PPK e RTK: Qual a Diferença?

Publicado por Adenilson Giovanini em

PPK e RTK. Você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo sobre o tema.

 

O QUE É O MÉTODO PPK?

método ppk e método rtk

O PPK é um método de posicionamento pelo GNSS pós processado.

Para entendermos o funcionamento do método PPK, precisamos primeiramente entender o funcionamento do método RTK.

No método RTK, o receptor base fica em um ponto de coordenadas conhecidas (ou calculadas posteriormente) rastreando dados no método absoluto estático.

Ao mesmo tempo em que o receptor base rastreia dados, o profissional faz o mapeamento dos pontos de interesse com o receptor rover.

Este procedimento possibilita a identificação e a correção dos erros inerentes a rota dos satélites e a propagação do sinal na ionosfera e na troposfera.

Como o receptor base está em um ponto de coordenadas conhecidas, o software de coleta de dados consegue identificar e propagar para o receptor rover a diferença entre a coordenada real e a coordenada rastreada.

Perceba que para que este procedimento seja possível, os satélites rastreados pelo receptor base e pelo receptor rover precisam ser os mesmos.

Por causa disso que no georreferenciamento de imóveis rurais o comprimento dos vetores deve ser de no máximo 20 km.

COMO FUNCIONA O MÉTODO PPK?

ppk posicionamento pelo gnss

O método PPK é um método relativo pós-processado.

Ou seja, no mesmo, o receptor base fica rastreando dados de um ponto de coordenadas conhecidas no método absoluto estático.

Uma vez que o receptor base esteja rastreando dados, o profissional vai instalar o receptor rover em um primeiro ponto e ativar o rastreamento de dados, ficando com o receptor parado no primeiro ponto por um período de 10 a 15 minutos.

Este procedimento serve para a correção das ambiguidades.

Posteriormente, uma vez que as ambiguidades sejam conhecidas, com o receptor ainda rastreando dados, o profissional vai se deslocar para um segundo ponto, ficando no mesmo por um período de 5 a 30 segundos.

Feito isso, se deslocará para o próximo ponto, ficando no mesmo por um período de 5 a 30 segundos. E assim sequencialmente.

Perceba que diferentemente do método RTK, onde que o profissional rastreia os dados do ponto e vai para o próximo ponto.

No método PPK o receptor fica rastreando dados o tempo todo.

Com isso, no pós processamento, o software vai criar os vetores entre a base e os pontos coletados com o receptor rover, propagando a diferença entre a coordenada rastreada e a ajustada para os mesmos.

Ficar com o receptor parado no primeiro ponto por um período de 5 a 15 minutos serve justamente para a correção das ambiguidades.

Você ficará parado em um local aberto e com bom rastreamento de dados, posteriormente fará o mapeamento dos pontos de interesse.

Você pode utilizar este método inclusive dentro da mata fechada. Porém, tendo certo cuidado. Isso porque se o receptor rover perder os sinais de satélite, você terá que fazer a inicialização do mesmo novamente.

Enfim, faça alguns testes utilizando este método e busque identificar em que situações vale a pena utilizar o mesmo.

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

su_button url=”https://adenilsongiovanini.com.br/georreferenciamento-de-imoveis-rurais-na-pratica/” target=”blank” style=”3d” background=”#2BCC2F” color=”#000000″ size=”9″ center=”yes” text_shadow=”0px 0px 0px #000000″ rel=”nofollow” id=”1″]➜ Quero Conhecer Melhor o Livro, Pois Quero e Preciso Aprender Mais Sobre Legislação Cadastral e Geo. de Imóveis Rurais…[/su_button]

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.