O que é um datum planimétrico, quais suas características e especificidades. É isso que você vai aprender com a leitura deste artigo.
Porém, primeiramente você precisa entender o que é um elipsoide, um geoide e um datum. Por causa disso, eu primeiramente trarei estes conceitos.
Datum planimétrico – O que é o geoide?
O geoide é a figura matemática que melhor descreve a forma da terra. O mesmo pode ser definido como:
O nível médio dos mares, suposto em equilíbrio, prolongado para o centro dos continentes e sobre a influência da força da gravidade e da massa da terra.
O geoide é a figura matemática que deve ser utilizada em obras de engenharia. Sendo que no Brasil todas as obras de engenharia estão referenciadas a altitude calculada a partir de um longo período de observação do marégrafo de Imbituba.
Sendo que a cota zero calculada fornece o nível médio dos mares que serve de base para o datum altimétrico brasileiro. Datum este a partir do qual são calculadas todas as altitudes no nosso pais.
A altitude obtida em relação ao geoide é chamada de altitude ortométrica. Sendo que a partir da cota 0 calculada pelo marégrafo de Imbituba foi implantada a rede altimétrica, que é a Rede de Nivelamento de Precisão brasileira.
A mesma é uma rede de marcos de referência de nível (RN).
Na imagem abaixo, você pode ver fotos do marégrafo que está no Porto de Imbituba.
Próximo ao marégrafo, em local seguro existe um marco topográfico, que é o ponto de origem da rede altimétrica (RN 4X), sendo que o mesmo possui 8,6362 metros em relação ao nível médio do mar local.
O Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) é constituído por cerca de 70.000 estações implantadas pelo IBGE em todo o Território Brasileiro, sendo divididas em três redes:
Rede planimétrica: latitude e longitude de alta precisão;
Rede altimétrica: altitudes de alta precisão e;
Rede gravimétrica: valores precisos de aceleração gravimétrica.
Datum planimétrico – O que é o Elipsoide?
O elipsoide é um modelo matemático dotado de 2 parâmetros:
- Semi-eixo maior e;
- Semi-eixo menor.
O mesmo precisou ser criado, pois o geoide era demasiadamente complexo para ser utilizado no dia a dia.
Com isso, o mesmo precisava de fórmulas que tornavam o mesmo difícil de ser utilizado.
O que é um Datum
Um Datum é constituído pela adoção de:
- Um elipsoide de referência, que representará a figura matemática da terra;
- Um ponto geodésico origem, que fixa o sistema de coordenadas na terra e serve como marco inicial das medidas de latitudes e longitudes;
- Um Azimute inicial.
Na imagem abaixo você pode ver o ponto preto que representa o ponto que serviu de base para a criação do datum.
O critério para a escolha do ponto geodésico de origem do datum é a máxima coincidência entre a superfície do geoide e do elipsoide.
Um datum é um conjunto de pontos e seus respectivos valores de coordenadas, que definem as condições iniciais para o estabelecimento de um sistema geodésico.
Um sistema geodésico, por sua vez, é um conjunto de estações geodésicas (marcos) e suas coordenadas.
Datum Planimétrico
Um datum planimétrico é o ponto de referência geodésico inicial que representa a base dos levantamentos horizontais. Conforme vimos anteriormente, o mesmo deve possuir:
- Um elipsoide;
- Um ponto de amarração do geoide com o elipsoide, o qual define as coordenadas iniciais;
- Um azimute inicial.
Tipos de data planimétricos
Existem 2 tipos de Data (plural de datum) horizontais:
- Datum global: quando o elipsoide for global e não tiver ponto de amarração sobre a superfície terrestre que não os definidos no sistema.
- Datum local: quando o elipsoide for local o mesmo deve possuir parâmetros diferenciais.
Existe uma grande quantidade de data sendo atualmente utilizados. Os mesmos foram definidos em diferentes ocasiões e por diferentes autores.
Os data mais comuns aqui no Brasil são:
- SIRGAS 2000, que é o datum planimétrico oficial;
- SAD69, datum planimétrico que era o oficial do pais até poucos anos atrás;
- Córrego Alegre, que é o datum local mais antigo e;
- WGS84, que é o datum mundial (global).
O WGS84 é um Datum global e geocêntrico, o mesmo adotou o elipsóide GRS80, que ajusta-se à terra como um todo, sendo que o mesmo possui a origem de seus eixos coordenados no centro de massa da Terra.
No datum global, o elipsoide é fixado ao planeta pelo Equador e pelo Meridiano de Greenwich, não necessitando de ponto geodésico origem, nem de Azimute inicial.
Datum planimétrico – Porque existem tantos data planimétricos em uso?
Ao longo do tempo, o conhecimento geodésico e a tecnologia evoluíram. Estas evoluções fizeram com que os instrumentos geodésicos evoluíssem, de certa maneira que ao longo do tempo diferentes elipsoides de revolução precisaram serem adotados.
É por isso que, com o tempo, surgiu a necessidade de mudança do datum oficial brasileiro.
Da mesma maneira, cada parte do planeta possui suas particularidades físicas, o que faz com que seja necessária a existência dos 2 tipos de elipsoides:
- Elipsoides globais, que melhor representam a terra como um todo e;
- Elipsoides locais, que melhor se ajustam a determinados continentes ou partes do planeta.
É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o mesmo.
Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos
Você quer dominar a Topografia Cadastral?
Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.
O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:
Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo: