Geodésia geométrica: O Que é e Aplicações?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Geodésia geométrica, você acabou de encontrar um artigo definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • Qual o conceito de Geodésia;
  • Quais as divisões da Geodésia;
  • O que é a geodésia geométrica;
  • A geodésia geométrica e a determinação do tamanho e da forma da terra;
  • Utilização de sistemas de coordenadas e;
  • Aplicações da Geodésia Geométrica.

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

Conceito de geodésia?

geodésia

 

Antes de mergulharmos de cabeça na geodésia geométrica, precisamos entender exatamente o que é a ciência da Geodésia e quais as divisões da mesma.

O livro fundamentos de Geodésia traz o seguinte conceito.

Entende-se a Geodésia como a ciência que estuda a forma e as dimensões do planeta terra, bem como a determinação do campo gravitacional e da superfície oceânica.

Segundo Webster, “A geodésia é o ramo da matemática aplicada que determina a exata posição de pontos, figuras e áreas de grandes porções da superfície terrestre. Também a forma e o tamanho da terra, além das variações do seu campo gravitacional.

O termo Geodésia possui origem no grego. Palavra “Γεωδαισία“, que é composta por “γη“, que significa “terra”, e “δαιζω“, que significa “dividir”.

Ou seja, o significado literal da palavra geodésia é dividir a terra.

Este termo foi usado, pela primeira vez, por Aristóteles e pode significar tanto divisões (geográficas) da terra, como também o ato de dividir a terra (por exemplo entre proprietários).

 

Geodésia geométrica – Divisões da Geodésia

objetivos da geodésia

O objetivo primordial da Geodésia é a determinação da forma e das dimensões da terra.

Alguns autores dividem a mesma em:

  • Geodésia global e;
  • Geodésia aplicada.

A Geodesia global se encarrega da mensuração da forma e das dimensões da terra.

A geodésia aplicada, por sua vez, se encarrega da determinação precisa de pontos sobre a superfície terrestre, tanto em áreas continentais, como em áreas oceânicas, objetivando-se ao mapeamento e outras finalidades.

outros autores dividem a Geodésia em:

  • Geodésia geométrica;
  • Geodésia física e;
  • Geodésia celeste.

 

Geodésia geométrica

A Geodésia geométrica estuda o tamanho e forma da terra, a determinação das coordenadas dos pontos, comprimento e
azimutes de linhas da superfície terrestre.


Geodésia física

A geodésia física estuda o campo de gravidade da Terra ou direção e magnitude das forças que mantêm os corpos na superfície e atmosfera da terra.

 

Geodésia espacial

A geodésia espacial por sua vez, realiza operações geométricas sobre a superfície terrestre (medidas angulares e de distâncias) associadas a poucas determinações astronômicas.

 

A Geodésia Geométria e a Agrimensura

geodésia geométria e a agrimensura

No caso da Agrimensura, na mesma o foco é o estudo da geodésia geométrica. Ou seja, com o estudo:

 

Geodésia geométrica e a determinação do tamanho e da forma da terra

geodésia geométrica e a determinação do tamanho e da forma da terra

Em processos de obtenção de dados, diferentes formas são adotadas para a terra. Como exemplos temos:

Planar: na topografia uma porção limitada da superfície terrestre é representada, sendo que para isso, a mesma se baseia na utilização do plano topográfico;

Esferoidal: em alguns cálculos geodésicos, o elipsoide pode ser substituído por uma esfera, sem perda apreciável de precisão;

Geoidal: o Geoide é a superfície que melhor representa a forma da terra. Porém, a mesma é uma superfície complexa, não sendo utilizada como referência para o cálculo de posições planimétricas de pontos situados sobre a terra.

Elipsoide de revolução: O elipsoide é a superfície matemática adotada pelos geodesistas para todos os cálculos geodésicos.

 

Geodésia geométrica e a utilização de sistemas de coordenadas

geodésia geométrica e a utilização de sistemas de coordenadas

A geodésia geométrica também se preocupa com a determinação de coordenadas de pontos, preocupando-se com a utilização de sistemas de coordenadas.

Sistemas estes que envolvem a utilização de superfícies elipsoidais, paralelos e meridianos, altitudes e, latitudes e longitudes.

Altitudes estas, que por sua vez, podem ser ortométricas ou geométricas.

A geodésia geométrica também estuda os sistemas geodésicos, a transformação de dados entre diferentes data e a transformação de coordenadas entre geodésicas em cartesianas.

Os cursos da área de Agrimensura costumam ter uma cadeira especifica de geodésia geométrica. Cadeira esta na qual os alunos apresentem a se posicionar e a transformar dados entre diferentes sistemas geodésicos.

 

 

Aplicações da Geodésia

aplicações da Geodésia

Seguem Algumas aplicações da Geodésia Geométrica. As mesmas foram adaptadas a partir do livro “Fundamentos de Geodésia”.

 

Produção de mapas

Na distribuição e implantação de pontos de controle, tanto horizontais, como verticais, na superfície terrestre, estabelecendo uma rede de marcos geodésicos georreferenciados que servirão de apoio para as atividades de mapeamento cartográfico;

 

Planejamento urbano

O georreferenciamento de uma série de pontos de controle possibilita uma melhor identificação e localização de vias urbanas e logradouros públicos.

 

Projetos de Obras de Engenharia

Grandes estruturas, tais como barragens, pontes e grandes edifícios necessitam dispor de plantas para uma perfeita localização predeterminada.

 

Ecologia

O estudo do efeito do homem no meio Ambiente. Atividades tais como movimento de terra, água subterrânea, extração de petróleo, possuem os efeitos monitorados mediante a geodésia.

 

Hidrologia

O posicionamento e os mapas são fornecidos pela Geodésia, contendo as informações relativas as bacias hidráulicas, etc.

 

Outras aplicações

Vídeo a respeito do assunto.

 

É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 

Categorias: Cartografia

Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.