Ícone do site Adenilson Giovanini

Projeção plana: o que é, mais exemplos!

Na projeção plana, também conhecida como projeção azimutal, a superfície da terra é projetada sobre um plano tangente a um ponto qualquer da superfície terrestre, o qual ocupa o centro da projeção.

As linhas traçadas na mesma são projetadas no plano, partidas de certo ponto do interior do elipsoide, vindas normalmente do polo. Desta maneira, os meridianos são irradiados do polo e projetados em linha reta.

À medida que se afastam do ponto de tangência, que no caso e o polo, o espaçamento e as dimensões dos paralelos e dos meridianos crescem rapidamente.

 

 

Com isso, os paralelos e meridianos são projetados formando círculos concêntricos.

A mesma normalmente utiliza como ponto tangente ao polo norte ou ao polo sul, tendo grande utilidade em navegação aérea e análise geopolítica.

 

Exemplo mais famoso de projeção azimutal ou plana

O exemplo mais famoso de projeção azimutal é o simbolo da ONU. O mesmo está centrada no Polo Norte, rodeada de ramos de oliveira.

Os ramos de oliveira são um símbolo de paz e o mapa do mundo representa todos os povos do Planeta. Branco e azul são as cores oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU).

Lembrando que a projeção plana é um dos 3 diferentes métodos de projeção existente. Isso porque além da mesma, existe a projeção cilíndrica e a projeção cônica.

 

 

Subdivisões da projeção plana


A projeção azimutal (ou plana), quanto a posição da superfície de projeção, é subdividida em três tipos.

São eles:

  1. Polares: com a tangente sobre um dos polos, sendo usada na projeção azimutal presente na bandeira da ONU e também para mapeamento dos polos e/ou dos hemisférios Norte ou Sul;
  2. Equatoriais ou meridionais: com a tangente na Linha do Equador, sendo usadas para mapear o hemisfério ocidental ou oriental;
  3. Horizontais ou oblíquas: com a tangente sobre qualquer outro ponto da Terra e usada para fins diversos.

Áreas utilizadas para a representação via projeção plana

A projeção plana é um método de projeção normalmente utilizado para representar o mundo, tendo como ponto de partida uma das regiões polares.

Ao ser utilizada para a representação de todo o planeta, a mesma possui escalas grandes. Ou seja, com pouco detalhamento.

Com isso, a projeção plana é utilizada exclusivamente para a produção de mapas, não sendo utilizada para a produção de plantas, que de acordo com a NBR 13.133 deve possuir uma escala melhor do que 1:10.000.

 

Peculiaridades da projeção plana

Uma das características da projeção plana é que na mesma da projeção (a parte da Terra que inicialmente tocava na “Folha”) se mantém fiel ao real, porém na medida em que nos afastamos deste ponto, o mapa é gradualmente ficando distorcido.

Uma outra peculiaridade da projeção azimutal é que a mesma não consegue exibir o mundo por completo.

Por exemplo, na projeção azimutal que tem como tangente o Ártico, não é possível ver a Antártica. Ou seja, não é possível ver o ponto que está diametralmente oposto ao da tangente escolhida.

Por isso que um dos principais usos desta projeção é para o mapeamento dos polos ou para o mapeamento de apenas um hemisfério (Norte, Sul, Oriental ou Ocidental).

Tal como a projeção de Mercator sofre muitas críticas sobre um suposto caráter ideológico uma vez que o ponto escolhido foi o polo norte, que supostamente seria neutro por não estar colocando nenhum país no centro.

Porém, na realidade, acaba que os países com assento permanente no Conselho de Segurança (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China) ficam em um certo destaque, com menos distorções do que os países que aparecem na periferia do mapa.

 

Continue seus estudos sobre Cartografia

Aqui no blog, eu possuo centenas de artigos sobre Cartografia e geotecnologias. Separei mais alguns que abordam diferentes métodos de projeção de dados para você continuar seus estudos.

> Projeção de Lambert: o que é e características…

> Projeção UTM: o que é, características e aplicações…

> Projeção Cartográfica: classificação e aplicações…

> Fator K da Projeção UTM: o que é e qual o seu impacto…

> Projeção Azimutal: características e aplicações…

> Projeção cilíndrica: o que é suas classificações…

Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

Sair da versão mobile