IBGE PPP: Qual Maneira Certa de Informar a Altura da Antena?
No que se refere ao PPP IBGE, uma dúvida comum entre meus alunos e clientes é quanto a qual a maneira certa de informar a antena e a altura utilizada.
Decidi produzir um artigo sobre o tema. Prossiga a leitura com máxima atenção.
QUAL ALTURA UTILIZAR NO PPP IBGE?
O manual do usuário do PPP IBGE nas páginas 16 e 17 informa qual altura deve ser utilizada.
Na página 16, o mesmo traz a seguinte passagem:
“…Esta altura deve ser medida verticalmente e referida ao plano de referência da antena (ARP). “
Já na página 17, ele traz a imagem que eu coloquei no banner que acompanha esta postagem, trazendo também a seguinte passagem:
“Para obter as coordenadas precisas em um posicionamento GNSS, deve-se considerar no processamento a distância vertical da referência do ponto (marco) ao plano de referência da antena (ARP), e a distância do ARP ao centro de fase da antena (APC). A primeira é medida no campo pelo usuário e inserida no receptor GNSS e/ou no processamento, conforme indicado no 4º passo do item 3.1, enquanto que a segunda é obtida diretamente pelo programa IBGE-PPP, através do arquivo de centro de fase das antenas…”
Ou seja, o procedimento correto a ser utilizado é você medir a altura que vai do marco até a base da antena.
Posteriormente, ao fazer o PPP no site do IBGE, você deve indicar diretamente na página de PPP qual foi a antena utilizada e qual a altura obtida a campo.
Feito isso, você deve marcar a checkbox, indicando que a ferramenta do PPP IBGE deve utilizar esta altura.
E porque você deve utilizar este procedimento?
Simples, porque é o procedimento indicado no manual do PPP IBGE.
Ou seja, em uma auditoria, você informará para o auditor que utilizou o procedimento indicado pelo IBGE, o qual consta no manual do PPP, um documento oficial, o qual fornece as diretrizes a serem utilizadas.
Espero que este conteúdo ajude você. Gratidão por você me acompanhar. 🙏
Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos
Você quer dominar a Topografia Cadastral?
Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.
O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:
Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo: