LIDAR: o que é e suas aplicações?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que é um sensor lidar, como o mesmo funciona, quais as vantagens de utilização desta tecnologia e quais suas aplicações.

É isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.

 

O que é um sensor lidar?

sensor lidar

LIDAR nada mais é do que uma sigla que significa Light Detection And Ranging (Detecção de luz e alcance).

Ou seja, a tecnologia lidar nada mais é do que uma variação da utilização do sensoriamento remoto, onde que um sensor ativo utiliza as propriedades da luz para efetuar a medição de distâncias.

Sensores LIDAR funcionam de maneira similar aos radares, emitindo um raio laser, que se desloca a velocidade da luz. A diferença de tempo existente entre a emissão do pulso laser e a recepção do sinal refletido possibilita a determinação da posição do objeto no espaço.

No caso dos radares, a única diferente é que ao invés de um raio laser, estes emitem ondas de rádio ou microondas.

Além do termo LIDAR, outros termos podem serem utilizados para a utilização desta tecnologia. Entre eles temos:

  • LADAR (Laser Detection and Ranging): utilizado predominantemente em contextos militares;
  • Radar laser: termo frequentemente utilizado nos mais diferentes contextos, mesmo a tecnologia LIDAR não utilizando ondas rádio ou microondas, como é o caso da tecnologia radar.
  • Sistema de Varredura a Laser e Sistema de Perfilamento a Laser: estes termos são frequentemente utilizados aqui no Brasil para se referir a esta tecnologia.

 

Como os sensores lidar funcionam?

como os sensores lidar funcionam

Os sensores LIDAR, além de um sistema ativo de emissão de um raio laser e recepção do sinal refletido, também utilizam o Posicionamento pelo GNSS e um Sistema de Navegação Inercial (INS).

Ao utilizar estas diferentes tecnologias, os sensores LIDAR conseguem determinar suas posições através da tecnologia GNSS, ao mesmo tempo que utilizam o sistema de navegação inercial para determinar o ângulo de atitude.

Devido a estas diferentes tecnologias que são utilizadas, os sensores LIDAR podem serem utilizados em plataformas móveis ou fixas.

 

Como o perfilamento laser funciona

perfilamento laser

Entre os diferentes sistemas laser existentes atualmente, o mais utilizado para a obtenção de informações espaciais é o perfilamento laser, feito através da utilização de uma plataforma laser aerotransportada.

O perfilamento laser consiste na emissão de pulsos laser utilizando uma determinada taxa de frequência. Com isso, enquanto o avião ou drone se desloca é feita uma varredura perpendicular a direção de voo.

Como resultado, um mesmo objeto reflete vários pulsos, o que possibilita uma alta taxa de precisão na utilização desta tecnologia.

Como resultado, o perfilamento laser produz Modelos Digitais do Terreno (MDT) e modelos digitais da superficie (MDS).

 

Comprimento de onda utilizado pelo sistema LIDAR

comprimento de onda utilizado pelo sistema LIDAR

O sistema LIDAR utiliza comprimentos de onda compreendidos na região do espectro eletromagnético do infravermelho próximo, utilizando comprimentos de onda que variam entre 0,7µm e 1 000µm.

 

Quais as vantagens da utilização da tecnologia LIDAR?

vantagens da utilização da tecnologia LIDAR?

Entre as principais vantagens da utilização da tecnologia LIDAR encontram-se:

  • Os sensores LIDAR são sensores ativos, que emitem pulsos de energia pertencentes a região do infravermelho próximo, sendo que devido a esta característica não são afetados pela falta de luminosidade, nem por outras variáveis que influenciam no sensoriamento remoto passivo (que depende de fontes de emissão de energia externas);
  • Possibilita mapeamentos tridimensionais de alta precisão, que são efetuados com grande velocidade;
  • Gera mapas tridimensionais acurados e atualizados.

 

Aplicações dos sistemas de varredura a laser

aplicações dos sistemas de varredura a laser

Inúmeras áreas encontram vantagens na utilização da tecnologia LIDAR, sendo que normalmente as maiores vantagens encontram-se na realização de levantamentos topográficos e na elaboração de modelos digitais do terreno.

São exemplos de aplicações dos sistemas de varredura a laser:

  • Análise de áreas com potencial para a construção de estradas e, na elaboração de projetos de construção das mesmas;
  • Análise de áreas com potencial para a construção de linhas de transmissão e, na elaboração de projetos de construção das mesmas;
  • Estimativa de variáveis florestais;
  • Escavações para extração de minérios;
  • Controle do crescimento urbano;
  • Observação do fenômeno das marés;
  • Na arqueologia.

Por exemplo, no México, a utilização do perfilamento laser possibilitou descobertas memoráveis nas cidades das extintas populações Maia.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.