PPP do IBGE: Qual o Tempo Mínimo?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo a respeito do PPP do IBGE.
Com a leitura do mesmo, você descobrirá:
  • Qual o tempo mínimo para o PPP IBGE;
  • 1 erro que muitos profissionais cometem ao fazer o georreferenciamenro de imóveis rurais;
  • Por quanto tempo que você precisa ficar a campo, para fazer a coleta de dados de pontos do tipo M.
Prossiga a leitura com máxima atenção.

PPP do IBGE – Qual o Tempo Mínimo?

ppp do ibge
Não existe tempo mínimo para o PPP do IBGE.
O que determina o tempo de rastreamento de dados é a acurácia exigida para o serviço que você vai prestar.
O próprio relatório do PPP do IBGE traz uma estimativa da precisão com base no tempo de rastreamento de dados no método absoluto estático.
No caso, para um tempo de rastreamento de dados de 1 hora, a estimativa da acurácia para um receptor de dupla frequência é de 4 cm na horizontal e na vertical.

PPP do IBGE e o Georreferenciamento de Imóveis Rurais

ppp do ibge e o georreferenciamento de imóveis rurais
Para pontos do tipo M, no Georreferenciamento de Imóveis Rurais, a acurácia exigida pela legislação é de 50 cm na horizontal.
Ou seja, dependendo do tempo que você ficou rastreando dados no método estático, poderá fazer o PPP do ponto.
Inclusive, eu acabei de fazer um teste aqui de um ponto coletado com o receptor T30, cujo tempo de rastreio foi de 11 minutos. A acurácia obtida foi de 5 cm.
Ou seja, eu posso utilizar as coordenadas deste rastreamento. Perceba que eu tenho um relatório com a logo do IBGE, o qual diz que os dados rastreados possuem uma acurácia a qual está dentro do estabelecido pela legislação vigente.

Tenha Cuidado Quanto ao Tempo de Rastreio

levantamento topográfico
Naturalmente, em pontos extremos, eu aconselho que você fique por um maior período de tempo rastreando os dados do ponto. No caso, por pelo menos 15 minutos.
Isso porque é muito melhor ficar alguns minutos a mais fazendo o rastreamento de dados a campo, do que perder horas tendo que voltar um outro dia até o ponto.
Eu tenho um cliente em um munícipio da Serra Gaúcha, o qual na dúvida, fica 25 minutos rastreando dados de pontos extremos.
Ele faz isso para ter certeza absoluta de que não precisará voltar a campo.
Enfim, perceba isso, que o PPP do IBGE é mais um método de posicionamento que você precisa ter na manga, utilizando o mesmo quando necessário.

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

su_button url=”https://adenilsongiovanini.com.br/georreferenciamento-de-imoveis-rurais-na-pratica/” target=”blank” style=”3d” background=”#2BCC2F” color=”#000000″ size=”9″ center=”yes” text_shadow=”0px 0px 0px #000000″ rel=”nofollow” id=”1″]➜ Quero Conhecer Melhor o Livro, Pois Quero e Preciso Aprender Mais Sobre Legislação Cadastral e Geo. de Imóveis Rurais…[/su_button]

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.