IBGE PPP: Qual Maneira Certa de Informar a Altura da Antena?

Publicado por Adenilson Giovanini em

No que se refere ao PPP IBGE, uma dúvida comum entre meus alunos e clientes é quanto a qual a maneira certa de informar a antena e a altura utilizada.

Decidi produzir um artigo sobre o tema. Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

QUAL ALTURA UTILIZAR NO PPP IBGE?

ibge ppp - altura da antena

O manual do usuário do PPP IBGE nas páginas 16 e 17 informa qual altura deve ser utilizada.

Na página 16, o mesmo traz a seguinte passagem:

“…Esta altura deve ser medida verticalmente e referida ao plano de referência da antena (ARP). “

Já na página 17, ele traz a imagem que eu coloquei no banner que acompanha esta postagem, trazendo também a seguinte passagem:

“Para obter as coordenadas precisas em um posicionamento GNSS, deve-se considerar no processamento a distância vertical da referência do ponto (marco) ao plano de referência da antena (ARP), e a distância do ARP ao centro de fase da antena (APC). A primeira é medida no campo pelo usuário e inserida no receptor GNSS e/ou no processamento, conforme indicado no 4º passo do item 3.1, enquanto que a segunda é obtida diretamente pelo programa IBGE-PPP, através do arquivo de centro de fase das antenas…”

apc e apr ppp ibge

Ou seja, o procedimento correto a ser utilizado é você medir a altura que vai do marco até a base da antena.

Posteriormente, ao fazer o PPP no site do IBGE, você deve indicar diretamente na página de PPP qual foi a antena utilizada e qual a altura obtida a campo.

Feito isso, você deve marcar a checkbox, indicando que a ferramenta do PPP IBGE deve utilizar esta altura.

E porque você deve utilizar este procedimento?

Simples, porque é o procedimento indicado no manual do PPP IBGE.

Ou seja, em uma auditoria, você informará para o auditor que utilizou o procedimento indicado pelo IBGE, o qual consta no manual do PPP, um documento oficial, o qual fornece as diretrizes a serem utilizadas.

Espero que este conteúdo ajude você. Gratidão por você me acompanhar. 🙏

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.