Cadastro Territorial Multifinalitário?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Cadastro territorial multifinalitário, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • O que é o cadastro territorial multifinalitário;
  • Quais os princípios básicos do cadastro territorial multifinalitário;
  • Quais os 4 tipos de cadastro existentes;
  • Quais os benefícios do mesmo;
  • E muito mais.

 

O que é o cadastro territorial multifinalitário

cadastro técnico multifinalitário

Araújo e Silva trazem o seguinte conceito para o Cadastro Territorial Multifinalitário:

O Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) é uma importante ferramenta que pode ser utilizada para o planejamento e a gestão territorial, que visem o desenvolvimento socioespacial de núcleos urbanos de pequeno, médio ou grande porte.

Entretanto, para que esse instrumento seja aplicado de forma efetiva é necessário tanto um arcabouço teórico-metodológico consistente, quanto um conjunto de ferramentas que permitam a sua elaboração de maneira eficiente e com baixo custo.

Segundo o engenheiro Luiz Octávio Oliani, o cadastro territorial multifinalitário evoluiu ao longo dos séculos para melhor se adaptar às necessidades da sociedade e às geotecnologias atualmente disponíveis.

Já a Federação Internacional de Geômetras (FIG) informa que:

O Cadastro é um sistema de informação baseado na parcela, que contém um registro de direitos, obrigações e interesses sobre a terra.

Normalmente inclui uma descrição geométrica das mesmas, unida a outros arquivos que descrevem a natureza dos interesses de propriedade ou domínio e, geralmente, o valor da parcela e das construções que existem sobre ela.

Pode ser estabelecido com propósitos fiscais (por exemplo, a avaliação e a imposição de contribuições justas), com propósitos legais, como apoio na gestão e uso da terra (por exemplo, para planejar o território e outros propósitos administrativos) e facilita o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente

Finalmente, segundo a Diretriz Nacional do CTM, proposta pelo Ministério do Desenvolvimento regional em 2009:

O Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) é o inventário territorial oficial e sistemático de um Município e baseia-se no levantamento dos limites de cada parcela, que recebe uma identificação numérica inequívoca.

 

Origem do cadastro territorial multifinalitário

origem do cadastro territorial multifinalitário

A origem do conceito de cadastro territorial multifinalitário remonta da antiguidade como um inventário da propriedade fundiária utilizado para o controle da ocupação do território.

Tal controle se deu através de medições expeditas dos limites da propriedade e do levantamento de informações sobre a propriedade para fins de arrecadação de impostos.

Etimologicamente, a origem da palavra cadastro é grega: “Katastikhon”, que significa lista.

Mais tarde, a palavra foi emprestada do latim: “Capitastra”, indicando, na Roma antiga, o registro de bens e indicação dos proprietários.

Outra definição de cadastro pode ser especificada como o registro oficial das informações que definem as propriedades. Informações estas que referem-se:

  • À localização unívoca;
  • Ao tipo de propriedade;
  • Área;
  • Utilização;
  • Valor e;
  • Direitos.

O registro deve apresentar o assentamento metódico das informações, tal que possibilite a identificação da propriedade na sua forma mais atual.

A definição precisa de uma propriedade envolve diferentes aspectos, desde a sua localização até os direitos sobre ela. Portanto, observa-se que o cadastro é um assunto de natureza multidisciplinar.

HENSSEN (1990) relaciona o cadastro territorial multifinalitário ao registro da terra e sua utilização. Este registro é composto de duas partes:

  • A base cartográfica composta de mapas em escalas grandes e;
  • Os dados descritivos contendo as mais diversas informações sobre a propriedade.

 

Princípios básicos do cadastro territorial multifinalitário

cadastro técnico multifinalitário - CTM

Um Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) abrangente deve conter informações referentes a todas as parcelas que compõem um determinado imóvel.

Modernamente, a missão do cadastro não deve estar restrita à arrecadação de impostos, mas este deve servir como ferramenta para o planejamento do território e para a promoção da justiça social: o direito a terra ou a moradia.

De acordo com sua função, o cadastro pode ser classificado em:

  • Fiscal;
  • Jurídico;
  • Geométrico e;
  • Multifinalitário.

Cadastro territorial multifinalitário – Cadastro fiscal

cadastro fiscal

O cadastro fiscal é realizado quando o objetivo é a identificação do proprietário e da propriedade.

O objetivo geral é o valor da propriedade e sua taxação. O valor é uma função das características geométricas, localização, benfeitorias, valor histórico e valor de mercado.

O cadastro fiscal, segundo ERBA et al. (2005), cumpre um papel fiscalizador para que o valor da propriedade esteja sempre atualizado.

As informações sobre o terreno, proprietário, uso e benfeitoria são coletadas em campo, em geral sobre uma base cartográfica.

Ressalta-se que o cadastro fiscal nem sempre está apoiado em uma base cartográfica de precisão.

Neste contexto a taxação da propriedade não está diretamente relacionada aos limites físicos estabelecidos.

Cadastro Jurídico

cadastro jurídico

Quando o aspecto fundamental é o direito à propriedade, não garantido pela simples tributação do imóvel. Em geral, este é mantido por um sistema de registro de títulos organizado pelo Estado através dos Registros de Imóveis.

Por meio do registro do imóvel ou da propriedade existe a identificação jurídica.

 

Cadastro Geométrico

cadastro geométrico

O cadastro geométrico é baseado nas mensurações realizadas através de levantamentos geodésicos e/ ou aerofotogramétricos para a confecção da planta cadastral, onde os limites físicos da propriedade devem ser bem definidos.

Os dados cartográficos passam a ter função cadastral quando associados a informações sobre a propriedade.

 

Cadastro territorial multifinalitário

cadastro territorial multifinalitário

O cadastro territorial multifinalitário refere-se às múltiplas aplicações do cadastro, principalmente ao planejamento urbano e regional. Serve de base em processos de tomada de decisões.

Tendo em vista os diferentes tipos de cadastro descritos, pode-se ainda considerar o cadastro imobiliário como um conjunto de informações das áreas urbanas com vistas ao lançamento do imposto predial e territorial urbano (IPTU), geralmente composto por um banco de dados sobre a propriedade.

Atualmente denomina-se cadastro territorial municipal (CTM) em substituição do antigo termo cadastro técnico urbano, termo este utilizado quando se referia como a união do cadastro geométrico com o cadastro fiscal com vistas a aplicações polivalentes.

O princípio básico de um sistema cadastral deve aliar informações acerca do proprietário, da parcela e da administração do direito à propriedade, de acordo com a figura a seguir.

princípio básico de um sistema cadastral

Como apresentado na figura, um sistema cadastral deve responder a questões de “quem”, “onde”, “como” e “quanto”.

Estas permitem refletir a realidade da parcela a fim de assegurar a confiabilidade do sistema cadastral. O sistema cadastral cristaliza o caráter jurídico e físico da propriedade, seu histórico e sua função ao longo do tempo.

 

Cadastro territorial multifinalitário – Fonte do artigo

Este artigo a respeito do cadastro técnico multifinalitário é uma reescrita de parte do caderno técnico denominado:

NOÇÕES DE CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO – CTM

Produzido pelo Eng. Msc. Luiz Octávio Oliani.

 

Livro gratuito sobre o cadastro técnico multifinalitário

livro de cadastro territorial multifinalitário

Caso você deseje aprender mais a respeito do cadastro técnico multifinalitário, tenho uma ótima notícia para você.

Digo isso porque existe um livro fantástico, o qual está disponível gratuitamente.

Para deliciar-se lendo o mesmo é só você acessar este link.

 

Cadastro territorial multifinalitário – Uma ferramenta essencial em processos de tomada de decisão

Para finalizar este artigo, eu gostaria de trazer uma reflexão.

Isso porque o cadastro territorial multifinalitário muito mais do que uma ferramenta de cobrança de imposto, traz vantagens e benefícios para a sociedade como um todo.

Uma das principais vantagens refere-se a uma cobrança justa do IPTU, uma vez que este imposto vai cumprir sua função de ser um imposto social.

Ou seja, quem tem mais paga mais do que quem tem menos.

Da mesma maneira, terrenos que não estão sendo utilizados com finalidades urbanas, são punidos, pagando uma maior taxa de IPTU.

As informações geradas pelo cadastro territorial multifinalitário, por sua vez, possibilitarão uma melhor tomada de decisão pelos gestores municipais, sendo as mesmas utilizadas inclusive por empresas.

Perceba como que conhecer quem vive, aonde vive e em que condições se vive é essencial.

Como disse, acima de qualquer coisa, o cadastro territorial multifinalitário é uma ferramenta que possibilita um maior desenvolvimento social, trazendo benefícios para a sociedade como um todo.

Lembrando que também possuo uma série de cursos e de livros práticos. Se você que MERGULHAR FUNDO e aprender com exemplos práticos, acesse este link e conheça os mesmos.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.