O levantamento topográfico planimétrico é um dos 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos existentes.
Os outros 5 métodos de levantamento topográfico são:
- Levantamento topográfico expedito;
- Levantamento topográfico altimétrico;
- Levantamento topográfico planialtimétrico;
- Levantamento topográfico planimétrico cadastral e;
- Levantamento topográfico planialtimétrico cadastral.
Todos estes diferentes tipos de levantamentos topográficos estão descritos na NBR 13.133, sendo que a mesma trás a seguinte definição para o levantamento topográfico planimétrico:
“Levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo, quando houver, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça frente, bem como a sua orientação e a sua amarração a pontos materializados no terreno de uma rede de referência cadastral, ou, no caso de sua inexistência, a pontos notáveis e estáveis nas suas imediações. Quando este levantamento se destinar à identificação dominial do imóvel, são necessários outros elementos complementares, tais como: perícia técnico-judicial, memorial descritivo, etc.”
Ou seja, o levantamento topográfico planialtimétrico nada mais é do que o levantamento normalmente realizado para a determinação da área e do perímetro dos imóveis rurais.
O mesmo consiste em, com a utilização de um equipamento ou metodologia adequada, percorrer-se o perímetro da propriedade, levantando-se suas mudanças de ângulos verticais e horizontais e as distâncias.
Resultado final obtido com a realização do levantamento topográfico planimétrico
O resultado final do levantamento topográfico planimétrico será formado pela planta e pelo o memorial descritivo do imóvel.
Peças técnicas estas exigidas pelos profissionais de registro de imóveis em todos os diferentes levantamento cadastrais.
Veja na imagem abaixo uma planta que eu mesmo produzi após realizar o levantamento do perímetro de um imóvel rural.
No caso, esta é uma das diferentes plantas que eu ensino a produzir no Curso de Confecção de Plantas Para Topografia Cadastral.
Caso deseje conhecer melhor o mesmo é só clicar neste link.
Já nesta segunda imagem você pode ver um modelo de memorial descritivo.
Técnicas utilizadas no levantamento topográfico planimétrico
Vamos entender mais detalhadamente estes 2 métodos.
Poligonação
A poligonação é um dos levantamentos topográficos mais utilizados na topografia cadastral.
Esta técnica normalmente é utilizada principalmente para a determinação de pontos de apoio planimétricos.
Uma poligonal consiste em uma série de linhas consecutivas onde são conhecidos os comprimentos e direções, obtidos através de medições em campo (Veiga Et. Al. Apostila de Topografia, 2007 – Link: https://pt.scribd.com/doc/135557040/Fundamentos-de-Topografia)
O método normalmente utilizado para o levantamento de uma poligonal é o levantamento perimétrico, sendo que no mesmo o profissional, tendo como base um azimute de partida, percorre um itinerário pré definido, medindo todas as mudanças de ângulo e lados.
Desta maneira, a partir das coordenadas do ponto de partida é possível calcular-se as coordenadas de todos os pontos que formam esta poligonal.
A NBR 13133 (ABNT, 1994) classifica as poligonais em principal, secundária e auxiliar:
- Poligonal principal: poligonal que determina os pontos de apoio topográfico de primeira ordem;
- Poligonal secundária: aquela que, apoiada nos vértice da poligonal principal determina os pontos de apoio topográfico de segunda ordem;
- Poligonal auxiliar: poligonal que, baseada nos pontos de apoio topográfico planimétrico, tem seus vértices distribuídos na área ou faixa a ser levantada, de tal forma que seja possível coletar, direta ou indiretamente, por irradiação, interseção ou ordenadas sobre uma linha de base, os pontos de detalhes julgados importantes, que devem ser estabelecidos pela escala ou nível de detalhamento do levantamento.
As poligonais levantadas em campo também se classificam em:
- Fechadas;
- Enquadradas ou;
- Abertas.
Poligonal fechada
Uma poligonal fechada parte de um ponto com coordenadas conhecidas e retorna ao mesmo ponto. Sua principal vantagem é permitir a verificação dos erros angulares e lineares.
Poligonal enquadrada
Uma poligonal enquadrada parte de dois pontos com coordenadas conhecidas e acaba em outros dois pontos com coordenadas conhecidas. Com isso a mesma possibilita a verificação dos erros de fechamento angular e linear.
Poligonal aberta
Uma poligonal aberta parte de um ponto com coordenadas conhecidas e acaba em um ponto cujas coordenadas deseja-se determinar.
Irradiação
O mesmo é semelhante a um sistema de coordenadas polares, que pode ser visto na imagem abaixo.
Sendo que a distância pode ser obtida utilizando-se uma trena, distanciômetro eletrônico, estação total ou através de métodos taqueométricos.
Ao efetuar-se um levantamento topográfico planimétrico pelo método da irradiação, o equipamento fica estacionado sobre um ponto e faz-se uma série de visadas dos pontos de interesse, medindo-se direções e distâncias para cada elemento a ser representado.
Vídeo a respeito do assunto.
Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.
Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.
Clique neste link e conheça melhor o mesmo.
Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏
Conheça o Curso de Georreferenciamento de Imóveis Rurais Mais Completo do Brasil
O Método Georreferenciamento Sem Mistérios é:
- Um curso SIMPLES, FÁCIL, PRÁTICO, EFICAZ e direto ao ponto!
- Sem pré-requisitos e SEM ENROLAÇÃO!
- Aprenda através de EXEMPLOS REAIS!
- Linguagem FÁCIL e voltada para a PRÁTICA!
- Evolua Do ZERO ao EXPERT DOMINANTE e vá diretamente para a prática, prestando serviços de altíssima qualidade e com segurança!
Mais de 207 profissionais já participaram do curso
Bônus Que Você ganhará Juntamente Com o Curso
- Curso Como Orçar Serviços Topográficos;
- Curso de Topograph 98;
- Curso de Cartografia e Transformação de Dados;
- Curso de Confecção de Plantas Topográficas;
- Curso de Operador de Receptores GNSS;
- Curso de Legislação Cadastral e Produção de Peças Técnicas.
Com estes bônus você terá todos os conhecimentos necessários para ter um escritório de topografia de sucesso.
Você saberá:
- Operar receptores GNSS;
- Fazer o tratamento dos dados;
- Produzir as diferentes plantas necessárias;
- Produzir as diferentes peças técnicas necessárias e;
- Como proceder na prestação dos diferentes serviços (levantamento de área, desmembramento, remembramento, retificação, levantamentos para usucapião, georreferenciamento, entre outros).