Curvas de Nível?
As curvas de nível ou isoípsas nada mais são do que linhas que unem pontos de mesma altitude.
As mesmas servem de base para a produção de mapas e plantas topográficas, sendo que o grande objetivo da produção de plantas e mapas com curvas de nível é a obtenção de dados tridimensionais da área de interesse.
Ou seja, dados referentes ao relevo de determinada área de interesse.
Representação das curvas de nível
Na imagem abaixo você pode ver o processo de representação do relevo através da utilização de curvas de nível.
Perceba que toda curva de nível é um polígono, ou seja é fechada.
Além disso, que a utilização desta técnica consiste na utilização de linhas que unem pontos de mesma altitude.
Desta maneira, áreas mais montanhosas terão mais curvas de nível do que áreas menos montanhosas.
Além disso, a utilização de curvas de nível é recomendada para a representação de locais de escala pequena, ou seja, áreas pequenas. Isso porque é possível um maior adensamento das mesmas.
Perceba que a utilização das mesmas em mapas de escala grande obriga a utilização de cotas maiores entre as mesmas, o que dependendo da aplicação inviabiliza a utilização do mapa em processos de tomada de decisão.
Que profissionais que utilizam mapas com curvas de nível
A produção de mapas com curvas de nível é necessária principalmente em projetos arquitetônicos.
Isso porque os engenheiros e arquitetos precisam de informações detalhadas da topografia do terreno para melhor adequarem seus projetos.
Desta maneira, os mesmos, tendo como base o mapa de curva de nível, planejam o local correto para a construção das diferentes estruturas artificiais. Também utilizam os dados referentes as curvas de nível para o cálculo dos volumes de corte e aterro.
Qual o procedimento para obtenção de dados para produção de mapas com curvas de nível
A produção de mapas com curvas de níveis necessita do levantamento planialtimétrico cadastral do terreno.
No caso, cadastral significa com um grande adensamento de dados. Isso porque ao fazer a obtenção de dados, o profissional precisa mapear tantos dados quantos forem necessários para a correta representação do terreno.
Perceba que a produção de plantas e mapas com curvas de nível nada mais é do que um processo de abstração matemática do terreno, no qual um agrimensor precisa obter tantos dados quantos forem necessários.
Entre os equipamentos que podem serem utilizados para a obtenção dos dados necessários estão:
- Estações totais;
- Receptores GNSS;
- Laser Scanners e;
- Drones.
Lembrando que a viabilidade da utilização de drones dependerá da existência ou não de mato no local. Isso porque se o local possui vegetação densa, não será possível a utilização de drones.
Que softwares que produzem curvas de nível
Após os dados serem obtidos, precisam serem levados para um software que fará o correto tratamento dos mesmos e a produção das curvas de nível através da interpolação dos dados.
Na realidade, normalmente os dados precisam passar por mais de um software.
Por exemplo, dados obtidos com receptores GNSS precisam primeiramente serem processados e ajustados, para somente depois serem migrados para um software de Topografia ou Geoprocessamento, no qual as curvas de nível serão interpoladas.
Quanto a softwares que fazem a interpolação dos dados, temos vários no mercado.
Entre eles:
- ArcGIS;
- QGIS;
- Topograph;
- Sistema Posição;
- Civil 3D;
- Data Geossis.
Enfim, existem diversas soluções no mercado.
Espero que o artigo tenha sido útil e relevante para você.
Vídeo a respeito do assunto.
É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.
Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos. Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia. Clique neste link e conheça melhor o mesmo.
Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏
Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos
Você quer dominar a Topografia Cadastral?
Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.
O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:
Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo: