IBGE NTRIP: Como Utilizar Esta Tecnologia?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O método IBGE NTRIP é um método inovador e revolucionário através do qual é possível fazer-se o levantamento de dados com a utilização de um único receptor a campo.

Porém:

  • Como esta tecnologia funciona?
  • Quais os cuidados que você precisa ter ao utilizar a mesma no seu dia a dia?
  • Qual a acurácia possibilitada pelo método NTRIP?
  • Quando utilizar o mesmo no seu dia a dia?

Neste artigo eu irei abordar esta temática, ajudando você a utilizar o método IBGE NTRIP no seu dia a dia.

 

O que é o IBGE NTRIP

IBGE NTRIP

O IBGE NTRIP nada mais é do que um protocolo de internet, através do qual qualquer profissional consegue receber correções de um dos marcos da rede de monitoramento continuo do IBGE.

Os dados são disponibilizados via protocolo Internet conhecido por Networked Transport of RTCM via Internet Protocol (NTRIP), em formato RTCM.

 

Como a transmissão de dados é feita

receptor ntrip

De acordo com o IBGE a transmissão dos dados é realizada da seguinte forma:

Um receptor GNSS envia continuamente mensagens RTCM até um servidor “caster” localizado no IBGE.

Um usuário, com um aplicativo “cliente”, tais como GNSS Internet Radio ou BNC (BKG NTRIP Client) e com uma conexão Internet, se conecta ao servidor do IBGE e escolhe a(s) estação(ões) da RBMC-IP cujos dados ou correções diferenciais deseja receber.

As correções são recebidas pelo receptor GPS (ou GNSS) do usuário através de uma porta serial padrão e desta forma obtêm-se as posições corrigidas. Atualmente, o servidor “caster “do IBGE recebe dados de 122 estações da RBMC.

Neste link você pode ver a lista de marcos da rede brasileira de monitoramento continuo que enviam dados para o servidor caster do IBGE.

E também o endereço de acesso ao servidor do IBGE. Endereço estes que você deve informar para seu receptor ao configurar a utilização do Método NTRIP.

 

Como o Método IBGE NTRIP funciona?

como o método IBGE NTRIP funciona

O IBGE NTRIP é uma variação do método RTK em rede, sendo que para entender o funcionamento do mesmo, precisamos primeiramente entender o funcionamento do rtk em rede.

 

Como o método rtk em rede funciona?

método rtk em rede

O RTK é um dos 4 diferentes tipos de posicionamento pelo método RTK existentes.

Lembre-se que no método RTK, são utilizados 2 receptores, um primeiro, conhecido como receptor base, fica em um ponto de coordenadas conhecidas, rastreando os dados do mesmo.

Enquanto isso, o profissional faz o rastreamento dos dados com outro receptor, conhecido como receptor rover.

rastreamento de dados

Como o receptor base está sobre um ponto de coordenadas conhecidas, consegue calcular a diferença entre a coordenada real do ponto no qual está e a coordenada que está calculando a partir dos sinais de satélite rastreados.

Isso possibilita que o mesmo propague a diferença via sinal de rádio para o receptor rover, melhorando a acurácia dos dados rastreados pelo mesmo.

O método RTK em rede funciona de uma maneira um pouco diferente. Isso porque ao invés de utilizar um receptor próprio como receptor base, o Agrimensor recebe a correção de uma rede de receptores externa, precisando ir somente com um receptor a campo.

funcionamento do método rtk em rede

O método rtk em rede consiste em várias estações de monitoramento estrategicamente posicionadas, as quais enviam os dados rastreados via internet para um centro de controle de dados.

O centro de controle de dados, por sua vez, processa os dados e disponibiliza a correção via internet.

Para receber as correções, o agrimensor precisa ter instalado em seu receptor um chip GSM (chip de celular), o qual tenha acesso a internet. Com isso, é só o mesmo configurar o receptor, informando o link certo para o mesmo, que receberá a correção via internet.

Ou seja, é como se o receptor estivesse recebendo um telefonema através da qual os dados de correção são disponibilizados.

 

 

Como o Método IBGE NTRIP Funciona?

funcionamento da tecnologia IBGE NTRIP

Agora que você entendeu como que o método RTK funciona, torna-se mais fácil entender o funcionamento do método IBGE NTRIP.

No caso, o mesmo é um serviço de correção RTK em rede fornecido pelo IBGE. Ou seja, o IBGE possui uma rede de receptores rastreando dados de marcos de estações da RBMC.

As coordenadas rastreadas são processadas em um servidor do IBGE e disponibilizadas via internet, de certa maneira que utilizando um chip de celular na coletora (GSM), o profissional consegue receber a correção fornecida pelo IBGE.

método ntrip ibge

Ou seja, o IBGE NTRIP é um serviço de altíssima qualidade que possibilita o rastreamento de dados com a utilização de apenas um receptor a campo.

Com isso, o Agrimensor não precisa ter 2 receptores a campo, conseguindo fazer o rastreamento de dados com uma acurácia centimétrica com apenas 1 receptor a campo.

 

Qual a acurácia possibilitada pelo método IBGE NTRIP?

precisão e acurácia

Provavelmente você esteja maravilhado com a possibilidade de não precisar ter 2 receptores GNSS a campo.

Porém, talvez esteja um pouco cético e pensando:

“Sei… Mas será que a acurácia do Método IBGE NTRIP possibilita que eu utilize esta tecnologia no meu dia a dia?”

Vamos ver um artigo cientifico que fala a respeito.

Costa e outros autores no artigo denominadoRBMC em tempo real, via NTRIP, e seus beneficios nos levantamentos RTK e DGPS” analisaram a acurácia obtida em diferentes comprimentos de linha-base.

Por exemplo, veja os resultados obtidos pelos mesmos a partir de 39,30 km, 91,93 km e 208,70 km da estação de rastreamento de dados do IBGE:

Distância (km)Acurácia horizontal (metros)Acurácia vertical (metros)
39,300,010,14
91,930,040,82
208,700,210,40

Perceba que mesmo com uma linha base superior a 200 km, a acurácia horizontal obtida foi de 21 cm. Ou seja, dentro da acurácia exigida para pontos do tipo M em processos de georreferenciamento.

 

 

Quando utilizar este método de posicionamento?

ibge ntrip - rastreamentode dados para curvas de nível

A partir dos resultados mostrados acima, podemos chegar a uma conclusão de que é possível obter uma acurácia superior a 10 cm com linhas base de até 100 km e superior a 50 cm, com linhas base de até 200 km.

Ou seja, você pode utilizar este método de posicionamento para aplicações que exijam estas acurácias.

Na realidade, sabemos nós que quando o assunto é o Posicionamento Pelo GNSS, as coisas não são tão simples assim, pois existem diferentes tipos de receptores no mercado.

Desde receptores GNSS L1, que rastreiam dados somente da constelação GPS, até receptores L1/L2 multi-constelações.

Ou seja, o receptor utilizado precisa ser levado em consideração.

Logo, eu aconselho que você faça alguns testes de rastreamento com intuito de saber qual a acurácia que você obterá com seu receptor, antes de utilizar esta tecnologia em trabalhos que exijam uma acurácia elevada.

Além disso, as características do local no qual o rastreamento de dados está sendo feito também precisam ser levadas em consideração. Isso porque rastrear dados em um campo aberto é completamente diferente do que rastrear dados dentro de uma mata fechada, cercada de morros.

Ou seja, a dica de ouro é você conhecer bem seu receptor.

 

Método IBGE NTRIP – Não cometa este erro

tecnologia NTRIP - Não cometa este erro

Um erro que você não pode cometer ao utilizar o método IBGE NTRIP é o de achar que conseguirá utilizar este método em qualquer lugar.

Perceba que para conseguir utilizar este método de posicionamento é necessário que o receptor consiga rastrear sinal de celular no local no qual o rastreamento de dados será feito. Isso porque a correção é fornecida via internet.

Perceba que em locais mais afastados das cidades, grotas, vales e em locais que possuam uma topografia mais acidentada, dificilmente existirá sinal de celular.

Logo, tome cuidando quanto a do método IBGE NTRIP nestes locais.

Perceba que o mesmo é ótimo para ser utilizado em locais próximos a cidade e que possuam sinal GSM. Logo, utilize este método de maneira inteligente.

Vídeo a respeito do assunto.

 

Vantagens do método IBGE NTRIP

Por outro lado, quando se fala no rastreamento de dados dentro do perímetro urbano, o mesmo possui inúmeras vantagens, quando comparado ao método RTK clássico.

Como exemplos de vantagens posso citar:

  • Não é necessário que um ajudante fique próximo a base, cuidando para que ninguém mecha na mesma ou para que ela não seja roubada;
  • O método IBGE NTRIP não está sujeito as interferências provocadas pela selva urbana, que causa grandes transtornos na utilização do método RTK convencional, quando este é utilizado dentro do perímetro urbano.

Enfim, este método possui suas vantagens e desvantagens, sendo que quando corretamente utilizado, possibilita a obtenção de dados com uma ótima acurácia.

No vídeo abaixo eu mostro os diferentes tipos de posicionamento pelo método RTK existentes.

 

Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos. Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia. Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.