Ícone do site Adenilson Giovanini

Teodolito Digital: Origem, Tipos e Como Operar?

Teodolito digital, você acabou de encontrar um guia definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

 

O que é o teodolito digital?

O teodolito digital é um equipamento destinado à medição de ângulos, horizontais ou verticais, objetivando a determinação dos ângulos internos ou externos de uma poligonal, bem como a posição de determinados detalhes necessários ao levantamento (Veiga. Et. Al, 2007).

 

Qual a origem dos teodolitos

O primeiro teodolito foi construído em 1720 por Jonathan Sisson, sendo que o mesmo possuía quatro parafusos niveladores.

Posteriormente, nos anos 1830, o inventor Ignácio Porro criou um taquímetro autorredutor, instrumento este que possuía os mesmos elementos do teodolito, mas com um dispositivo ótico.

Na realidade, existem há registros bem mais antigos referentes a utilização de equipamentos para a medição de ângulos. Os egípcios, por exemplo, utilizavam a groma, uma espécie de teodolito que foi muito útil na construção das pirâmides.

 

Teodolito digital – O que é um taqueômetro

A palavra taqueômetro resulta da união de 2 palavras de origem grega “takhys” (rápido) e “metren” (medição).

Ou seja, taqueômetro significa medição rápida.

A taqueometria compreende uma série de operações que constituem um processo rápido e econômico para a obtenção indireta da distância horizontal e diferença de nível.

Teodolitos também são conhecidos com o taqueômetros e estações totais, como taqueômetros eletrônicos.

 

Estação total e teodolito – Quais os equipamentos utilizados na taqueometria

O equipamento normalmente utilizado na taqueometria é o taqueômetro, mais popularmente conhecido como teodolito, sendo que existem teodolitos óticos e teodolitos eletrônicos.

Além do teodolito, também existe a estação total, equipamento este que é conhecido como taqueômetro eletrônico.

Agora que você já sabe o que é a taqueometria, vamos mergulhar fundo na utilização de estação total e teodolito. Para isso, irei dividir o artigo em 2 seções.

Primeiramente, trarei uma série de informações a respeito dos teodolitos. Em um segundo momento, mergulharei fundo na utilização de estações totais.

 

Teodolito digital – Classificação dos teodolitos

Atualmente existem diversas marcas e modelos de teodolitos, os quais podem ser classificados.

Pela finalidade:

Quanto à forma:

 

Quanto a precisão:

A NBR 13133 classifica os teodolitos segundo o desvio padrão de uma direção observada em duas posições da luneta, conforme mostrado na tabela abaixo.

 

 

Para saber a precisão de um teodolito você precisa consultar o manual do mesmo, sendo que na figura abaixo você pode ver um print tirado do manual de um teodolito Leica, que mostra a precisão do mesmo.

 

Elementos que constituem um teodolito digital

 

Como elementos principais que constituem a estrutura física de um teodolito digital, mecânico ou automático, podemos citar:

 

Sistema de eixos de um teodolito digital

Na figura abaixo você pode ver o sistema eixos de um teodolito digital.

O eixo móvel é fixado pelos parafusos de pressão. O limbo horizontal permite o travamento em qualquer posição, realizando leitura de graus, como também de minutos e segundos.

 

Um erro que pode acontecer é de com o tempo, por causa de impacto mecânicos, acontecer um desalinhamento dos eixos, o que provoca erros durante o processo de obtenção de dados.

Círculos graduados de um teodolito

 

Quanto aos círculos graduados para leituras angulares os mesmos podem ter escalas demarcadas de diversas maneiras, como, por exemplo:

 

Luneta de visada de um teodolito

 

Dependendo da aplicação do instrumento a capacidade de ampliação pode chegar a até 80 vezes (teodolito astronômico WILD T4). Na Topografia normalmente utilizam-se lunetas com poder de ampliação de 30 vezes.

 

Níveis

Os níveis de bolha podem ser esféricos (com menor precisão), tubulares, ou digitais, nos equipamentos mais recentes.

 

Operação de um teodolito digital

 

Ambos os eixos de um teodolito digital estão equipados com círculos graduados que podem ser lidos através de lentes de aumento.

O círculo vertical que se move sobre o eixo horizontal deve estar a 90° quando o eixo horizontal é visto.

Os teodolitos podem serem utilizados para a obtenção de dados planimétricos e altimétricos. Possuo outros artigos aqui no blog a respeito desta temática. São eles:

Nivelamento trigonométrico – Lendo este post você aprenderá a utilizar teodolitos na obtenção de dados altimétricos;

Levantamento planimétrico cadastral – Lendo este artigo você aprenderá o que é o levantamento planimétrico cadastral, qual seu objetivo, quais equipamentos que podem serem utilizados, quais os produtos oriundos e aplicações do mesmo.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

Sair da versão mobile