificiais que serão mapeados.
Quais equipamentos que podem serem utilizados no levantamento planimétrico cadastral?
Entre os equipamentos que podem serem utilizados no levantamento topográfico planimétrico cadastral estão:
- Teodolito;
- Estações totais;
- Receptores GNSS e;
- Sensoriamento remoto (drones, aviões e sensores a bordo de satélites).
Veja bem, eu adicionei teodolitos a esta lista, pois os mesmos possibilitam o mapeamento planialtimétrico cadastral. Porém, na prática não é o que se faz, uma vez que a utilização destes equipamentos exige cálculos complexos e possui uma baixa produtividade no levantamento de dados.
Os equipamentos normalmente utilizados são estações totais e receptores GNSS.
Quanto a utilização do sensoriamento remoto, o mesmo também pode ser utilizado. Por exemplo, pode-se utilizar imagens de satélite de alta resolução ortorretificadas e georreferenciadas. Ou ainda, imagens obtidas com drones ou com aviões.
Com isso, é possível a composição de um banco de dados georreferenciado, através de programas de Geoprocessamento do tipo SIG (sistemas de Informações Geográficas) ou CAD (desenho assistidos por computador).
Porém, conforme Ribeiro, M. e Boscotto, F. mostram, o sensoriamento remoto não substitui levantamentos topográficos, que são mais precisos e detalhados, auxiliando os mesmos.
Por exemplo, em um processo de atualização cadastral, o sensoriamento remoto auxilia a equipe de trabalho do município durante a obtenção de dados a campo.
Quais os produtos oriundos do levantamento planimétrico cadastral
Fonte: https://fotos.habitissimo.com.br/
O principal dos produtos oriundos de uma levantamento topográfico planimétrico cadastral é a planta topográfica.
Porém, dependendo das características do projeto, outros produtos podem serem solicitados. Como exemplos temos:
- Arquivos do tipo dwg, dxf e/ou shapefile;
- SIGs.
Quais as etapas de um levantamento topográfico planimétrico cadastral?
As etapas de um levantamento planimétrico cadastral se resumem a:
- Reunião com o cliente;
- Planejamento para a ida a campo;
- Obtenção de dados a campo;
- Descarregamento e tratamento dos dados;
- Vetorização e produção dos resultados finais;
- Entrega do resultado final para o cliente.
Lembrando que em etapa prévia ao levantamento dos dados, tendo como base os objetivos do levantamento topográfico cadastral é que os equipamentos, métodos e utilizados, bem como as feições que serão mapeadas devem serem definidas.
Aplicações de um levantamento topográfico planimétrico cadastral
Uma vez que normalmente os profissionais vão a campo com um equipamento planialtimétrico (ou seja, que além das coordenadas x e y, também obtém a coordenada z), na prática raramente um levantamento é planimétrico cadastral.
O que é amplamente utilizado são os levantamentos planialtimétricos cadastrais, sendo que entre as principais aplicações do levantamento topográfico planialtimétrico cadastral, temos:
- Desenvolvimento de projetos da indústria mineral;
- Construção de estações de tratamento de esgotos (ETE), centrais hidrelétricas e de complexos industriais;
- Abertura de estradas vicinais, avenidas, ruas e rodovias;
- Construção de barragens, lagos e açudes;
- Desenvolvimento de redes de água e esgoto e;
- Execução de obras de engenharia diversas (viadutos, pontes, etc.).
A realização do levantamento planialtimétrico cadastral é uma etapa essencial em toda e qualquer obra de engenharia, possuindo um custo irrisório quando comparado as vantagens de sua realização.
Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.
Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.
Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏
Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos
A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.
O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!
Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.
Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:
Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo: