Alos: Histórico, Caracteristicas e Aplicações?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Satélite Alos, com a leitura deste artigo você aprenderá simplesmente tudo que precisa saber a respeito do mesmo.

Veja um resumo do que você aprenderá ao ler o artigo:

  • O que é o satélite Alos;
  • Quais as aplicações do mesmo;
  • Quais as características do satélite e dos sensores a bordo do mesmo e;
  • Quais as próximas missões previstas.

Prossiga a leitura com máxima atenção.

O que são os satélites ALOS?

Os satélites Alos (Advanced Land Observing Satellite-1 – Satélite Avançado de Observação de Terras – 1) são satélites que fazem parte do programa de satélites Japoneses de observação da Terra.

O programa de satélites Japoneses de observação da terra é formado por duas séries de satélites:

  • Satélites usados ​​para observação atmosfera e do mar e;
  • Satélites usados para a observação terrestre.

No caso, o satélite ALOS, também conhecido como DAICHI, foi lançado em 24 de janeiro de 2006 pela Japan Aerospace Exploration Agency – JAXA, no centro espacial de Tanegashima (Japão).

O mesmo procedeu os satélites JERS-1 (Satélite Japonês de Recursos Terrestres-1 ) e ADEOS (Satélite Avançado de Observação da Terra), entrando em fase operacional e de fornecimento de dados ao público no dia 24 de outubro de 2006.

Sua operação foi concluída em 12 de maio de 2011.

Já no dia 24 de maio de 2014, foi lançado o ALOS – 2. O mesmo é uma continuação da missão ALOS, possuindo recursos aprimorados para observação ampla e alta resolução.

 

Aplicações dos satélites ALOS

satélite ALOS

Segundo a EMBRAPA, os dados obtidos com os satélites ALOS são usados para:

Os satélites ALOS possuem três instrumentos a bordo:

  • PRISM;
  • AVNIR-2 e;
  • PALSAR.

Características do satélite ALOS

As principais características do satélite ALOS são:

  • Grande velocidade e capacidade de tratamento dos dados e;
  • Precisão avançada na determinação de seu posicionamento espacial.

Para que a precisão posicional seja garantida, o mesmo possuiu um sistema de controle de órbita e atitude baseados em GPS de dupla frequência e um rastreador de estrelas.

Este satélite foi desenvolvido prioritariamente com o objetivo de fomentar pesquisas científicas e aplicadas na área de sensoriamento remoto.

Com isso, o mesmo provê para o Japão e países da Ásia do Pacífico dados cartográficos que podem oferecer subsídios ao estudo de temas ligados ao desenvolvimento sustentável, monitoramento de desastres naturais e recursos naturais.

 

Características dos sensores do satélite ALOS

Conforme vimos anteriormente, o satélite ALOS possui 3 sensores a bordo:

  • PRISM;
  • AVNIR-2 e;
  • PALSAR.

Vamos conhecer melhor os mesmos.

 

Radiômetro PRISM

O PRISM (Panchromatic Remote-Sensing Instrument for Stereo Mapping – Instrumento de sensoriamento remoto pancromático para mapeamento estéreo) é capaz de adquirir imagens tridimensionais detalhadas da superfície terrestre.

O mesmo possui uma resolução espacial de 2,5 m no nadir, sendo que os dados obtidos com este sensor fornecem um modelo de digital de superfície de alta precisão.

O PRISM tem três sistemas ópticos independentes para visualizar o nadir, para frente e para trás, produzindo uma imagem estereoscópica ao longo da trilha do satélite.

Cada telescópio consiste em três espelhos e vários detectores CCD para varredura de vassoura. O telescópio de visualização do nadir cobre uma largura de 70 km; telescópios para frente e para trás cobrem 35 km cada.

satelite alos - sensor prism alos

Os telescópios são instalados nas laterais da bancada óptica com controle preciso da temperatura.

Os telescópios para frente e para trás são inclinados em +24 e -24 graus do nadir para realizar uma razão base-altura de 1,0.

O amplo campo de visão (FOV) do PRISM fornece três imagens estéreas totalmente sobrepostas, com uma largura de 35 km, sem varredura mecânica ou direção de guinada do satélite.

Sem este amplo FOV, as imagens para frente, nadir e para trás não se sobreporiam devido à rotação da Terra.

prism sensor alos

modos de observação do sensor prism

 

Radiômetro multiespectral AVNIR-2

O AVNIR-2 (Advanced Visible and Near Infrared Radiometer-type 2 – Radiômetro de infravermelho próximo e visível avançado tipo 2) é voltado para para a observação de áreas terrestres e costeiras.

O mesmo fornece melhores mapas espaciais de cobertura da terra e mapas de classificação de uso da terra para monitorar ambientes regionais.

O AVNIR-2 é um sucessor do AVNIR, o qual estava a bordo do Satélite Avançado de Observação da Terra (ADEOS), que foi lançado em agosto de 1996. Seu campo de visão instantâneo (IFOV) é a principal melhoria em relação ao AVNIR.

O AVNIR-2 também fornece imagens de resolução espacial de 10 m, uma melhoria em relação à resolução de 16 m do AVNIR na região multiespectral.

sensor avnir 2 do satélite alos

Detectores CCD aprimorados (AVNIR tem 5.000 pixels por CCD; AVNIR-2 7.000 pixels por CCD) e eletrônicos permitem essa resolução mais alta.

Uma função de apontamento cruzado para observação imediata de áreas de desastre é outra melhoria. O ângulo de indicação do AVNIR-2 é de +44 e – 44 graus.

caracteristicas do avnir 2

 

Sensor de microondas PALSAR

O sensor de microondas PALSAR (Phased Array type L-band Synthetic Aperture Radar – Radar de abertura sintética de banda L tipo Phased Array) capaz de obter imagens diurnas e noturnas sem a interferência de nebulosidade.

O mesmo oferece desempenho superior do que o radar de abertura sintética (SAR) do JERS-1.

sensor de microondas palsar do satélite alos

O PALSAR também possuí o modo de observação vantajoso ScanSAR, que permite adquirir uma largura de 250 a 350 km de imagens SAR (dependendo do número de varreduras) em detrimento da resolução espacial.

Essa faixa é três a cinco vezes mais larga do que as imagens SAR convencionais.

caracteristicas palsar

 

 

Próximas missões Alos

Outras duas missões estão em fase de desenvolvimento, ALOS 3 e ALOS 4.

O ALOS 3 será equipado com sensores ópticos de alta resolução, enquanto o segundo terá um radar de abertura integrada (PALSAR – 3), de maior resolução e maior alcance de faixa de observação.

 

Outros satélites, suas características e aplicações

outros satélites, suas características e aplicações

Aqui no blog eu possuo diversos outros artigos a respeito do sensoriamento remoto e fotogrametria. Separei 4 deles para você.

> RapidEye: histórico, características e aplicações…

> GeoEye: O guia definitivo a respeito deste satélite…

> CBERS 4 e CBERS 4a: História e Aplicações…

> QuickBird: Conheça as características e aplicações…

 

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

Domine a Operação de Drones Através de um Livro Formado Por Exemplos Práticos e Estudos de Caso

livro drone topografia

A 1 clique de distância de você encontra-se um livro com os Conhecimentos Que Você Precisa Para Operar Drones Com Grande Velocidade e Com Segurança!

O mesmo é formado por 9 capítulos estrategicamente estruturados.

Se você quer (ou precisa) dominar a operação de drones, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro e os 3 bônus que você ganhará juntamente com o mesmo é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.