Ícone do site Adenilson Giovanini

Diferença de Nível?

Diferença de nível, com a leitura deste artigo você aprenderá simplesmente tudo que precisa saber sobre o tema.

Veja um breve resumo do conteúdo do artigo:

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

O que é a diferença de nível

A diferença de nível é a relação de aumento ou diminuição da declividade do terreno.

No caso, a declividade é um número puro, o qual geralmente é expresso em %. A mesma equivale a uma diferença de nível para 100 m de distância horizontal.

 

Como calcular a diferença de nível

Para o cálculo da diferença de nível, você deve utilizar uma regra de 3. Por exemplo, imagine que em uma distancia de 200 metros, você tem uma diferença vertical de 10 metros.

Para descobrir a declividade do terreno é só você utilizar uma simples regra de 3.

Por exemplo, utilizando a fórmula acima, calcule a declividade de um terreno no qual em uma distância horizontal de 300 metros, existe uma distância vertical de 30 metros. Colocando os valores na fórmula temos:

(30 X 100)/300. O que dá o valor de 10. Ou seja, a declividade do terreno é de 10%.

 

Como descobrir a diferença de nível de um terreno

Para descobrir a diferença de nível de um terreno, nós teremos que mergulhar fundo na topografia.

No caso, a topografia se divide em planimetria e altimetria.

A altimetria é a parte da topografia que trata dos métodos e instrumentos empregados no estudo e representação do relevo.

Ou seja, é a altimetria que se preocupa com o cálculo da diferença de nível.

No caso, a NBR 13.133 trás os 6 diferentes métodos de levantamento topográfico existentes, sendo que a mesma trás o seguinte conceito para levantamento altimétrico.

Levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhes, pressupondo-se o conhecimento de suas posições planimétricas, visando à representação altimétrica da superfície levantada.

No caso, a altimetria se divide em 4 diferentes métodos de levantamento altimétrico. Antes de entendermos os mesmos, precisamos entender o que é um apoio altimétrico.

 

O que é um apoio altimétrico

A primeira etapa da realização de um levantamento topográfico é a materialização no terreno de pontos de apoio. Pontos estes que darão suporte ao levantamento topográfico.

No caso do levantamento altimétrico, utiliza-se pontos de apoio altimétrico, sendo que a NBR 13.133 traz o seguinte conceito para apoio topográfico altimétrico:

Conjunto de pontos, materializados no terreno, com suas alturas referidas a uma superfície de nível arbitrária (cotas) ou ao nível médio do mar (altitudes), que serve de suporte altimétrico ao levantamento topográfico. Estes pontos são hierarquizados pelo seu erro médio quilométrico da sua determinação, classificando-os como de ordem superior e de ordem inferior.

Ou seja, para a determinação da diferença de nível utiliza-se cotas ou altitudes.

Cotas são valores arbitrários adotas em levantamentos topográficos mais simples. Por exemplo, 10,100 ou 1.000.

Já a altitude deve ser utilizada em levantamentos de maior dimensão. Neste artigo aqui do blog eu explico de maneira detalhada o que é a altitude.

 

Diferença de nível – Os 4 tipos de levantamento altimétrico existentes

No caso, O nivelamento topográfico se divide em:

Vamos entender melhor cada um destes diferentes métodos de nivelamento topográfico.

 

Nivelamento topográfico: nivelamento barométrico

O nivelamento barométrico é um método de nivelamento topográfico que se baseia na relação existente entre a pressão atmosférica e a altitude. O mesmo possui uma baixa precisão, sendo que existe a necessidade de se efetuar correções devido à Maré Barométrica.

A vantagem deste método de nivelamento é que o mesmo dispensa visibilidade entre os pontos a nivelar. Porém, como disse, sua precisão deixa bastante a desejar.

 

Nivelamento topográfico: nivelamento trigonométrico

O nivelamento trigonométrico é um método de nivelamento topográfico realizado através de Teodolitos e Estações totais com visadas com qualquer inclinação.

Devido ao fato de utilizar teodolitos e estações totais, acaba se tornando bem mais rápido do que o nivelamento geométrico, porém, o mesmo é menos preciso.

 

Diferença de nível – Funcionamento do nivelamento trigonométrico

O nivelamento trigonométrico baseia-se nas relações trigonométricas para determinação das diferenças de altura dos pontos onde o terreno muda de declividade.

Veja na imagem abaixo as fórmulas utilizadas no mesmo.

Neste artigo eu explico melhor o nivelamento trigonométrico, mostrando as diferentes classes e aplicações do mesmo.

 

Nivelamento topográfico: Nivelamento geométrico


O nivelamento geométrico é o mais preciso dos métodos de nivelamento.

O mesmo é realizado através de visadas horizontais, utilizando-se níveis topográficos e, miras falantes, dividindo-se em 2 métodos. São eles, nivelamento geométrico simples e nivelamento geométrico composto.

 

Diferença de nível – Nivelamento geométrico simples

No nivelamento geométrico simples, instala-se o nível em local estrategicamente escolhido e faz-se leituras da régua.

O mesmo pode ser utilizado somente em levantamentos nos quais o desnível entre os pontos não exceda 4 metros, que é o comprimento da mira falante (também conhecida como régua graduada).

Veja abaixo uma imagem da mesma:

O levantamento de dados consiste em se fazer uma série de leituras da régua, sendo que o profissional deve ler os 3 fios estadimétricos nos pontos de ré e de vante. No caso:

 

Nivelamento geométrico composto

O nivelamento geométrico composto nada mais é do que uma série de nivelamentos geométricos simples feitos em sequência.

O mesmo é utilizado para o levantamento de locais cuja diferença de nível seja superior a 4 metros que é o comprimento da régua.

Uma vez que você tenha percebido que precisará fazer um nivelamento composto, deve instalar o nível de maneira equidistante entre aos pontos de ré e intermediário da primeira sequência de leituras.

Em seguida, é só fazer a leitura dos fios estadimétricos (FS, FM e FI).

O ideal é que ao realizar um nivelamento composto, você aproveite ao máximo a altura da régua, realizando visadas nos extremos da mesma.

Neste artigo eu explico melhor o nivelamento geométrico, trazendo algumas aplicações do mesmo.

 

Nivelamento taqueométrico

A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para nivelamento taqueométrico:

Nivelamento trigonométrico em que as distâncias são obtidas taqueometricamente e a altura do sinal visado é obtida pela visada do fio médio do retículo da luneta do teodolito sobre uma mira colocada verticalmente no ponto cuja diferença de nível em relação à estação do teodolito é objeto de determinação.

Ou seja, no nivelamento taqueométrico, a distância horizontal e a diferença de nível são obtidas de maneira indireta através de leituras na mira graduada.

 

Como a altimetria do terreno é representada

A altimetria do terreno normalmente é representada com a utilização de curvas de nível. Neste artigo eu abordo de maneira detalhada a temática.

É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

Sair da versão mobile