Posicionamento semi cinemático?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que é o posicionamento semi cinemático?

Qual a acurácia possibilitada pelo mesmo?

Quando pode ser utilizado?

Neste post eu irei responder estas dúvidas.

 

O que é o posicionamento semi cinemático?

posicionmento relativo e o posicionamento semi cinemático

O Posicionamento semi cinemático, também é conhecido como stop and go. O mesmo é um posicionamento relativo. Ou seja, um receptor fica rastreando os dados de uma posição conhecida, enquanto o profissional percorre o perímetro da propriedade com o outro receptor.

O procedimento de levantamento de dados no método stop and go é o seguinte:

1 – O profissional deve ficar pelo menos 15 minutos rastreando os dados do primeiro ponto para solucionar as ambiguidades.

2 – O profissional percorre o perímetro da propriedade, ou a área de interesse, rastreando os dados da mesma.

 

Acurácia obtida com o posicionamento semi cinemático

acurácia

Devido as suas características, a acurácia obtida em levantamentos realizados com o método stop and go, costuma ficar acima de 50 cm.

Ou seja, em processos de georreferenciamento de imóveis rurais este método pode ser utilizado somente em pontos do tipo P.

Além disso, não é aconselhável a utilização do mesmo em locais de mata fechada, pois o profissional corre o risco de acontecer muitas perdas de ciclos, o que fará com que a acurácia oscile muito, ficando acima da exigida pela legislação.

Ou seja, na prática, no georreferenciamento de imóveis rurais, o posicionamento relativo semi-cinemático pode ser utilizado somente em pontos do tipo P, em locais que não exista vegetação alta.

 

Aplicações práticas do método stop and go

posicionamento semi cinemático - georreferenciamento e o método stop and go

O posicionamento semi-cinemático é um método de posicionamento pelo gnss que normalmente não é utilizado pelos profissionais.

Isso porque o mesmo é um método demorado, sendo necessário ficar-se pelo menos 15 minutos no primeiro ponto para solucionar-se as ambiguidades.

Isso quando que no método rtk, o profissional, precisa ficar apenas de 2 a 3 segundos em cada ponto.

Perceba que na prática, o posicionamento semi cinemático não é nada produtivo.

Isso sem falar que a acurácia possibilitada pelo mesmo é ruim, ficando superior a 50 cm e que o profissional terá problemas se utilizar este método de posicionamento em locais de mata fechada.

Ou seja, o mesmo pode ser utilizado somente em locais que não haja vegetação alta.

Resumindo, é um método demorado, pouco acurado e com o qual o profissional corre o risco de ter que refazer o serviço.

Produzi um vídeo explicando o funcionamento do mesmo:

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.