Manual Técnico de Limites e Confrontações?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Manual técnico de limites e confrontações, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • Link de download do manual técnico de limites e confrontações;
  • Qual a estrutura do mesmo;
  • Quais os 13 tipos de limites existentes;
  • Quais os 3 tipos de vértices existentes;
  • Como proceder quanto a guarda das peças técnicas;
  • E muito mais.

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

Download do manual técnico de limites e confrontações

manual técnico de limites e confrontações

O manual técnico de limites e confrontações está disponível para download no site do SIGEF, sendo que o mesmo pode ser baixado a partir do link abaixo:

> Download do manual técnico de limites e confrontações…

 

Estrutura do Manual técnico de limites e confrontações

capítulos do manual técnico de limites e confrontações

O mesmo é dividido em 7 capítulos. São elas:

  1. Introdução;
  2. Definições: este capítulo traz uma série de definições que devem ser adotadas na prestação de serviços de georreferenciamento de imóveis rurais;
  3. Imóvel rural: capítulo que apresenta o conceito de imóvel rural que deve ser levado em consideração na prestação de serviços de georreferenciamento;
  4. Limites: este capítulo traz as orientações para proceder a identificação e descrição dos limites dos imóveis rurais;
  5. Confrontações: capítulo que aborda a identificação da confrontação, não considerando como confrontante o proprietário e sim o bem imóvel;
  6. Alteração de parcela certificada: trata dos procedimentos a serem seguidos para os casos de alteração de parcela certificada;
  7. Guarda das peças técnicas e documentações: salienta que é fundamental a guarda de todo material que subsidiou a identificação dos limites e confrontações do imóvel.

O manual técnico de limites e confrontações se soma ao Manual Técnico de Posicionamento e a Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais (NTGIR) 3ª Edição, sendo que estes documentos constituem o novo conjunto de normas para execução de serviços de georreferenciamento de imóveis rurais.

 

Aprenda mais sobre como fazer georreferenciamento

O curso mais completo do Brasil sobre Georreferenciamento de imóveis rurais existente no Brasil é o “Método Georreferenciamento Sem Mistérios“.

Se você quer dominar o georreferenciamento de imóveis rurais de maneira rápida, indo logo para a prática, este curso é para você.

Método georreferenciamento sem misterios

Para conhecer melhor o mesmo é só você acessar neste link.

 

Artigos sobre temas do manual técnico de limites e confrontações

artigos sobre o manual técnico de limites e confrontações

Entre os mais de 960 artigos existentes aqui no blog, vários deles contemplam temas inerentes ao manual de limites e confrontações. Separei 5 deles para você continuar com seus estudos.

 

Quais os 13 tipos de limites existentes

manual técnico de limites e confrontações - tipos de limites

Segue um vídeo que gravei no qual mostro de maneira detalhada quais são os 13 tipos de limites existentes.

 

 

Os 3 tipos de vértices existentes

tipos de pontos

Quais os 3 tipos de vértices existentes são:

  • M – Marco;
  • P – Ponto;
  • V – virtual.

 

Manual de limites e confrontações – Guarda das peças técnicas

O manual informa que:

Todo o material que subsidiou o credenciado na identificação dos limites deve ser arquivado e mantido sob a sua guarda. Faz-se necessária a manutenção desse material para sanar possíveis dúvidas ou divergências quanto à localização dos limites apresentados pelo credenciado. Tais informações poderão ser requeridas pelo INCRA, quando julgar necessário.

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.