Levantamento Georreferenciado?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Uma dúvida comum entre os profissionais que estão entrando na área de geotecnologias é quanto a diferença entre levantamento Georreferenciado e Georreferenciamento de imóveis rurais.

Por causa disso, decidi produzir este artigo solucionando de vez esta dúvida.

 

Levantamento georreferenciado

levantamento de dados com garmin

Todo levantamento realizado com a utilização de receptores GNSS, pouco importa se é um garmim ou um receptor L1/L2, pode ser considerado um levantamento Georreferenciado.

Isso porque o ponto estará mapeado sobre determinado datum, de certa forma que, caso deseje, qualquer pessoa conseguirá posteriormente, com o uso de um receptor chegar até o mesmo.

 

Levantamento Georreferenciado versus Georreferenciamento de imóveis rurais

levantamento georreferenciado

A diferença de um levantamento Georreferenciado para um processo de Georreferenciamento de Imóveis Rurais é que um Georreferenciamento de Imóveis Rurais precisa respeitar determinadas acurácias estabelecidas pela legislação vigente.

São elas:

  • Marco de apoio básico: 10 cm na horizontal e 30 cm na vertical;
  • Marco de apoio imediato – 20 cm na horizontal e 60 cm na vertical;
  • Ponto do tipo M – 50 cm na horizontal;
  • Ponto do tipo P – 3 metros na horizontal;
  • Ponto do tipo V – 7,5 metros na horizontal.

Perceba que se você pegar um GPS de navegação, popularmente chamados de Garmin e, fazer um levantamento de dados com o mesmo, estará realizando um levantamento Georreferenciado.

Porém, estes dados possuem uma acurácia de aproximadamente 3 metros. Ou seja, não se adequam as exigências de um processo de Georreferenciamento de Imóveis Rurais para um ponto do tipo M.

A mesma coisa acontece com dados obtidos a partir do Google Earth. O Google Earth nada mais e do que um conjunto de imagens de satélite que não foram ortorretificadas.

Este fato acrescentado ao fator resolução espacial faz com que a acurácia dos dados obtidos sobre o Google Earth não obedeçam as especificações da legislação.
O mesmo acontece com os receptores código C/A que devido a acurácia dos dados podem ser utilizados somente em pontos do tipo P.

Na realidade, eu não utilizo e não aconselho a utilização de receptores código C/A em pontos do tipo P.

Isso porque normalmente já estamos a campo com um receptor que obtém os dados com uma acurácia muito melhor, então porque obter os dados com uma acurácia pior e correr o risco de haver sobreposição com os dados do imóvel confrontante.

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.