Piquete topografia: o que é e qual sua função

Publicado por Adenilson Giovanini em

Piquete topografia: o que é, qual a função do mesmo e mais 2 dicas geniais a respeito da utilização de piquetes.

É isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.

 

O que é um piquete topografia

Piquetes são estacas de madeira que possuem seção circular, quadrada ou retangular, cujo tamanho varia de 15 cm a 30 cm, sendo que uma das pontas de um piquete normalmente é apontada para facilitar o cravamento do mesmo no solo.

A outra ponta normalmente recebe uma tachinha de cobre, prego ou algum outro tipo de marcação que possibilite a realização de levantamentos topográficos com grande precisão.

 

piquete topografia

Os piquetes normalmente são cravados no solo, de certa maneira que somente 3 cm a 5 cm fique para fora do solo, sendo que os mesmos são utilizados na realização de serviços de nivelamentos e levantamentos topográficos.

piquete e estaca testemunha

Se o local possui vegetação alta, próximo aos piquete é cravada uma estaca testemunha, facilitando assim que o piquete seja encontrado.

estaca testemunha

 

Qual a função de um piquete topografia?

A utilização de piquetes é de extrema importância na Topografia, pois os mesmos possibilitam o amarramento do terreno ao levantamento topográfico em locais que não haja uma rede de referência cadastral.

Na realidade, mesmo em locais nos quais exista uma rede de referência cadastral, a utilização de piquetes possibilita a locação de pontos de apoio que podem serem ocupados durante o processo de obtenção de dados.

A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para ponto de apoio:

Pontos, convenientemente distribuídos, que amarram ao terreno o levantamento topográfico e, por isso, devem ser materializados por estacas, piquetes, marcos de concreto, pinos de metal, tinta, dependendo da sua importância e permanência.

Perceba que, por exemplo, durante o levantamento de dados com uma estação total, a existência de elementos naturais ou artificiais, pode fazer com que seja necessária a utilização de trocas de estações.

Porém, que não faz sentido locar-se um marco de concreto somente para realizar-se uma troca de estação.

Desta maneira, a utilização de piquetes possibilita a utilização de pontos de apoio, que podem serem utilizados durante o processo de obtenção de dados, permitindo um melhor mapeamento dos dados de interesse.

 

2 Dicas geniais a respeito da utilização de piquetes

Agora que você sabe a importância e quando utilizar piquetes, quero passar 2 dicas geniais para você.

 

Utilize 3 piquetes em trocas de estação

piquete topografia - maacete a respeito de troca de estação

A primeira dica é quando você for realizar uma troca de estação, ao invés de utilizar somente 2 piquetes, um para a estação e outro para a orientação, utilize um terceiro piquete extra, que servirá como piquete de verificação.

Com isso, sempre que fizer uma troca de estação, ao importar os dados para o AutoCAD, você terá como verificar se fez a mesma da maneira certa.

 

Piquete topografia – Divida o caminhamento perimétrico em seções

Piquete topografia - Divida o caminhamento perimétrico em seções

Sempre que você tiver prestando um serviço no qual precisa fazer várias trocas de estação, divida o mesmo em seções.

Você pode, por exemplo, dividir os trabalhos em seções de 5 trocas de estação. Ou seja, a cada 5 trocas de estação, você criará uma nova obra.

Com isso, o acumulo de erros será menor, pois cada obra possui poucas trocas de estação.

Além disso, você não corre o risco de ter que levantar todos os dados novamente, caso cometa um erro durante o levantamento dos dados.

Uma dica extra é você utilizar o macete que eu ensinei anteriormente e sempre locar 3 piquetes entre uma obra e a outra. Ou seja, além do piquete da troca de estação e do piquete da orientação, loque um piquete de verificação.

Assim, você conseguirá verificar se existem erros e, dependendo do momento no qual os erros foram cometidos, poderá mover e rotacionar os dados, corrigindo os erros.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.